Qual O ROE Ideal Para Comprar Uma Açao?

Mercado Financeiro: ROE

A primeira pergunta que muitas pessoas fazem quando escutam o termo ROE é o que de fato é esse termo e o que ele significa, pois vamos a explicação, ROE é uma sigla para um termo da língua inglesa que significa Returno on Equity, o que traduzindo para a nossa língua fica Retorno sobre o patrimônio. Na prática, esse termo é dado para uma avaliação sobre a capacidade de uma empresa de crescer e aumentar o seu valor de mercado a partir dos recursos seus investidores e dos recursos que ela própria já possui, em outras palavras podemos dizer que ROE se trata da quantidade de lucro que a empresa pode obter a partir de seus próprios faturamentos e recursos, sejam recursos de seu dono ou de seus acionistas, sem precisar aceitar ou trabalhar com dinheiro externo.

Um dos motivos pelo qual se usa o ROE é para avaliar a gestão de uma companhia, se o seu ROE estiver positivo, significa que a empresa está sendo bem administrada, e que principalmente os seus recursos estão sendo bem administrados e bem aplicados. Sendo ele um instrumento de avaliação, há um método para calcular qual será o valor do ROE, ele se trata da seguinte fórmula:

ROE = (lucro líquido / patrimônio líquido) x 100.

No entanto, para calcular o ROE usando essa fórmula devemos primeiro entender do que se trata o lucro líquido e o patrimônio líquido em uma empresa, devemos entender também o que quer dizer esse termo usado aqui, líquido. No mundo dos negócios, no mundo empresarial, trabalhista ou fiscal, usamos o termo bruto para nos referirmos a uma quantia total de alguma coisa, no caso dos salários, por exemplo, um salário bruto é o que o trabalhador ganha de uma empresa, antes que sejam descontados dele os impostos referentes ao seu salário (que são muitos), antes que sejam descontadas também outras taxas. A quantia que sobra de um salário após todos esses descontos reais, não é a quantia total, a quantia inteira, é um valor um pouco mais baixo, pois esse valor que sobra após os pagamentos de todos os encargos, é chamado de valor líquido, ou no caso do nosso exemplo, salário líquido.

ROE

ROE

Agora que você já sabe do que se trata valor bruto e valor líquido, podemos falar especificamente dos termos os quais precisamos entender para realizar um cálculo de ROE, pois bem o lucro líquido de uma empresa, é o lucro que ela obtém a partir de suas vendas, ou prestação de serviços, seja qual for o ramo empresa, é o lucro que ela tem após descontar todos os encargos relativos ao trabalho em que a empresa está prestando, é o lucro que sobra após pagar todos os seus funcionários e descontar todas as suas despesas, é isso que é chamado de lucro líquido, com mais um detalhe o período em que deve se avaliar o lucro líquido é o período de um ano fiscal completo.

As regras sobre ano fiscal na maior parte dos países é de que o ano fiscal ao contrário do ano do calendário, não começa necessariamente no dia 1 de janeiro do mesmo ano, ele pode começar em qualquer data que a empresa definir, contanto que tenha definido o seu começo e o seu fim. O que delimita essa data de início de um ano fiscal são os períodos de demonstrações de contabilidade de uma empresa, esse ano em si pode ser de mais ou menos dias do que um ano do calendário, sendo que algumas empresas adotam 360 dias que é o tempo de um ano comercial, enquanto outras adotam mais do que 12 meses completos.

No caso do Brasil, o ano fiscal tem que necessariamente começar na data de 1 de janeiro, pois aqui isso é definido por força de lei, ao contrário da grande maioria dos países. O patrimônio líquido por sua vez, é referente ao valor contábil de uma empresa, que tem origem nos recursos dos acionistas ou dos quotistas de determinada companhia, isso é calculado para um período específico de tempo, sem contar as variações nos valores.

Qual É O ROE Ideal Para Comprar Uma Ação?

Em geral, o que se considera como um bom ROE dentro do mercado financeiro é um ROE de valor de no mínimo 15% de porcentagem durante o período de um ano fiscal. Para fazer esse cálculo de uma determinada empresa, você precisa ter acesso a algumas informações sobre ela, que são essenciais para o cálculo da fórmula, que são o valor do seu lucro líquido e o valor do seu patrimônio líquido, em posse dessas duas informações você descobre o ROE, mas além da porcentagem obtida, há também outros fatores a serem analisados para que se possa saber se vale a pena comprar uma ação de uma empresa ou não.

O que se pode fazer como um eficaz método de análise é calcular o ROE da empresa que você tem interesse e em seguida calcular ou descobrir qual o ROE de outras empresas que atuem no mesmo setor, dessa forma você pode comparar os valores obtidos para cada uma delas e assim saber como anda cada empresa, qual tem se saído melhor ou pior. Outro ponto é analisar os resultados das empresas, em forma de ROE não somente do seu último ano fiscal, mas de no mínimo os seus últimos 5 anos fiscais. Essa análise fará com que você tenha uma noção mais clara da estabilidade que a sua empresa de interesse teve nos últimos anos, além de comparar também com as empresas concorrentes diretas.

É válido informar, que é essencial avaliar se existem dividas de uma determinada empresa e quais são elas, pois isso pode não aparecer e inclusive ser mascarado no cálculo de um ROE, o que pode ser um fator de enganação para quem analisa apenas esse indicador, a questão das dívidas deve sempre ser analisada a parte. Outro ponto de atenção antes de se adquirir uma ação de empresas é que deve-se analisar a origem dos seus lucros, se eles realmente vem de atividades consideradas atividades operacionais, ou se eles vem de outros eventos, para esse caso uma dica é comparar o valor do lucro líquido com o valor do EBIT que é o lucro operacional da empresa, antes de impostos e juros, se a diferença entre esses dois parâmetros for muito grande, com o lucro líquido sendo muito maior, pode ser que os valores que estão entrando como lucros gerais, não sejam de fato, valores em relação ao serviço oferecido pela companhia.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Negócios

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *