Top 10 Conselhos De Peter Lynch Para Investidores

Peter Lynch

Peter Lynch é um dos maiores nomes do mundo financeiro há algumas décadas e apesar de nos dias atuais ele já estar aposentado, o seu trabalho continua até os dias de hoje influenciando profissionais que atuam na área de finanças e pessoas que desejam investir, mas para você que ainda sabe pouco sobre essa lenda da economia mundial, aqui vamos falar um pouco mais sobre ele e porque ele tem tamanha influencia mesmo depois de aposentado.

O administrador Peter Lynch teve o seu nascimento no dia 19 de janeiro do ano de 1944. Ele é americano e natural do estado de Massachusetts mais especificamente da cidade de Newton, atualmente ele tem os seus 76 anos de idade e vive em período de aposentadoria. O seu dinheiro foi ganho através da administração de um fundo de investimento muito bem sucedido, um dos mais famosos e mais importantes fundos da história dos Estados Unidos da América. Um verdadeiro marco no setor financeiro americano.

Peter Lynch

Peter Lynch

Sua formação se deu inicialmente na Universidade de Boston (Boston College) e foi na área de humanas com foco em história, filosofia e psicologia. A sua segunda conquista na área acadêmica foi na especialização de mestre em administração, o seu mestrado foi feito na Universidade da Pensilvânia. Desde cedo, no entanto, Peter Lynch sempre se interessou pelo mundo financeiro e pelos investimentos, sendo que antes mesmo de ter uma formação, já usava economias suas, vez ou outra parra fazer investimentos, na maioria das vezes muito bem sucedidos, portanto, isso mostra que desde muito novo ele tem bom conhecimento da área, que é fruto de muito interesse e consequentemente de horas dedicadas ao estudo das finanças e dos investimentos.

Profissionalmente falando, de maneira oficial ele começou no mercado financeiro como estagiário da companhia Fidelity Investments, mas como era ainda muito jovem, logo após sair da universidade ele foi convocado para o serviço militar obrigatório, o que durou até o ano de 1969, quando ele voltou a empresa que trabalhava anteriormente e foi contratado de forma oficial (sem ser como estagiário). Poucos anos depois, devido ao seu talento acima da média, ele ganhou o cargo de diretor de pesquisas, mas ele não parou por aí, pois já em 1977 ele por fim se tornou gerente geral do fundo de investimentos chamado de Fidelity Magellan Fund, que na época tinha um total de 18 milhões de dólares em ativos.

A média de ganhos por ano de Peter Lynch ao longo de sua carreira ativa, foi de mais ou menos 29% de retorno ao ano, o que se trata de uma margem de ganho em investimentos muito grande, muito acima da média e muito maior do que o que se via na época. Quando o investidor se aposentou, o que aconteceu no ano de 1990, quando ele tinha os seus 46 anos de idade, o fundo de investimentos que ele gerenciava contava com um valor de 14 bilhões de dólares em ativos.

Apesar de sua aposentaria e do seu afastamento da gerencia e de qualquer atuação ativa e direta, ele não perdeu todo o vínculo com o mercado financeiro, inclusive ele manteve esse vínculo assumindo o título de vice presidente, agora do grupo Fidelity Management & Research Co. Nos últimos anos sua maior dedicação são os trabalhos de filantropia que faz através da sua organização que se chama Fundação Lynch. Além desse trabalho no mundo financeiro, ele já escreveu dois livros ao longo de sua vida, livros sobre o seu assunto profissional que são as finanças e investimentos, mas que são muito bons, muito claro e de valor acessível. O seu primeiro livro se chama One up on Wall Street e foi lançado no ano de 1989, um ano antes da sua aposentadoria e o seu segundo e último livro até o momento foi o Beating de Street, que foi lançado no ano de 1993, após a sua aposentadoria.

Uma excelente indicação para investidores, principalmente para aqueles não tem a sua disposição milhões de reais para investir e quer começar devagar é o One up on Wall Street. Enquanto que a sua segunda publicação fala mais do seu trabalho com o fundo de investimento o qual foi gerente. Para quem é curioso especificamente sobre os seus métodos há o livro The New Money Masters, que foi escrito no ano de 1989, mas que não foi escrito por Peter Lynch, mas sim por John Train. Vale lembrar que esses livros têm por volta de 30 anos do seu lançamento e que muita coisa mudou desde então, por esse motivo pode ser que existam títulos na bibliografia que levam mais em conta as facetas do mundo atual.

Top 10 Conselhos De Peter Lynch Para Investidores

Ao longo de sua vida e até mesmo nos seus livros Peter Lynch já deu diversos conselhos sobre o seu trabalho, sobre as suas inspirações, sobre os métodos que usava, por isso hoje há algumas pessoas que reúnem os seus conselhos para ajudar quem está começando ou precisa de alguma orientação. A seguir vamos citar alguns desses conselhos, os que são considerados mais importantes para o sucesso nos negócios.

Livro - O Jeito Peter Lynch de Investir

Livro – O Jeito Peter Lynch de Investir

  • Peter Lynch dizia que antes de adquirir qualquer ação ou investir o seu dinheiro em alguma coisa, era preciso que a pessoa soubesse explicar claramente esse investimento, ele dizia que “é preciso que se saiba explicar aquilo que se está comprando”. Afinal se você não sabe explicar, você não sabe tudo sobre aquele negócio, o que se torna muito mais arriscado, como uma espécie de tiro no escuro. Essa sua afirmação deixa muito claro o quanto o estudo, a pesquisa e a dedicação fazem diferente, não se trata de sorte, se trata de empenho.
  • “Faça a sua lição de casa” essa é outra frase famosa de Peter Lynch, essa afirmação complementa e reforça a afirmação anterior, pois afinal para se conhecer uma empresa e suas diversas variáveis e complexidades, é preciso estudo teórico e estudo de campo sobre ela, podemos entender também que definitivamente o mundo dos investimentos não é para quem tem preguiça de estudar.
  • Peter Lynch indicava também que o investimento fosse feito a longo prazo, o que segundo ele diminui os riscos de grandes oscilações do mercado, a qual principalmente os investimentos feitos a curto prazo estão sujeitos. Segundo Peter Lynch, “há mais dinheiro perdido por se tentar fazer previsões do mercado, do que nas próprias variações dele”.
  • Ele dizia também para não se diversificar muito em relação a setores de atuação das empresas, pois isso atrapalharia a parte da pesquisa e do entendimento, esse conselho dele é contrário ao que muitos investidores de sucesso dizem, mas faz sentido. Entenda, ele não diz para você não diversificar, apenas para que isso não seja a sua base de trabalho, para manter os seus investimentos de forma mais simples, assim você não perde o controle sobre o conhecimento sobre eles.
  • Investir em empresas pequenas é mais um conselho, desde que elas apresentem bons resultados, os principais pontos para avaliar nesse caso é a qualidade e eficiência da administração, quais as perspectivas de crescimento da empresa e do setor e os seus resultados dos últimos períodos.
  • Ninguém pode prever a política, esse é mais um ponto levantado por Lynch, por isso ele indica que quando for escolher as empresas para investir, que de preferência aquelas que tem chances de sucesso apesar das condições políticas e econômicas que enfrentam, ou seja, que não dependam tanto de subsídios, variações de taxas, etc.
  • Ele diz também que se você não acha uma empresa que seja 100% atrativa para você, então não deve investir até que a encontra e que a conheça como deveria.
  • Avalia as planilhas de balanço das empresas, se são bem estruturadas, se são sólidas e bem organizadas, pois uma empresa com fraquezas nas finanças terá mais dificuldade em prosperar.
  • Ele diz também que o mercado tem seus altos e baixos, é fato, se prepare e espere para comprar barganhas nas épocas de queda.
  • Desconfie de taxas de crescimento anuais entre 50% e 100%.
Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Negócios

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *