Proposta de Acordo
O Brasil pretende fazer uma proposta de acordo comercial especial para a África do Sul. A magnitude deste acordo deverá corresponder ao grande interesse que tem o governo brasileiro por aquele continente. O Brasil vê grandes oportunidades na África e segundo Miguel Jorge, ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, ele irá propor ao ministro de Indústria e Comércio, um acordo de comércio que será especial, entre Brasil e África do Sul. Isso foi dito ao final de uma visita que durou um dia a Moçambique e quando estava de viajem para a África do Sul. O ministro Jorge está chefiando uma delegação com 90 empresários que visitou Luanda, Maputo e hoje deve estar na África do Sul. Acredita o governo brasileiro que este é o Momento Certo para Inovar e uma relação comercial mais criteriosa e especial com África do Sul faz parte dos interesses do Brasil no continente africano.
Prioridade da política externa brasileira
O processo de negociação faz já bastante tempo que teve inicio e hoje a continuidade de todas as negociações comerciais está acontecendo baseadas nas áreas de interesse que já foram anteriormente identificadas como é o caso da área de calçados e têxtil. A Economia Mundial e as Perspectivas para o Brasil são muito positivas e, portanto animadoras, mas é preciso ousar e isso o presidente Lula e consequentemente sua equipe de governo vem fazendo muito bem.
Segundo o ministro o interesse do Brasil na África é grande e o continente africano, juntamente com a América Latina, se constitui numa das prioridades da política externa do Brasil. Segundo especialistas no assunto os Países Emergentes Crescem com a Crise e este é um momento que não pode se deixar passar sem tomar as medidas certas e na hora oportuna para não correr o risco de perder as oportunidades que a ocasião propicia.
Via de mão dupla
Segundo o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que já visitou mais de 20 países na África, o Brasil tem muitas oportunidades no comércio com a África, mas as oportunidades não se limitam apenas ao Brasil, a África certamente também vê ótimas possibilidades nas parcerias com nosso país. Na África são vários os países que falam a nossa língua o que facilita muito as negociações. A instalação de uma empresa especializada em tubos de aço que deverá se localizar em Catumbela foi um dos frutos resultantes da visita do ministro. É preciso saber Como Progredir na Economia e quando ambas as partes são capazes de visualizar uma gama de interesses que podem resultar em longo prazo, as negociações ficam mais fáceis. O aumento do comércio entre Brasil e África pode resultar em outras áreas uma vez que o ministro estava acompanhado de empresários empreendedores individuais de vários setores como é o caso de alimentos e bebidas, industria locomotiva, construção, maquinas e equipamentos, agronegócio, cosméticos, materiais elétricos e outros.