Financiamentos a Juros Baixos para Pessoas Prejudicadas pela Chuva

Financiamentos a Juros Baixos para Pessoas Prejudicadas pela Chuva

Veja só a medida tomada pelo BDMG para tentar ajudar os comerciantes que sofreram prejuízos com as chuvas fortes. Essa foi uma tentativa de manter as lojas em funcionamento e para isso eles começaram a fazer o cadastro de empresas prejudicadas, veja a reportagem a seguir entenda melhor como funciona.

A chuva na região serrana do Rio de Janeiro afetou 62,2% das empresas daquela região. A soma total do prejuízo ultrapassou R$ 153 milhões, se considerarmos as perdas de matéria-prima, de produção, de maquinário e de estoque de produto acabado. Nova Friburgo foi a cidade mais prejudicada com a chuva. Ao todo, 79,8% das empresas sofreram qualquer tipo de impacto. Na cidade de Teresópolis, foram 68,8% o total de empresas prejudicadas. Em Petrópolis, o estrago foi menor, apenas 30,7%, sendo a região que sofreu menos impacto da chuva. O prazo para que as empresas retomem as suas atividades é de 36 dias em Teresópolis, 27 dias em Nova Friburgo e 24 dias em Petrópolis.

Além dos problemas acima, muitas empresas passaram pelo desabastecimento de energia elétrica também. Assim como as linhas telefônicas, que caíram 73,4%. Grande parte das empresas trabalharam com quadros reduzidos de funcionários. Algumas pessoas fizeram denúncias de que havia empresa que estava ameaçando descontar do salário dos funcionários os dias que eles faltassem ao trabalho.

O entorno das empresas sofreu alagamento que chegou a 38,2%. E, dentro das empresas, haviam relatos de que 21,4% delas tenham registrado o problema, ou seja, sofreram alagamento dentro da própria dependência. Das empresas que sofreram perdas por causa do alagamento,62,2% tiveram seus estoques de produtos acabados prejudicados, e dos estoques de matéria-prima, 70,3 foram afetadas.

De acordo com a federação, a ausência de funcionários foi um dos maiores problemas enfrentados. Das 117 empresas afetadas, 92,3% delas registraram falta de pessoas na produção e 41,9% dos funcionários do setor administrativo. Na média, as ausências somaram 65,3% na parte da produção, e 69,5% no setor administrativo.

Os problemas para que as empresas retomassem as suas atividades estavam na parte de infraestrutura, tanto dentro quanto fora das empresas. A pesquisa realizada mostrou que 65,3% das empresas passaram por problemas em sua capacidade de produção. E que 62,4% tiveram problemas com o escoamento da produção. Além de que, 59,5% estavam com problemas no recebimento de matéria-prima

Além de problemas e prejuízos nas empresas, o número de mortos foi assustador. Mas de 700 pessoas perderam suas vidas no desastre. Foi algo realmente assustador e que trouxe muita tristeza para a população da região.

Na época desses acontecimentos, o ministro da Integração Nacional criou uma linha de crédito facilitada com o intuito de ajudar as indústrias e o comércio da região a se recuperarem. A chuva havia devastado a região serrana do Rio de Janeiro. A proposta continha uma linha de financiamento com 2 anos a 4 anos de carência. A proposta contava com juros mais baixos, e o prazo de pagamento era de até 10 anos. O principal objetivo desse financiamento era dar capital de giro para o comércio e também reconstruir a infraestrutura das regiões mais afetadas pela chuva.


Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Financiamento

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *