Bens Intangíveis em Uma Empresa

Para a economia, os bens intangíveis entram em uma classificação de patrimônio da empresa. Por isso para entendermos o que são os bens intangíveis é interessante saber o que são patrimônios. 

Patrimônio

É o conjunto de obrigações, direitos e bens de uma empresa, ou então de uma pessoa, é um tema muito estudado pela contabilidade que tenta englobar o que as empresas devem e não devem fazer, porém no lado contábil é necessário gerar valor para contar.  São divididos em passivos e ativos. Os ativos são direitos e bens, e os passivos são as obrigações.

Bens

Dentro de uma companhia o bem precisa gerar valor econômico, que no final irá se transformar em caixa, e precisa contribuir para os objetivos iniciais da corporação para que ela cresça com ajuda dele de alguma forma. Alguma das necessidades, sendo dos colaboradores ou então da própria empresa precisa ser saciada. Dentro dos bens, existe algumas categorias dissolvidas, sendo os bens tangíveis e intangíveis, o bens móveis e imóveis, todos fazendo parte da classe de ativos. 

Bens móveis

São bens que podem ser palpáveis, concretos e físicos, podendo ser retirado das instalações sem dano, sendo por invalidez, ou por vontade dos funcionários. Alguns exemplos desse tipo de bem são os próprios móveis, as máquinas, estoques, animais (caso exista), entre outros. 

Bens imóveis

Esses já não conseguem ser retirados do seu lugar, precisam ser total ou parcialmente destruídos, pois normalmente estão presos no solo. Os terrenos, as construções e árvores são exemplo desses bens. 

Bens tangíveis

Já entra em outra classificação, sendo os bens que a empresa possui de forma concreta e física, por isso alguns autores tratam como bens materiais e corpóreos. Os mais comuns são os estoques, veículos e terrenos. 

Bens Intangíveis

Não podem ser tocados e não fazem parte da realidade física, por isso o nome é ao contrário do outro, sendo chamado de imaterial e incorpóreos, sendo um investimento para empresa que normalmente só geram resultados mais para o futuro. Alguns exemplos são o domínio da internet, o nome comercial e marca, patentes, recursos humanos, clientes, softwares.

Também chamado de ativo não financeiro, não é monetário, mas consegue trazer vantagens competitivas e contabilizam valor como qualquer outro bem.

Qualquer empresa grande precisa de acionistas para arrecadar verbas, porém não é só com eles que se deve preocupar, existe outras partes que são interessadas (stakeholders). Por isso esse ativo é muito importante, para que a empresa, tenha um segundo plano, uma sustentação caso algo ocorra no futuro, sendo um plano de longo prazo.

A palavra intangível significa tocar, originada da palavra latim tangere, por isso são todas as coisas são intocáveis quando se trata desse tipo de bem. Para saber se o bem é tangível ou não é importante apresentar grandes diferenças entre a avaliação contábil e a avaliação econômica. A avaliação econômica é para saber sobre o real valor do produto no mercado” e a contábil apresenta alguns atributos pertencentes a lei  11.638/07.

Outro autor defende que dentre os bens intangíveis existem os ativos e os fatores, um monitorado pelos funcionários da empresa e o outro que não é possível modificar, pois são somente vividos e acrescentados de forma espontânea.

Dentro da lei da contabilidade os bens intangíveis precisam aparecer no Balanço Patrimonial, entrando em um subgrupo dos ativos, e dentro dos ativos participando dos não circulantes. Para se encaixar, têm que ser negociável, o valor pode ser medido, é possível identificar e separar como patrimônio.

Direitos

Ainda dentro dos ativos existe os direitos que as empresas possuem. Elas podem vir a receber benefícios, ou então um simples pagamento de um cliente que deve pagá-la. O direito pode ser recebido tanto no futuro quanto no presente. Fazem parte do ativo por ser um valor a receber, podendo ser aluguéis ou salários a receber.

Obrigações

Já fazem parte do passivo da empresa, e normalmente representa as contas e dívidas a serem pagas pelas empresa. É muito comum as empresas comprarem matéria prima a prazo para que possam pagar o mais próximo possível de receber sobre o produto vendido. A partir da entrega do fornecedor, o valor já está na relação de contas a pagar. Podendo acumular assim como os ativos. Alguns exemplos são os aluguéis a pagar, os impostos, as contas.

Patrimônio Líquido

Apesar de se localizar nos passivos, é um direito dos acionistas ou sócios. Pois essa categoria remete o que realmente a pessoa tem dentro da empresa, seus lucros ou até mesmo prejuízo. É calculado de acordo com a riqueza efetiva, sendo somente o que sobrar depois de pagar todas as dívidas. Ou seja, o que se tem dos ativos menos os passivos resta o patrimônio líquido. Também se encontra no lado dos passivos por ser uma obrigação da empresa com o dinheiro dos reais proprietário

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Negócios

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *