Importância do Associativismo na Comercialização

O Associativismo

O conceito mais preciso e exato de associativismo segundo os pesquisadores Salomon e Romeu, fala que o associativismo engloba qualquer iniciativa, seja ela formal ou informal, que faz a união de um grupo de pessoas ou de organizações que tem como objetivo gerar melhorias nos aspectos econômicos, sociais, culturais, científicos, e até mesmo superar algumas dificuldades específicas. Ainda segundo aqueles estudiosos, o associativismo nutre e cultiva o sentimento de esperança e da possibilidade de encontrar boas soluções para problemas e conflitos que venham a existis de forma unida e conjunta.

De modo mais amplo e geral entende-se por “associativismo” a livre organização de indivíduos, sem visar fins lucrativos, que tem como intuito o suprimento de necessidades que influenciam o coletivo, e o cumprimento de objetivos que as pessoas possuam em comum, através da cooperação. O foco sempre é a defesa dos interesses dos associados.

Já no aspecto empresarial e industrial, o associativismo representa a mobilização de empresas que possuem interesses e necessidades comuns, e por meio disso, compartilhando informações, formulações, e estratégias coletivas, as dificuldades começam a ser superadas e vencidas, e a representatividade e a competitividade no setor tornam-se mais fortes e justas.

Os principais valores do associativismo são o comprometimento, a confiança, a ética, a liberdade de expressão, a representatividade, o respeito e a transparência. Já os princípios do associativismo são a busca de parcerias, a atuação em rede, a proatividade a participação. Os  atores mais importantes no cenário do associativismo são as empresas, que participam de sindicatos e promovem um ambiente adequado para negociação e os sindicatos propriamente ditos, que prezam pela representatividade e sustentabilidade, fazendo que consequentemente haja mais força e maior poder de influência entre os associados.

O associativismo promove benefícios em algumas áreas que serão citadas a seguir, e isso mostra o quanto ele é importante.

  • Interesses comuns: Nesse aspecto, o associativismo consegue reunir as demandas comuns entre as pessoas e/ou empresas, seus objetivos, interesses, a bandeira que irão levantar e a causa pela qual irão lutar.
  • Mobilização de empresas: O associativismo torna possível a participação ativa das empresas, e uma melhoria na comunicação entre elas, tornando mais claro o fato de serem por e para todos.
  • Compartilhamento: Nessa área, o associativismo aperfeiçoa muito a troca de informações e o estreitamento de laços. Torna possível que a comunicação seja expandida, e que se partilhe conhecimentos e experiências de modo geral.
  • Ação coletiva: Nesse campo a atuação em união é muito incentivada, gerando ótimos resultados. A reunião para somar forças e passar a ter uma visão de grupo.
  • Estratégias direcionadas: O associativismo acaba aperfeiçoando o senso de direção e foco das pessoas e a capacidade de organização e de gestão de recursos.
  • Resultados: Esse é o aspecto final, onde são apresentados o que realmente se esperava de todas as ações que já foram citadas. Assim, nesse caso, o associativismo promove a possibilidade de vencer desafios, superar as dificuldades, iniciar parcerias, obter ganhos e lucros coletivos, entre outras inúmeras coisas positivas.

A Importância do Associativismo na Comercialização

Tendo em mente em como o associativismo atua e seus benefícios, é possível enxergar os locais com maiores tendências de abrigar esse estilo de organização. E um dos lugares que ele mais faz a diferença é na propriedade rural, refletindo na comercialização dos itens que lá são produzidos.

O associativismo estimula imensamente a capacidade de organização e interação de pequenos agricultores, e faz com que eles – conjuntamente – resolvam seus problemas. Para que isso aconteça da melhor forma, existem organismos nacionais de política agrícola ou de desenvolvimento rural que se responsabilizam por orientar e conscientizar os pequenos produtores a obterem seus insumos de forma associativista, promovendo a comercialização movimentando assim a economia local.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Mercado

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *