Economia Sustentável

O Que É Economia Sustentável?

O tema de economia sustentável vem cada vez mais ganhando mais espaço e ênfase nos últimos tempos, e as principais razões para que isso venha acontecendo é o fato de que estão evidentes ultimamente muitos problemas sociais e ambientais, o que faz com que a sociedade também venha se tornando mais consciente e empática, o que influenciou em muitos aspectos, o que não seria diferente com a economia também.

Assim sendo, a consequência de toda essa nova forma de pensamento, várias pessoas, instituições e empresas passaram a observar uma necessidade de se basear na sustentabilidade por alguns motivos, tanto para manter e aumentar sua visibilidade, quanto para também fazer com que o sucesso do empreendimento seja alcançado e mantido a longo prazo.

Tudo isso fez com que grandes marcas passassem a enxergar e ter maior noção do impacto que geram e da responsabilidade que possuem, principalmente no que diz respeito a fatores como embalagens, emissões de gases, logística dos produtos, consumo desenfreado de recursos naturais, entre outros fatores, que fizeram com que as mesmas se atentassem a coisas que poderiam ser alteradas, substituídas ou extintas, para evitar problemas nesse sentido.

De maneira mais formal é possível entender a economia sustentável como a união de teorias e de práticas economias que tenham coo base a utilizam otimizada e inteligente dos recursos naturais, pensando em maneiras de fazer com que eles continuem atendendo as necessidades do presente, mas também garantindo que esses recursos continuem existindo para as gerações futuras. Toda essa vertente econômica pensa de acordo com um desenvolvimento sustentável, que ao contrário do que conhecemos comumente, não tem como indicador principal e decisivo o Produto Interno Bruto (PIB), mas sim, no que a parte econômica da empresa ou instituição consegue ajudar na qualidade de vida e na preservação do meio ambiente e de todos os seus recursos.

Uma empresa que toma a decisão de aderir ao estilo de economia sustentável, deve estar ciente que também terá de aderir as variáveis que ela implica e que torna visível como o desempenho econômico está acontecendo em todo o empreendimento, do próprio produto e da sociedade que o envolve. As principais variáveis relacionadas ao meio ambiente que são analisadas são o impacto causado pelo plástico e outros materiais da embalagem, a emissão do gás carbônico, a contaminação do solo e da água da cidade ou região onde a fábrica ou empresa está inserida, entre outros.

Qual a Importância Da Economia Sustentável?

Ainda que tudo pareçam flores e que imagine se que as empresas aderiram a economia sustentável sejam bondosas e empáticas, isso não é totalmente verdade. Toda essa auto-responsabilização não foi feita como uma iniciativa própria, mas sim, com uma pressão dos governos e também dos consumidores, que se enxergaram em uma situação de maior influência nesse aspecto. No que diz respeito aos esforços do governo, também não deve ser entendido como pessoas que estão visando e impondo boas práticas para que o meio ambiente não seja prejudicado, mas sim, o principal objetivo é realizar uma redução nos gastos públicos de forma geral, já que os possíveis impactos ambientais acabam gerando em problemáticas que devem necessariamente serem resolvidas pelo estado.

Existem algumas diferenças pontuais a respeito da diferença entre a economia clássica que conhecemos e a economia sustentável, sendo que a principal delas é que a economia clássica enxerga o planeta como um local com fontes ilimitadas de recursos, enquanto a economia sustentável entende que os recursos são realmente findáveis e que isso deve sim ser levado em conta nos dias de hoje, não só pela população, mas também por todas as empresas e outras instituições, implantando esse tema no modelo econômico.

É a partir disso que surge a economia sustentável e que se observa a importância da mesma, já que é necessário que novos estudos sejam realizados, buscando entender como é possível fazer com que a economia siga crescendo, sem que seja necessário explorar desenfreadamente todos os recursos naturais, o que chega a ser muito mais coerente, já que a vida real é assim e os recursos não estarão disponíveis para sempre.

Por mais que em teoria a economia sustentável pareça ser complexa, suas aplicações e formas de colocar em prática são bastante simples, já que o foco deve ser exclusivamente a finitude dos recursos e a sustentabilidade, podendo assim ser possível usar alguma estratégia, como é o caso da utilização inteligente dos recursos naturais, que é na realidade uma das ações mais impactantes no meio ambiente. Geralmente essa estratégia funciona com o uso da ideia dos três R, que são: Reduzi, Reutilizar e Reciclar, isso servindo tanto para as ideias de logística, quanto na inovação dos processos, entre outros.

Reduzi, Reutilizar e Reciclar

Reduzi, Reutilizar e Reciclar

A compensação ambiental também é uma ferramenta muito presente na economia sustentável, sendo que nesse caso as empresas tentam minimizar suas ações, fazendo boas práticas sustentáveis como compensação, como é o caso de plantar árvores conforme a venda de seus produtos, entre outras práticas. Utilizar formas alternativas de energia também é uma estratégia muito comum na economia sustentável, já que isso fomenta pesquisas que mostram a melhor forma de utilizar uma energia limpa e até mesmo renovável. Por fim, mas não menos importante, ainda que parte da cobrança para uma empresa aderir a economia sustentável venha dos clientes, muitos deles acabam não tendo esse conhecimento. Assim sendo, uma prática muito comum é a empresa investir na conscientização dos consumidores, o que além de fazer com que eles sejam mais atentos a essa temática, também faz com que eles fiquem mais engajados com a marca, o que é extremamente positivo.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Mercado

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *