A Economia Francesa

 

A França possui a quinta maior economia do mundo. É a terceira maior economia da Europa, atrás apenas de seu principal parceiro econômico, a Alemanha e na segunda posição o Reino Unido.

A economia francesa entrou na recessão em 2008-2009 e conseguiu sair da situação ruim mais cedo do que a maioria das economias comparáveis, apenas resistindo quatro trimestres de contração. Em setembro de 2010, a economia da França tem vindo a crescer continuamente desde o segundo trimestre de 2009. Entre janeiro e março de 2011, o crescimento do PIB da França foi mais forte do que o esperado.

Economia Francesa

Os principais setores industriais na França são de telecomunicações (incluindo os satélites de comunicação), aeroespacial e defesa, construção naval (naval e navios especializados), produtos farmacêuticos, construção e engenharia civil, produtos químicos e produção de automóveis (3,5 milhões de unidades em 2005). Gastos com pesquisa e desenvolvimento também estão em alta na França.

A República Francesa, ou França, como é mais comumente chamada, localiza-se no continente europeu. A extensão do seu território é de 551.500 km². E a sua população é de cerca de 62,6 milhões de habitantes.

É considerado como um dos países mais ricos do mundo. E também um dos mais desenvolvidos. Hoje em dia, na Europa, a França já ocupa o 3º lugar dentre as economias do continente, e é superada apenas pelo Reino Unido e pela Alemanha.

Economia Francesa

Economia Francesa

Considerando o cenário global, a economia francesa está em 6º posição, sendo superada apenas pelo Japão, pelo Reino Unido, pela República Popular da China, Alemanha e Estados Unidos.

Paris, a capital da França, tem um papel de extrema importância na Europa, além de ser uma das cidades mais populosas do continente também. É uma das cidades mais importantes do mundo, considerada como uma cidade global.

No mundo inteiro, a economia francesa é considerada como uma das mais fortes que existe. O país possui um parque industrial super diversificado, atuando na fabricação de aviões, produtos químicos, automóveis, alimentos e peças. Sem contar na indústria de tecnologia de ponta, que atua na fabricação de suprimentos, de produtos de informática, armamentos e artigos eletrônicos.

Inúmeras indústrias multinacionais são originárias da França, como a Air France, Alcatel, Accor, Areva, Air Liquide, Axa, Bouygues, Champiom, BNP Paribas, Citroem, Carrefour, Danone, ELF, France Telecom, Michelin, FNAC, Leroy Merlin, Suez, Peugeot, Thales, Saint-Gobain, Renault, e várias outras.

A França tem outros importantes setores econômicos além da indústria. O turismo, por exemplo, é um setor que também se destaca. Por ano, a França costuma receber em torno de 70 milhões de turistas. Eles são responsáveis por injetar nada menos que bilhões de dólares na economia francesa. Alguns dos principais produtos exportados da França são os vinhos e os seus famosos perfumes, conhecidos no mundo inteiro.

A agricultura também se destaca na economia francesa. E os produtos mais relevantes são: batata doce, uva, trigo, girassol, cevada, frutas, batata, hortaliças, aveia, vinhos, beterraba e tabacos.

Já na pecuária, as suas principais criações são: suínos, caprinos, bovinos e ovinos. E também os pescados, como o badejo, o bacalhau e a sardinha.

Tem ainda o extrativismo mineral, onde o país se destaca ao produzir ferro, carvão, bauxita, chumbo, sais de potássio, petróleo, aço, zinco, ouro, gipsita e gás natural.

A qualidade de vida dos franceses é muito boa. Os indicadores sociais são ótimos. E a renda per capita é tida como uma das melhores do mundo.

O idioma oficial do país é o francês. Porém, algumas línguas minoritárias também são faladas na França, como é o caso do ocitano, corso, franco-provençal, bretão, basco, provençal e também o alsacioano.

A Constituição Francesa concede à população o direito ao culto. Por isso, há várias religiões na França. Dentre elas, podemos citar o catolicismo (que é praticado pela maioria dos franceses), o islamismo, judaísmo, agnosticismo, protestantismo e o ateísmo.

Confira Abaixo Os Dados Gerais Da República Francesa:

Capital: Paris

Gentílico: francesa ou francês

Idioma oficial: francês

Data de entrada na União Euroéia: dia 25 de março de 1957

Tipo de Governo: República Unitária Semipresidencial

Densidade demográfica da França: 11,5 hab / km²

Índice de Desenvolvimento Humano (IDH): 0,872 (considerado muito alto)

Renda per capita: 42.680 dólares

Mortalidade infantil: 3,41 a cada mil nascidos

Esperança de vida: 81,6 anos

Moeda: euro

Nível de alfabetização: 99%

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Governo

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • Quais os principais mercados consumidores da mão de obra

    Rocheli 29 de Abril de 2015 14:05

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *