Contabilidade e Controle de Custos

As empresas de hoje em dia apresentam grandes carências em seu setores financeiros, principalmente no quesito de análise de sua contabilidade e também o controle de custos que existem dentro de diversas organizações. Essas atitudes dentro da empresa, acabam de certa forma fazendo com que seus setores financeiro não sejam desempenhados de uma maneira correta, e assim, gerem certos tipos de prejuízos ou falta de melhoramento em toda a organização.

As decisões dos gestores dessas empresas também se encontram comprometidas com esse tipo de atitude, já que investimentos e até mesmo acréscimo de funcionários se torna um passo muito difícil para se tomar. As empresas hoje em dia, atuam como um todo em um sistema muito competitivo, e qualquer melhoria dentro do ambiente empresarial de seu concorrente, pode significar perdas em seu orçamento. Portanto, informações precisas e resultado concisos são extremamente importantes para todas as organizações ativas dentro do mercado, para que sua empresa possa exercer um nível de excelência e também satisfação, não só para seus clientes, como também para seus funcionários.

Setor Financeiro da Empresa

Setor Financeiro da Empresa

A maioria das empresas de pequeno e também de grande porte, trabalham hoje com um sistema financeiro dentro de sua organização chamado de sistema de custeio básico, que poderá relatar para seus devidos responsáveis por meio da apuração dos valores que acabam sendo gastados dentro da empresa durante a construção e execução do trabalho, o chamado custeio por absorção. Isso significa então que todas as movimentações financeiras dentro da empresas acabam sendo analisadas de forma superficial, onde os custos na empresa são gerais, o que descarta em grande parte uma apuração de forma apurada sobre cada atividade exercida dentro do ambiente empresarial, e como elas podem influenciar na questão dos gastos dentro da companhia.

Apesar de ser considerado um sistema muito falho, já que as movimentações especificas de cada setor não estarão devidamente analisadas e separadas, esse é o tipo de custeio considerado mais básico, já que o inicio de sua utilização foi marcado durante a época onde os custos de uma empresa se apresentavam de forma muito mais fixa, do que pode-se perceber no mercado hoje em dia.

Com o passar dos anos, as variações nos preços dos produtos utilizados como matéria prima para grande parte da produção das empresas apresentou grande variação, além das mercadorias que acabam sendo vendidas pelas empresas, o número de funcionários sempre variando e também a relação entre o preço das mercadorias vendidas pela empresa, que apresenta diversas modificações dentro de um período de tempo. Com o sistema de custeio básico, acaba sendo muito difícil para os analistas financeiros de uma empresa, poder relacionar o aumento no preço da produção, deforma específica, já que os dados fornecidos pela empresa abrangem todo o seu contexto de uma forma geral, como acabava sendo possível observar nas primeiras grandes empresas do país.

Por isso, é de extrema importância que os setores financeiros realizem adaptações para que possam se enquadrar dentro das novas percepções do mercado, melhorando sempre a análise de custo e ganho dentro de sua própria organização.

Existem dois tipos de custeios que acabam sendo utilizados hoje em dia com grande frequência, o custeio chamado de custeio por absorção, e também o custeio baseado em atividade, mais conhecido no meio empresarial com ABC.

Contabilidade De Custos

Contabilidade De Custos

Contabilidade De Custos

Antes de entrarmos no mérito da contabilidade e seus melhoramentos oferecidos dentro do ambiente organizacional, é importante que tenhamos em mente onde foi marcado o início dessa atividade, como forma de avaliar e classificar os  custos dentro das empresas, sejam elas de grande porte ou não. Antes de se existir um estudo mais complexo sobre a escrita, e também sobre a questão financeira de toda a humanidade, já se era possível perceber que nós precisaríamos de uma metodologia que pudesse controlar e avaliar os gastos dentro de uma família, para se analisar de uma forma mais simples.

Mesmo que na época, esse estudo não fosse intitulado de contabilidade, essa ciência já estava disponível de uma forma mais simples para todas as famílias, a partir do processo de análise de suas posses, frente aos negócios.

A ideia da contabilidade e das partidas dobradas, vinculando operações de crédito e débito em iguais valores não era considerada, já que esse foi um avanço que pôde ser observado dentro da contabilidade, em um âmbito mais avançado.

Tomadas De Decisões A Partir Dos Resultados Da Contabilidade E Controle Dos Custos

Controle Dos Custos

Controle Dos Custos

O início da era de controle de suas operações financeiras básicas podia ser observado a partir da necessidade rural em se controlar suas posses, por meio da contagem de seus animais, que constituíam seu rebanho durante o processo de recolhimento dos animais do pasto. Esse era um processo que era realizado diariamente por grande parte das pessoas, e que classifica o início da era de controle de custos e produção dentro do ambiente familiar. O desenvolvimento da contabilidade e então, se deu a partir das necessidades dos seres humanos, que ao longo dos anos se demonstrava cada vez mais especificas, necessitando de aprimoramento constante.

O processo de tomadas de decisões então passou a ser analisado pelos mesmos de uma forma mais especifica, a partir de resultado que podiam ser demonstrados por meio de cálculos simples.

A contabilidade de custos pode ser entendida como um processo necessário dentro do ambiente organizacional de uma empresa, ou até mesmo de uma família, para que seus processos de tomadas de decisões possam ser realizados de forma estratégica, aumentando assim as chances de se alcançar os objetivos traçados, de uma forma mais fácil e com menores chances de perda.

Para que possamos entender de uma maneira mais fácil todo o conceito da contabilidade em nossas vidas, precisamos entender também de uma forma mais geral e todo o conceito dessa incrível ciência. Segundo Leone,”A Contabilidade de Custo é o ramo da contabilidade que se destina a produzir informações para os diversos níveis gerenciais de uma entidade, como auxílio às funções de determinação de desempenho, de planejamento e controle das operações e de tomada de decisão”.

Os custos serão definidos então como todos os bens ou serviços que serão utilizados para que outros bens posam ser criados, assim como outros serviços. De forma geral, os custos serão definidos então como os gastos referentes a todo o processo produtivo de uma empresa ou qualquer outra atividade.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Mercado

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *