Diante da atual situação econômica mundial, onde os noticiários falam muito sobre a crise gerada a partir dos Estados Unidos queremos lembrar as possibilidades que estão ao alcance de nossas mãos e que podem fazer toda a diferença em termos de Economia no seu município e conseqüentemente na vida das pessoas que se envolvem com este projeto. De acordo com a história registrada e analisada por diversos economistas renomados, inúmeros Países Emergentes Cresceram com a Crise de outras épocas, e aparentemente o mesmo se dá neste período em que vivemos, mas os resultados serão analisados em longo prazo, o Brasil, por exemplo, vem se saindo muito bem, acima da média das previsões.
Mas enquanto isso os municípios podem e devem investir em soluções viáveis e neste parâmetro devemos enaltecer os inúmeros benefícios da economia solidária. Existem muitos municípios que são tidos como exemplo nacional neste setor, um deles é São Lourenço do Sul, no Rio Grande do Sul. Certamente se for analisar a relação Custo Benefício ficará claro que é uma boa opção. Os benefícios da economia solidária estão centrados na maneira como se dá este processo, pois ele é voltado para a valorização do individuo como um cidadão capacitado ao contrário de outras formas de economia que tem em vista somente o lucro, o capital. É importante que o país assim como os estados e os municípios estejam sempre indo à busca de novas alternativas para chegar a certo Equilíbrio Econômico, onde todos possam ser beneficiados ainda que os lucros sejam menores.
Os municípios que tem foco na economia solidária promovem debates e momentos de oficinas diversas que buscam a capacitação de pessoas com habilidades para trabalhos artesanais de diversos tipos. A culinária também é bastante valorizada neste tipo de economia. Podem participar deste processo todas as pessoas que tiverem interesse, a iniciativa deve partir do governo municipal, mas os voluntários são sempre bem vindos ao desenvolvimento dos projetos. As exposições de trabalhos feitos acontecem em diversos eventos culturais e turísticos dos municípios, onde são montadas tendas para que os participantes procedam a oferta e livre comercialização de seus trabalhos.
Quanto mais eventos ocorrerem no calendário municipal tanto mais oportunidades são oferecidas aos participantes deste projeto. Eis uma bela forma de Investir em Arte e mostrar aos visitantes os talentos natos existentes em seu município, não há como negar o fato de que os benefícios da economia solidária são muitos, pois um cidadão ativo tem mais dignidade e auto-estima, sendo assim ele se torna cada vez mais produtivo e especializado naquilo que se propõe a fazer e através disso pode auxiliar no orçamento doméstico, aliás, muitas vezes esta é a única fonte de renda destas famílias, o que prova que a solução pode estar realmente ao alcance de nossas mãos, basta arregaçarem as mangas e abraçar as oportunidades que surgem.