Visão Geral das Aplicações no Mercado
Muitas pessoas buscam realizar investimentos de modo mais rentável possível, aplicar seu dinheiro pensando principalmente no consumo futuro de aposentadorias. O grande problema que cerca tais pessoas é qual ativo escolher, de acordo com seu perfil, mais arriscado, menos arriscado e suas respectivas variações de rentabilidade. Antes de sair investindo, é necessário realizar uma busca aprofundada sobre os tipos de ativos que existem e qual a melhor opção de acordo com seu perfil.
A lógica que rege o mercado de ativos é a seguinte, quanto mais arriscado é um título, maior é a sua rentabilidade financeira. Hoje, o mercado cambial ( forex) e de ativos financeiros é um campo grande com muitos investidores que diariamente se aventuram nas oscilações de preços, na compra e venda. Mas há também alternativas mais conservadoras, onde a rentabilidade é de longo prazo com taxas fixas ou não de retorno, que irá variar de acordo com o contrato escolhido. Para indivíduos que optam por ativos mais arriscados, a dica é sempre a variação de portfólio, já que se houver uma perda em algum ativo, perca somente parte, tomando cuidado e estabelecendo uma faixa de segurança em seus investimentos. Mas vamos aqui conhecer um pouco mais sobre os tipos de ativos disponível no mercado financeiro.
Tipos de Ações e Títulos
Aplicações de Curto Prazo
Na bolsa de valores existem diversificados tipos de ativos que podem ser comprados e vendidos, como ações, títulos de renda fixa, títulos públicos federais, mercado cambial, commodities e derivativos. A partir dela são possíveis realizações de aplicações de curto prazo, como investidores day trade. Quem opta por investimentos de curtíssimo prazo sabem do potencial de ganho mas também do de perda, ganho rápido e perda rápida também, e o mais indicado neste nicho é o início devagar, conhecendo ferramentas e entender sobre análise técnica de gráficos.
Este tipo de investimento possui uma boa rentabilidade e alta liquidez, e seu período de investimento varia de um dia a algumas semanas. É um ótimo investimento para quem possui controle emocional, age muito pela racionalidade, é disciplinado aos estudos e quer sua independência financeira. Além disso, para este mercado são disponibilizados pelas corretoras alguns tipos de alavancagens, aumentando as chances de rentabilidade alta.
Aplicações de Longo Prazo
Para quem não tem tempo para acompanhar o mercado todos os dias, há também opções de ativos de longo prazo. Estes estão sujeitos também ao movimento de preço do mercado, mas a recuperação pode ser realizado ao longo do tempo. A dica na hora da escolha de ativos é pesquisar empresas sólidas com histórico bom no mercado, havendo uma série de empresas que possui certa continuidade de preços.
O tesouro direto é outra opção de renda fixa, é bastante difundida já que possibilita uma alta liquidez de mercado e traduz segurança ao seu detentor. Este investimento é bastante acessível, já que um valor mínimo de investimento pode ser de R$ 50,00. Neste tipo de ativo são determinados três tipos de rentabilidade, o prefixado, o pós-fixado e ativos ligados a inflação. Existem também outros tipos de ativos como o CDB ( Certificado de depósito bancário), o LCI e LCA ( Letra de crédito imobiliário e letra de crédito do agronegócio), além da clássica possibilidade de investimento em poupança.