Poupança em ações ou Plano de Poupança em Ações (PPA) é sinônimo de ações nacionais, fundos de investimento específico. Os PPAs têm uma característica diferente de ações de mercado aberto, são ativos com prazo mínimo de seis anos, após o vencimento dele é possível prolongar por três anos sucessivos. Após esta renovação é possível levantar qualquer quantia em dinheiro, não sendo necessário esperar mais pelo vencimento do ativo.
Estes não estão inclusos na tributação convencional, como ocorre com a grande maioria dos outros tipos de ativos, não enquanto está em rendimento, mas no momento da retirada os impostos são cobrados. Mas quando estes são remunerados pelo tipo de mais valia ou por dividendos de ações não recai sobre estes qualquer tipo de imposto de renda. O imposto é aplicado de acordo com a duração do PPA, ou seja, se o investidor deter este por um período de tempo prolongado, o investir pode se beneficiar pagando taxas de imposto mais em conta. Estas serão reduzidas se ao menos 35 % das entregas forem realizadas na primeira metade do plano, isto com as aplicações realizadas em períodos regulares, assim o investidor que se enquadre nestes requisitos conseguem este benefício. Ainda a lei prevê que é possível realizar a transferência de um PPA para outro, porém este serviço está submetida a taxas elevadas, cerca de 2 % até 3 %.
Os PPAs que mais tem chamado a atenção de investidores são os investimentos que possuem um horizonte de investimento de no mínimo 5 anos. Este, em 2017 representou um índice de rendimento de cerca de 8 % ao ano. O maior retorno é apresentado pelo Santander PPA, o Santander Asset Management, que possui um percentual de retorno que chega a quase 10 %, sendo superior ao índice referência. A Instituição gestora de PPA afirma e reconhece o sucesso em oferecer altos retornos de juros, sendo que este possui critérios de escolha dos investidores.
O caixagest PPA, instituição pertencente a Caixagest possui uma rentabilidade inferior de 8,77 % com duração de 5 anos, sendo uma instituição em potencial também, já que são taxas consideradas elevadas de rendimento também. A PPA Ações Futuro oferece taxas de 8,45 %, e este pertence ao Grupo Montepio. Dentre a rentabilidade e instituições estão a F.I.M Santander PPA com 9,76 % a.a. , F.P. NB PPA com 9,06 % a.a. , F.I.M. Caixagest PPA com 8,77 % a.a. e F.P. PPA Ações Futuro com 8,45 % a.a.
Poupança do Brasil
A carteira de poupança é o tipo mais popular entre os poupadores do país. Este tipo de investimento é simples já que consiste em aplicação a taxas baixas e sem aplicação de tributação sobre estes. A caderneta de poupança brasileira foi criada em 1861, onde protege o dinheiro ao longo do tempo, corrigindo o pela inflação que acontece naturalmente, fazendo com que em teoria não perca seu valor com o passar dos períodos.
Este permite que sejam aplicados baixos valores que variam de acordo com as instituições financeiras, correndo juros mensais sobre o valor depositado. Possui alta liquidez, sendo possível realizar a retirada do dinheiro a qualquer momento, além de ser isento de imposto de renda e não possuem taxas de serviço. Porém se o dinheiro ficar por menos de 30 dias, este não será remunerado, além de apresentar baixas taxas de juros.