Seus Primeiros Passos no Mercado Financeiro

Muitas pessoas parecem ser interessadas na adentrada ao mercado financeiro, porém, para pessoas leigas, esse pode ser um grande desafio. Talvez o primeiro passo seja organizar e estabilizar sua vida financeira pessoal e em seguida, estudar e buscar informações sobre o mercado financeiro em geral. Nesse artigo serão apresentadas algumas dicas.

Sucesso Financeiro Pessoal

Em geral, sempre temos o costume de não nos organizar financeiramente. Por isso, quando se toma a decisão de melhorar a vida financeira pessoal, existem uma série de mudanças, de hábito principalmente, que se tornam necessárias.

O primeiro passo é a analise do quadro financeiro atual, e prospectar a vida financeira que se deseja possuir em alguns anos. É importante se questionar a respeito do futuro, de gastos desnecessários, da possibilidade de fazer uma reserva para possuir garantia em casos de imprevistos. Além dessas questões, é preciso encarar também um lado mais pessoal, como o que de fato se almeja para o futuro, quais são as maiores fontes de gastos e o quanto se que e se pode guardar mensalmente.

Indo para a parte prática, de fato, é importante partir para a mudança dos hábitos. Esse será o verdadeiro divisor de águas. Nessa parte se separam as vontades das coisas mais supérfluas, e se analisam os gastos de lazer, como os do final de semana, entre outros possíveis gastos não tão necessários.

Depois de tomar todas essas decisões práticas e evitar gastos que não são importantes, a ideia é que se mantenha esse novo hábito e que se espere a consolidação dessas mudanças de modo positivo e que se colha bons frutos.

Entrando no Mundo Financeiro

Ao já estar com a vida pessoal financeira organizada e estável, já existe a possibilidade de iniciar a jornada no mundo financeiro, principalmente na área de investimentos. Nesse artigo serão apresentadas algumas dicas.

Para poder ter confiança em seus investimentos e fazê-los de forma realmente segura, é importante entender bem como funcionam. Claro, que existem vários tipos de investimentos, e cada um deles têm suas próprias regras e particularidades.

Ao analisar cada um, e buscar maior identificação, é interessante conversar com outras pessoas que já possuam experiências nesse campo. Questione sobre os principais erros, as maiores dificuldades e peça algumas dicas. Isso sem dúvidas proporcionará ainda mais segurança.

Essa fase de pesquisa e estudo tornarão o processo mais fácil no futuro, e durante esse tempo é uma boa escolha ir guardando uma quantia de dinheiro, para que ao compreender todas as possibilidades, seja feita a melhor escolha.

Não é necessário possuir um montante (quantia de dinheiro) muito alta para começar a se investir. No Tesouro Direto, por exemplo, é possível iniciar com apenas cem reais. Entre os investimentos que podem se iniciar com valores mais baixos também estão o Fundo Imobiliário, que se pode investir duzentos reais no primeiro mês. Há também a Bolsa de valores, que é um dos investimentos mais tradicionais e pode ser iniciado com quinhentos reais. Além desses, existe o Mercado Forex, onde os primeiros valores investidos podem girar em torno de US$ 250, que confere aproximadamente oitocentos reais.

Os investimentos também dizem respeito a realização de boas escolhas, por isso o “feeling” é uma característica importante que se adquire com prática. No mercado, existem outras opções de investimento também, que podem ser as famosas ações, onde se monta uma carteira e se atualiza conforme as opções se destacam a longo prazo e assim, será possível escolher a melhor opção.

Os investimentos em imóveis, terrenos ou no Fundo de Investimento Imobiliário, também podem ser muito rentáveis. Os investimentos de renda fixa, como o Tesouro Direto, são aqueles que vendem títulos públicos para as pessoas físicas e que oferecem uma rentabilidade bem segura. O Trading, é um investimento onde se especula o mercado, e se compram e vendem ações para a obtenção de renda.

Ainda que exista muito conhecimento e uma boa intuição para se fazer as escolhas certas, é necessário lapidar o planejamento e buscar cada vez mais informações, pois em geral os investimentos são fluidos e podem mudar constantemente, sendo necessário sempre ficar atento a possíveis mudanças e a novas oportunidades.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Negócios

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *