Quando o Titular Paga o Prêmio da Opção?

A Importância do Mercado de Opções

Todos os dias no mercado financeiro, milhares de operações acontecem diariamente. Essas operações podem ser de compra ou de venda. Os ativos são o produto neste comércio; podemos comprar ativos e vender ativos. O jargão econômico para a compra vem do inglês “call”, e para vender “put” .

Grande parte das corretoras não cobram taxa para cadastrar o investidor neste mundo de fundos e ações. Contudo, existem pequenas taxas (proporcionalmente falando), que muitas vezes estão anexadas aos derivativos (opções de compra e de venda), e que muitas vezes não ganham tanto destaque pelos investidores. Essas taxas somadas, são chamadas de prêmio, ou de preço das opções.

O mercado das opções se trata de negociações de direitos (e não dos ativos propriamente ditos), de compra e venda de um lote de ações, estabelecendo preços e prazos de exercícios fixados previamente.

A criação deste mercado, se deu pela necessidade básica de se oferecer um mecanismo de proteção ao mercado de ações de alguma perda que venha a ocorrer. Se os preços e retornos dos instrumentos financeiros estão sujeitos a flutuações não previstas, as opções podem ser usadas para fazer com que ocorra adaptações das expectativas e metas do investidor ao risco.

Variáveis Que Implicam o Prêmio

Existe muita especulação sobre o real valor do prêmio, mas basicamente, o que influenciará no prêmio das opções são as letras gregas: Delta (índice medidor da sensibilidade do prêmio da opção em relação a variação do preço do ativo objeto), Gamma (mede a sensibilidade do delta em relação a variação do preço ativo do objeto), Theta (mede a sensibilidade do prêmio da opção em relação a passagem do tempo), Vega (mede a sensibilidade prêmio da opção em relação a variação da volatilidade intrínseca) e Rho (mede a sensibilidade do prêmio da opção em relação a variação da taxa de juros). Essas letras são variáveis do mercado de opções.

O valor do prêmio varia muito devido a tendência de alta ou de baixa, que o preço dos ativos, possam apresentar, e consequentemente da quantidade maior ou menor, de investidores desejando vender, ou comprar ações. Ou seja, a demanda influência diretamente no valor da oferta. Inclusive, podemos classificar as opções e seus tipos quanto ao prêmio, sendo elas ITM, OTM ou ATM.

Classificação Das Opções Quanto Ao Prêmio

Uma opção de compra ITM (in the Money), é a que cujo ativo objeto está sendo negociado no mercado a vista em um valor maior que o valor do exercício da opção. Resumindo, ao chegar no instante do vencimento, os detentores da opção, com certeza fariam exercício dela. Por outro lado, a opção de venda será ITM, quando o valor do ativo no mercado a vista, for menor que o preço de exercício da opção.

A opção de compra OTM (out of Money), é aquela que o seu exercício não compensaria na data de vencimento. Resumindo, se trata de uma opção de compra em que o preço de seu ativo objeto é mais baixo que o preço no momento da contratação. Já a opção de venda OTM, é aquela em que o preço do ativo está acima do seu preço de exercício.

A opção de compra ATM (at the Money), é aquela em que a opção está no preço. Nesta categoria de opções, tanto a opção de compra quanto a de venda, tem o valor ativo e de exercício muito próximos.

ATM

ATM

Valor Intrínseco e Extrínseco

É muito comum subdividir o preço pelo qual uma ação é comprada ou vendida dentro da bolsa de valores, em valor intrínseco e valor extrínseco. Logo, o prêmio de uma opção é a soma do valor intrínseco e extrínseco.

O valor intrínseco (VI) é o valor instantâneo de uma opção, relacionado ao preço do ativo-objeto. Esse valor independe de outros fatores adicionais, como tempo restante para o vencimento do contrato, ou a taxa de juros. Basicamente, consiste em estabelecer a vantagem imediata ao comprador, de que o contrato de compra ou venda, proporciona ao investidor titular da opção. A opção de compra irá possuir valor intrínseco, se e somente se, o seu strike (valor correspondente ao preço de exercício) for menor que o preço spot (cotação do ativo-objeto no mercado). Já a opção de venda só terá valor intrínseco se o seu strike for maior que a cotação do ativo-objeto no mercado.

O valor extrínseco (VE) corresponde na parte do prêmio de uma opção, relacionada ao risco ou ao custo de uma oportunidade, e as projeções relacionadas a evolução do ativo-objeto. Representa um fator de risco, pois em um contrato de opção existe um grau de variações das cotas no mercado futuro durante um range de tempo. Resumindo, o valor extrínseco será maior à medida que as probabilidades da opção se tornarem uma vantagem para o titular. Alguns economistas apelidam o VE como valor de emoção, devido à incerteza do exercício.

Detalhando “Call” e “Put”

Existe um pouco de dificuldade em entender o conceito de call e put, por mais simples que pareça ser. A opção de compra até poucos anos atrás, eram basicamente as únicas que existiam no Brasil. A opção de compra, também chamada de call, é um contrato de direitos e obrigações em que o contratante tem o direito de comprar, enquanto isso o outro lado tem a obrigação de vender. Por exemplo: uma pessoa deseja comprar um carro, já fez a visita à concessionária, mas ainda não pode pagar, pois só terá o montante para efetuar a compra em 2 semanas. O vendedor até concorda, mas pontua que precisa de uma garantia, pois caso o comprador desista da operação, ele levaria prejuízo caso outra pessoa demonstrasse interesse pelo carro neste período e ele não vendesse. Logo o contrato de opção de compra, viabiliza perante pagamento de um sinal (antecipação de uma pequena parte do valor montante), a opção para o comprador em um determinado período, e  a obrigação para o vendedor. Lembrando que o valor da ação, quando comprada no futuro, terá o valor que tinha quando foi comprada.

A opção de venda (PUT) pode ser associada como o seguro de venda de automóvel, no qual assegura-se o direito de vender o carro se houver um sinistro. Isso garante que caso haja uma queda repentina no valor da tabela, a perda não será muito grande pois a seguradora é obrigada a comprar o carro pelo preço de tabela. Isso aconteceria mesmo que o preço desse carro caísse para 10 reais. Acontece a mesma coisa com a opção de venda, onde mesmo que a ação se torne mais barata que o valor definido, a partir do momento que assinamos a opção de venda, não temos o prejuízo que pode vir a ocorrer.

Aqueles que participam do mercado, usando opções para limitar os riscos de oscilação dos preços (movimentações de hedge), são conhecidos como “hedgers”. Contudo o mercado não sobreviveria apenas com hedgers, e necessita de investidores dispostos a se arriscar, e estes são chamados de “especuladores”.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Negócios

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *