Economia da Guiana: PIB, IDH e Negócios

Guiana

Guiana é um país da América do Sul, está situada mais precisamente no Nordeste. Seu nome significa “terra da água” e foi batizada pelos povos indígenas que ali habitavam antes da chegada dos Europeus. Mesmo após sua independência em 1966, sua cultura ainda é reflexo da colonização britânica e holandesa, como a língua, pois é o único país da América do Sul onde o idioma oficial é o inglês.

A capital é Georgetown onde está o porto mais importante do país. Para alguns estudiosos na área de geografia a Guiana faz parte do Caribe assim como Belize, Suriname e Guiana Francesa.

Maior parte da população é formada por descendentes do período colonial, mas ainda há alguns povos indígenas que vivem nas florestas. Na costa do país os habitantes são principalmente descendentes de escravos africanos que vinham trabalhar nas plantações. Problemas étnicos surgiram com o tempo por causa da diferença cultural entre os habitantes.

Por ser um país localizado na linha do equador seu clima é próprio dessas regiões. Apresenta altas temperaturas, geralmente constantes, e chuvas muito fortes. Próximo a costa, os ventos alísios, que são ventos comum em regiões subtropicais, amenizam o calor e a umidade nessa localidade.

Na costa encontram-se muitos manguezais que tem como principal função proteger a terra. Além do litoral, a savana muito úmida tem um capim grosso e muitas variações de palmeiras, coqueiros, truli e manicole. Praticamente três quartos do território é coberto por floresta tropica ou selva e são de fascinante diversidade. Na floresta grandes árvores são muito comuns enquanto que na savana há muitas rochas, colinas, cupins e pedaços de palmeiras.

Diferentes espécies de animais habitam esse país, porém apenas pássaros e insetos geralmente são vistos. Os animais mais comuns são a anta, a onça-pintada, a jaguatirica, macacos e veados. Entre as espécies singulares estão a preguiça, o grande tamanduá, a capivara e o tatu. Nas águas doces é encontrado o jacaré.

A língua oficial é o inglês, porém os sul-asiáticos mais velhos também falam hindi e urdu. O cristianismo e hinduísmo são as religiões mais praticadas no país. Algumas poucas pessoas são muçulmanas e os povos indígenas ainda praticam cultos religiosos oriundos de seus povos nativos.

IDH da Guiana

IDH da Guiana

IDH da Guiana

O IDH da Guiana em 1990 era de 0,538 e ocupava o ranking internacional na 96° posição, em 2017 o IDH era 0,654 e o país ocupava o 125° lugar no ranking. Em 2018º IDH aumentou para 0,670 e ficou na posição 123°.

As casas geralmente são feitas de madeira e blocos de concreto e são construídas em cima de palafitas em áreas que correm risco de inundação. O acesso à rua é realizado através de passarelas por cima de canais de drenagem e irrigação. Essas casas se encontram em vilas com formas retangulares.

A educação é obrigatória até os 15 anos, por isso a taxa de analfabetismo é baixíssima. Toda a educação desde o maternal até a universidade é pública. A principal universidade do país é a Universidade da Guiana que foi fundada em 1963. Existem outras universidades inclusive escolas técnicas, porém muitos estudantes saem para buscar uma melhor educação no exterior.

Após a independência muitos médicos saíram do país e houve programas de austeridade econômica reduzindo assim os remédios e sabão no mercado interno. Esses acontecimentos fizeram com que a qualidade dos serviços na área de saúde diminuísse. Mas a partir do século XXI foi-se investido na construção de centros de saúdes tanto na cidade como em zonas urbanas. Algumas doenças reapareceram como a beribéri, a malária e as também houve o aumento nos casos da AIDS.

PIB e Negócios da Guiana

Durante o período de independência até a morte do primeiro ministro a Guiana seguia na direção do comunismo. Porém em 1985 criou-se relações com grandes potências ocidentais e muitas empresas estatais foram privatizadas.

A economia teve um leve crescimento nos últimos anos. Os principais meios econômicos são a agricultura e a indústria extrativa. Os produtos mais exportados e que são essenciais para a economia, pois constituem 60% do PIB nacional, são o açúcar, ouro, bauxita, camarão, madeira e arroz. Os preços dessas commodities variam, pois se levam em consideração as condições climáticas do país.

A produção de açúcar teve um certo declínio em 2018 para que houvesse maior produção de ouro, que foi o principal fator para seu crescimento econômico. Em janeiro de 2018, cerca de 3,2 bilhões de barris de petróleo foram exportados.

Como no parágrafo acima descreve a Guiana cresceu economicamente desde de 2006, devido principalmente às exportações de matérias-primas. O crescimento tem sido positivo e a inflação ficada sob controle. A dívida externa diminui pela metade desde o que era no começo dos anos 90. Mesmo assim há um conflito interno em relação ao capital, pois não se tem um consenso se o dinheiro é utilizado para pagar o resto da dívida que ainda é grande ou se é investido em infraestrutura.

Produção de Açúcar da Guiana

Produção de Açúcar da Guiana

O Banco Interamericano em março de 2017 perdoou uma dívida de aproximadamente US $ 470 milhões da Guiana. Isso fez parte de um incentivo do banco para países pobres, em que vários deles conseguiram ter sua dívida reduzida.

A Guiana é um dos países mais pobres da América do Sul e seus grandes problemas são a falta de mão de obra qualificada e pouca infraestrutura.

A agriculta se desenvolveu entre os rios Essequibo e Courantyne. Ainda hoje é muito utilizado a forma de plantio dos ingleses e holandeses de controle da água. Parte da terra é recuperada do mar, porém é muito ácida e para que possa ser utilizada para plantio é necessário o uso de fertilizantes, assim renova-se a fertilidade perdida.

No setor pecuário as principais criações são de bovinos para corte e leite, porcos, cabras, ovelhas e aves. Esses animais são criados na savana de Rupununi em planícies costeiras.

As árvores da Guiana são duras, o que torna difícil cortá-las. Somado a isso há a falta de lugares para serrar, guardar essa madeira e o transporte apropriado dificultam as atividades florestais. Dessa forma o mercado madeireiro interno e para exportação é feito a partir da árvore do coração verde e são produzidos também madeiras compensadas.

O PIB atual do país é de US $ 4 bilhões, uma estimativa do FMI (fundo monetário internacional) diz que até 2024 esse valor deve chegar a US $ 15 bilhões. Isso se deve a grandes jazidas de petróleos encontradas nas profundezas dos mares da Guiana.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Negócios

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *