Plano de Marketing para Trabalhar em Casa

Dicas Para Quem Trabalha Em Casa

Trabalhar em casa pode ser o sonho de várias pessoas, e isso tem se tornado cada vez mais possível e mais comum nos dias de hoje, já que os tipos de trabalho têm se diversificado cada vez mais, e flexibilidade de horários e de locais é algo muito fácil de se acontecer. Porém ficar muito cômodo em casa, sem contar com horários fixos, uniformes e todas essas regras que são basicamente tradicionais, pode fazer com que a produtividade caia bastante, já que existem muitas tentações, como ficar tempo demais nas redes sociais, passar o dia na cama assistindo filmes ou ainda resolver problemas pessoais, tudo contribuindo para que as tarefas se acumulem.

É de extrema necessidade que se assuma responsabilidades quando se trabalha em casa, e ter em mente que o rendimento depende única e exclusivamente da própria dedicação. Por isso, todas as distrações devem deixadas de lado, e manter o foco na realização das atividades.

Uma coisa que pode contribuir para quem precisa aumentar a produtividade trabalhando em casa é mudar alguns hábitos, como por exemplo, passar a se vestir para trabalhar, pois passar o dia todo de pijama ou de roupas muito informais pode deixar ainda mais desfocado, porém, é importante que a roupa também seja confortável.

Outro ponto muito importante e que deve ser pensado é em um horário fixo para o trabalho, pois, mesmo que uma das principais vantagens de se trabalhar em casa seja o fato de não ter horários, tendo assim uma maior flexibilidade de realização de atividades de casa e de compromissos pessoais, isso pode ser uma faca de dois gumes, acarretando ainda mais uma baixa na produtividade, precisando assim de planejamento e de disciplina.

Para fazer um cronograma adequado é interessante que se fixe pelo menos as atividades especificas em turnos mais adequados, como por exemplo, fazer as atividades que demandam mais inspiração e criatividade no período da manhã, pois é o momento em que a mente está mais fresca e ativa. Já as atividades que são menos prazerosas podem ser deixadas mais para o final da tarde.

Como foi observado ter uma rotina de horários adequada pode ser muito positivo, porém é importante que se coloque limites claros, tendo em mente também em qual momento deve se parar de trabalhar, pois o corpo e a mente precisam de descanso e relaxamento.

Um outro fator que pode influenciar diretamente no rendimento de quem trabalha em casa e não contar com um local especifico para o trabalho, pois trabalhar na cama / no quarto é uma coisa muito ruim. É muito importante que o espaço reservado para o trabalho conte com uma boa iluminação, seja arejado, livre de objetos que distraiam muito e que esse espaço seja mantido limpo e em ordem, pois dessa maneira, o trabalho pode render bem mais. Ter uma mesa de trabalho e uma cadeira bem confortável também é algo muito positivo, e pensar em um espaço onde não circulam muitas pessoas também é bastante importante.

Fazer uma listinha de tarefas para serem realizadas pode contribuir muito, e elas podem ser feitas semanal ou diariamente. Porém, essa lista deve ser feita baseadas em prazos e metas concretas, colocando apenas o que realmente se conseguirá fazer, pois do contrário, pode ser muito frustrante. Inclusive, encontrar maneiras de se premiar com intervalinhos durante o dia, por exemplo, pode ser bem estimulante, e assim, esse tempo pode ser utilizado para descanso, para uma rápida navegada na internet, entre outras coisas leves.

Ser produtivo é apenas um dos fatores que devem ser levados em consideração quando se trabalha em casa, mas outro ponto muito importante para o sucesso de um negócio – nesse caso falando especificamente de pessoas que são micro ou pequenos empresários e que não precisam sair de casa para trabalhar – é pensar em um plano de marketing efetivo e interessante, fazendo assim com que os objetivos sejam alcançados e que a produtividade valha a pena.

Plano De Marketing Para Trabalhos De Casa

Plano de Marketing

Plano de Marketing

Para pessoas que tem uma micro ou pequena empresa e que precisam fazer com que o negócio se expanda, além de seguir as dicas que foram apresentadas acima para manter a produtividade, é importante que se entenda todo o segmento onde se está atuando e planejar ações em algum tipo de plano de marketing, em específico o digital. As estratégias utilizadas nesse planejamento podem ajudar na organização do modelo de negócio, além da identificação do público alvo e também no impacto positivo nas vendas, já que ao adotar esse tipo de recurso, é possível entender o que faz as pessoas a comprarem determinado produto ou a utilizarem determinado serviço.

O meio digital é muito interessante para implementar esse plano de marketing, pois já foram feitos diversos estudos a respeito disso, e foi comprovada influencia que as redes sociais exercem nas tomadas de decisão, tanto das marcas, quanto dos clientes. Muitas pessoas também afirmam que utilizam a internet para buscar mais informações sobre vários produtos e serviços, além de buscarem também comentários de quem já o utilizou, entre outras questões.

Para que o plano de marketing funcione de uma maneira efetiva, é importante que se utilize todas as informações colhidas de uma maneira estratégica, mapeando assim possíveis erros e buscando sempre realizar a correção dos mesmos. Instrumentos e métodos bastante utilizados nesse aspecto são a matriz FOFA, que representa as Forças, as Oportunidades, as Fraquezas e as Ameaças de determinado negócio, ou também o método SWOT, que representa Strenghts (forças), Weaknesses (fraquezas), Opportunities (oportunidades) e Threats (ameaças), que no caso é o método original e que serviu de base para o citado primeiro. Os dois métodos apresentados têm o papel de fazer um diagnóstico em uma empresa, buscando sempre a melhoria continua.

Outra coisa muito valiosa para se ter um bom plano de marketing digital, é se atentar na avaliação dos 4P’s, que representam o produto, o ponto de venda, o preço e a promoção (também chamada de mix de marketing). O principal papel desse método é fazer a identificação do produto, analisando os preços a serem cobrados, as possíveis formas de pagamento, os canais de divulgação e de distribuição das mercadorias ou dos serviços e também os meios onde aconteceram as vendas do mesmo. Tudo isso contribui muito para que o negócio, mesmo se trabalhando de casa, deslanche e atinja o sucesso.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Negócios

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *