Otimismo de Indústrias Permanece Alto

Um bom indicativo de que a economia brasileira deve continuar crescendo nos meses próximos é que o otimismo de indústrias permanece alto. A Confederação Nacional da Indústria (CNI) divulgou no dia 24 de maio, ultima segunda feira, o resultado de estudo feito sobre o Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI) que entre os dias 30 de abril e 20 de maio estava em 66,3 pontos, portanto 0,6 pontos abaixo daquele registrado em mês anterior, mas que apesar da queda ainda se mantém com 7,2 pontos acima dos 59,1 pontos que é uma media histórica.

Motivação Profissional

Queda Não Surpreende

A continuidade da confiança em alta dos empresários brasileiros é um sinal bastante forte de que para os próximos meses teremos a economia crescendo. A pesquisa que foi feita em 27 setores, observou uma queda maior apenas no que se refere ao refinamento de petróleo onde esse índice foi inferior a média histórica. Para Marcelo Azevedo que é economista da Confederação Nacional da Indústria essa queda que vem acontecendo desde o mês de janeiro no Índice de Confiança do Empresário Industrial, não chega a ser surpresa uma vez que no fim do ano que passou esses empresários estavam com o otimismo muito elevado devido à recuperação da economia brasileira e, portanto uma acomodação agora é mais do que natural.

Reflexão

Outros Fatores Que Influenciam a Queda

Há ainda outros fatores que também são naturais porque eram previsíveis, mas que acabam afetando um pouco essa confiança como é o caso da alta de juros acontecida na última reunião do Comitê de Política Monetária do Banco Central e a retirada por parte do governo, dos incentivos fiscais que foram concedidos por ocasião da crise mundial.

Setores Analisados

De 27 setores da economia que foram analisados, em 12 deles a confiança permanece estabilizada, com uma pequena variação de 1 ponto negativa ou positiva. Setores como de alimentos, calçados, química, couros, material de comunicação e eletrônico, limpeza e perfumaria, apresentaram uma queda que ultrapassou os 2 pontos.

Índice de Expectativas

No que se refere ao índice de expectativas para os seis meses seguintes, também apresentou uma queda de 69,7 pontos no mês de abril para 69,1 gora em maio. A queda de otimismo por parte dos empresários não é somente em relação à economia do país, mas quanto à própria empresa também. Mas como o índice de 65 pontos é considerado de grande otimismo e mesmo tendo tido queda o valor pesquisado ainda se mantém acima destes 65, podemos considerara que as perspectivas são muito boas.

Otimismo de Indústrias Permanece Alto

A Pesquisa

A variação do Índice de Confiança do Empresário Industrial é de zero a cem, sendo que valores superiores a 50 são indicativos de que temos empresários confiantes. Foram 1.543 empresas pesquisadas sendo que 209 eram grandes empresas, 475 eram médias e 859 empresas pequenas.

 

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Negócios

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *