Dependência do Bolsa-Familia

Programa bem sucedido do governo Lula, o Bolsa-Familia hoje é fundamental na medida em que minimiza a situação de pobreza extrema de nada menos do que 10 milhões de famílias e uma das razões do sucesso deste programa é justamente o fato de que o dinheiro é diretamente repassado a família sem intermediários o que evita as já conhecidas falcatruas tão comuns no Brasil e também o oportunismo de lideranças políticas se promoverem com o assistencialismo. Além disso, este é um programa cujo custo unitário é muito baixo e ainda serve como alavanca de progresso em cidades pequenas no interior do Brasil uma vez que as famílias que recebem o benefício consomem quase que de imediato aquecendo assim a economia destas localidades.

Reserva

É Preciso Superar a Dependência

Agora com o programa Bolsa-Familia totalmente consolidado é preciso estudar formas de levar as famílias beneficiadas a deixarem de depender do programa para a sua subsistência. Esta superação é vista por muitos como uma porta de saída do programa enquanto outros consideram que deveria ser considerada como uma porta de entrada para um programa melhor do que este uma vez que ninguém quer simplesmente sair de algo que vem dando certo a não ser que vá para algo que possa melhorar a renda familiar. O programa está numa fase em que caberia a implantação ou expansão de novos programas que atendessem essa nova necessidade das famílias.

Resumo

Experiências Que Dão Certo

O acesso dessas famílias ao micro crédito e a expansão das escolas técnicas são experiências que vem dando certo uma vez que pequenos empreendedores ao terem acesso a essas financiamentos estão podendo se estruturar para desempenhar novas funções como pequenos empreendedores e assim tem elevado a renda das famílias a valores superiores ao recebido do programa Bolsa-Familia. Já os jovens que cursam a escola técnica conseguem sair empregados quando se formam e recebendo salários superiores a R$ 1.000 e com carteira assinada o que é muito importante. Em algumas partes do Brasil essas experiências vêm dando muito certo na medida em que falta mão de obra especializada e também empreendimentos que embora pequenos proporcionem uma boa renda.

Dependência do Bolsa Familia

É Preciso Dar Um Passo a Frente

Por mais que o programa venha dando certo, essa dependência do Bolsa-Familia não deve se tornar permanente, mas apenas a solução provisória para uma situação que se mostrava insolúvel, porém feito isso e passado esse primeiro momento é preciso encontrar os meios e o caminho para terminar com essa dependência. Todos têm direito de ter um trabalho digno com o resultado do qual possa promover seu sustento e de sua família. Encontrar os caminhos para isso se torna urgente e o estudo e acesso ao credito se mostram como instrumentos importantes na consolidação destes avanços.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Governo

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • Corrigir esses impostos regressivos — que pesam mais para os mais pobres, e que são em boa parte do tempo a causa de boa parte da pobreza — e criar zonas francas nas regiões mais subdesenvolvidas, nem pensar.

    Brasileiro cético 16 de novembro de 2010 15:47

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *