Mercado Financeiro: Investimentos
O mercado financeiro é uma das áreas que mais cresce em todo o mundo moderno, isso porque com a difusão de informações que acontece com o grande uso das tecnologias, o uso em massa de plataformas digitais, se torna cada vez mais possível se conhecer o mundo financeiro sem que você precise necessariamente conhecer alguém de dentro dessa área, como era o caso na maioria das vezes em décadas passadas. Hoje com o advento da internet, se tornou cada vez mais possível você se informar, aprender e conseguir estar um passo mais próximo do mundo financeiro.
Há muitos cursos online que você pode fazer sem ao menos sair de casa e que podem te ajudar muito sobre como fazer negócios nas mais diferentes áreas de investimentos, a nossa dica fundamental, no entanto, é que você primeiro avalie a qualidade dos cursos oferecidos, para ter certeza que não está sendo enganado e que vai pagar para realmente fazer um curso bom, que seja oferecido por um profissional qualificado na área, sempre procure por referencias da pessoa que lhe dará aulas, procure por pessoas que já fizeram esse curso e que possam compartilhar com você qual a eficiência de aprendizado que pode ser atingida através dos ensinamentos compartilhados.
Muitas pessoas ainda acham que o mercado financeiro é fácil ou que é apenas uma questão de sorte, mas não se deixe levar por esse pensamento, não é sorte, é muito trabalho, é muito estudo, é uma longa estrada de aprendizados e recomeços, que forma os melhores profissionais, além de tudo, essa área profissional exige um nível de disciplina muito grande, que muitas pessoas não são capazes de oferecer, porque não se trata de sorte, mas de conhecimento e trabalho duro. Tenha em mente que um profissional do mercado financeiro nunca para de estudar e de aprender, porque para ele estar ligado em qual tipo de investimentos vale a pena, é preciso estudar muito e ter muitas horas de dedicação todos os dias, para que assim você consiga acompanhar as flutuações do mercado, afinal o mercado financeiro é altamente dinâmico e mutável.
Por esse motivo, uma outra grande dica que damos a você é que para os seus primeiros investimentos você deve ter uma consultoria, uma empresa especializada para lhe auxiliar e orientar, afinal não é qualquer pessoa que pode fazer investimentos, ele precisa de uma pessoa que atue ativamente nesse mercado e que seja autorizada a fazer transações financeiras, por isso, no início você vai sim ter que fazer esse trabalho em conjunto com outras pessoas, mas sempre cheque a reputação e a confiabilidade dos profissionais que você se relaciona.
Os Cursos De Graduação Mais Interessantes Para Quem Quer Se Tornar Um Investidor
Há muitos cursos de níveis básicos e técnicos que as pessoas que querem seguir a carreira de investidores podem fazer, no entanto, muito mais portas irão abrir para você, se você tiver a oportunidade de fazer uma graduação em alguma área relacionada ao mundo financeiro, ou pelo menos alguma área que lhe ofereça alguma uma boa base de como evoluir neste mercado, mas é claro que a graduação não é garantia de nada, afinal muitas pessoas fazem graduações e depois acabam sendo menos qualificadas do que pessoas que fizeram cursos e foram aprendendo na pele, por isso voltamos a afirmar, que nesse mercado, nessa área de atuação profissional, uma das coisas que serão mais relevantes são a disciplina, o estudo constante e a dedicação.
Os cursos que podemos citar que oferecem uma boa base para o mercado financeiro são:
- O curso de economia.
- O curso de administração.
- O curso de contabilidade ou ciências contábeis.
- O curso de matemática.
- O curso de ciências atuárias.
- O curso de engenharia de produção.
Cada um desses cursos tem as suas particularidades, as suas desvantagens e as suas muitas vantagens também. Você deve avaliar qual deles tem mais a ver com você e o mais importante, qual dentre esses cursos listados cabem no seu bolso, afinal se você quer se tornar um bom investidor, uma das coisas mais importantes é começar a gerir bem o seu próprio dinheiro e sempre trabalhar dentro das suas possibilidades financeiras. Cada curso te dará uma base com um enfoque maior em uma área especifica.
Dentre os cursos listados, a graduação de administração é a mais comum de todas, podemos afirmar isso, uma vez que administração é o curso mais oferecido do Brasil, sendo ofertado por mais de 2 mil instituições ao redor do país, por outro lado um dos cursos mais desconhecidos é o curso de ciências atuarias, que não é oferecido nem por 20 instituições ao redor do Brasil, inclusive poucas pessoas sabem do que se trata esse curso, por isso vamos falar um pouco mais sobre ele.
As ciências atuarias ainda é um curso muito novo no Brasil, o profissional que se forma nesta graduação está apto a trabalhar com a possibilidade de perdas e ganhos e com a avaliação de riscos financeiros, normalmente trabalha com cálculo de seguros. O curso trabalha muito o estudo de matemática e estatística, pois o profissional atuante no mercado, lida com operações estáticas e previsões de cenários futuros, quase que o tempo todo.
Passos Mais Importantes Para Se Tornar Um Investidor
Podemos citar alguns passos que são de extrema importância para quem quer se tornar um investidor nos dias de hoje, esses passos vão lhe ajudar a estabelecer as suas prioridades e definir o tipo de rotina e disciplina que você deve ter para conseguir crescer neste mercado.
O primeiro passo que podemos mencionar é o fato de aprender como fazer metas e entender que metas e objetivos não são apenas aquilo que queremos em um longo prazo, temos que entender que para chegar naquele objetivo maior, tem vários objetivos menores que temos que realizar e atingir diariamente, um objetivo realizado não é um lugar do futuro, mas sim várias atitudes que temos no momento presente.
Além disso, você deve cuidar das suas próprias finanças primeiro, colocar as suas contas em ordem, fazer o seu planejamento financeiro, saber como gerenciar o seu dinheiro antes do de qualquer pessoa e conseguir ter uma vida financeira saudável. Como já mencionamos, o estudo é uma das coisas mais importantes para quem quer ser um investidor, pois sem dedicação e sem conhecimento de mercado é impossível investir, tanto o seu dinheiro, muito menos o dinheiro de outras pessoas.
Sempre compare e pesquise o intermediário que vai lhe ajudar com as suas aplicações, como já mencionado, é imprescindível que seja uma pessoa e instituição com boa reputação e bom relacionamento com os clientes, não tenha medo de pesquisar e quando achar um profissional de confiança, não tenha vergonha de conversar e tirar todas as suas dúvidas, afinal estamos falando aqui sobre dinheiro, quanto mais as coisas forem bem esclarecidas, melhor.
Em seguida é o momento de fazer planos de investimentos, procurar quais são os investimentos que mais combinam com você e cabem no seu bolso. Após realizado, esteja constantemente monitorando os seus investimentos e a sua carteira, para saber o que tem acontecido, como estão as suas aplicações, etc. O indicado é que em um período de mais ou menos 3 meses você consulte o andamento do seu investimento, mas lembre-se sempre que alguns podem ter um prazo maior de retorno e que três meses pode ser um período curto de avaliação, em todo caso, não deixe de acompanhar.