O que é uma Trade Marketing?

Visão Geral Sobre O Trade Marketing

É chamado de trade marketing uma parte muito importante de toda uma estratégia de marketing que acontece principalmente m instituições e empresas que tem como objetivo encontrar maneiras de potencializar e maximizar as vendas e também realizar a diferenciação adequada de seus produtos ou serviços nos pontos de venda em que se localizarem. O trade marketing é ainda uma área do marketing que trabalha no melhor desenvolvimento das relações entre os canais de venda do produto, com o fabricante do mesmo ou prestador do serviço determinado, sempre focando em entender as necessidades dos produtos e das marcas, bem como dos pontos de venda e também dos consumidores, é claro.

Uma das principais análises que o trade marketing realiza é o entendimento das preferências e dos hábitos dos consumidores, para que assim, possa ser traçada a melhor estratégia de marketing possível, juntamente com boas estratégias de vendas. As decisões que a trade marketing auxilia a serem tomadas também influenciam diretamente em alguns pontos e em alguns detalhes do plano a ser seguido, como por exemplo quais as mídias serão utilizadas na divulgação e na promoção da marca, quais as adaptações ou novas criações devem ser realizadas para que os desejos e necessidades do público alvo sejam atendidas, fazendo com que eles fiquem satisfeitos e passem a auxiliar com o marketing boca a boca também.

Uma coisa que o trade marketing consegue explicar é que a maior parte das decisões de se adquirir um produto ou serviço são tomadas no próprio ponto de venda, e é essa tendência que mostra como essas técnicas mercadológicas, como divulgação e promoções são de extrema importância para o sucesso das vendas e da marca como um todo. São por esses fatos que hoje em dia existe uma competição tão acirrada nesse tema, já que as empresas sempre lutam firmemente para conseguir sucesso nas mídias, que cada vez se encontram mais fragmentadas, gerando assim mais um desafio a ser vencido.

Todo esse cenário competitivo faz com que as empresas entendam a necessidade de fortificar suas marcas, sempre tentando superar a concorrência, conseguindo potencializar os canais de venda e consequentemente a comercialização, lembrando sempre também de atender os itens que são da preferência dos consumidores.

Outro fato que o trade marketing também aponta é que além de realizar a adaptação e a inovação dos produtos e serviços, também é imprescindível que se cuide de fatores como estratégias de marketing e também a logística, sempre focando em maneiras de conquistar o cliente no próprio local onde a venda acontece, sendo basicamente uma forma de desenvolver uma parceria entre o fabricante e esses canais de distribuição. O trade marketing foca ainda em oferecer meios – com treinamentos e / ou materiais de divulgação – para que o vendedor tenha um conhecimento mais aprofundado a respeito do produto, sendo assim capaz de tirar dúvidas e incentivar de maneira mais profissional a compra do cliente e é por isso que essa estratégia também preza pela gestão de pessoas e boa comunicação.

Definição Do Trade Marketing

Como foi possível perceber, ainda que tenham sido explicados alguns detalhes a respeito do trade marketing, não foi dado nenhum conceito específico para essa área e isso acontece porque uma definição enxuta é um pouco difícil, sendo um desafio até mesmo para os profissionais da área. Além disso, essa área é extremamente ampla, e engloba muitos setores e aspectos, que unidos fazem com que todas as ações resultem em sucesso.

Uma boa forma de se entender o trade marketing é começar a ter em mente que essa é uma estratégia B2B (business to business), ou seja, de empresa para empresa, que acontece por meio dos canais de distribuição e entendendo também as demandas do comprador sempre colocando esses canais que foram apresentados em uma posição de otimização e protagonismo na atuação, aumentando as vendas de forma consequente.

O trade marketing é um dos assuntos de maior complexidade da área da comunicação, propaganda e marketing, então, por mais lucrativa que seja a implementação dessa estratégia, é importante que a empresa estude muito primeiro, e busque muitas informações antes de agir. Para empresas maiores e com mais condições financeiras, uma ótima alternativa é contratar um profissional especializado na área, que não será de forma alguma um gasto em vão, mas sim um investimento que gerará muito retorno ao se implementar essa estratégia.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Negócios

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *