O mercado de ações é uma área que pode oferecer muito retorno financeiro a quem trabalha nela, no entanto não é uma área nada estável, a instabilidade permeia todos os dias nesse meio cheio de siglas, um dia é como uma eternidade nesse mercado que é tão repleto de surpresas, há muitos detalhes, muitos fatores intervenientes, muitas complicações, fortunas podem vir e fortunas podem ir em questão de horas, portanto, para trabalhar no mercado financeiro não basta querer, tem que estudar e muito.
Hoje existem muitos cursos de aperfeiçoamento de técnicas e claro muitos cursos de aprendizado também. Definitivamente não é um mercado fácil e além de conhecimento, você precisa também de muito preparo psicológico, as coisas são rápidas e resultados ruins muitas vezes podem acontecer, o fator decisivo para seguir com uma carreira neste mercado é ter cabeça para lidar com tudo isso, é ter cabeça para sair de uma situação sem saída, é ter o jogo de cintura que muitas pessoas não tem.
Agora falando da parte da técnica, talvez o mercado de ações seja uma das áreas profissionais que trabalham com mais abreviações, com símbolos, com códigos e etc., por esse motivo é necessário também ter um certo conhecimento sobre o meio antes de adentrar nessa aventura, afinal muitas das pessoas que atuam efetivamente na área, já se preparam desde a graduação especificamente para isso, tanto com cursos paralelos, ou até mesmo na própria universidade, hoje muitas instituições de ensino superior tem um certo enfoque no mercado financeiro.
Por tudo isso que foi citado acima é altamente aconselhável que você que deseja trabalhar, investir ou apenas estar por dentro do mundo do mercado financeiro de ações, se esforce por saber ao menos algumas das mais importantes palavras e siglas, as quais são usadas todos os dias nesses meios.
Os termos Call e Put estão relacionados ao ato de comprar e vender, mas agora vamos melhor explicar essas siglas que são tão comuns. Call basicamente, bem basicamente é o ato de comprar um ativo em uma data futura, no entanto, o preço não é incerto, ele é previamente determinado, Put é exatamente o ato vender em uma data futura, também com o preço de venda já determinado.
No mercado financeiro é chamado de Opção um contrato do tipo Put ou Call, esse contrato é que faz com que o preço de certa forma seja predeterminado. Esse tipo de contrato seja ele Call ou Put tem alguns fatores que são acertados no momento de sua assinatura, entre eles estão um preço base para o negócio, que no mundo financeiro pode ser também chamado pelo termo Strike da opção, é acordado também uma data que será o dia limite para de fato se feche o negócio e também o tipo de contrato, neste caso se ele é uma Opção de compra ou uma Opção de venda.
Tanto Call quanto Put se referem à um contrato de compra e venda, em ambos os casos há um vendedor e um comprador. O Call diz respeito às opções de venda e o Put diz respeito a opções quanto a compra. A seguir deixaremos de uma maneira que fique mais claro.
Call: Quem faz uma Opção Call compra o direito de comprar um ativo. Neste caso o comprador do contrato tem o direito de escolha quanto a comprar o determinado ativo ou não, mas o vendedor é tem a obrigação de comprar se essa for a vontade do comprador.
Put: Quem faz uma Opção do tipo Put compra o direito de vender um ativo. O comprador neste caso tem o direito de escolha se ele vende ou não o ativo combinado, mas o vendedor tem a obrigação de comprar o ativo se essa for a vontade do comprador.
Como vocês podem ver o mercado de ações nem sempre é fácil, por isso é indicado muito estudo, dedicação e conhecimento antes de entrar nesse universo paralelo financeiro, há muitas coisas importantes por saber, esse é apenas um começo.