Tarefa Difícil
Segundo os especialistas em gestão de carreiras, uma das tarefas mais difíceis de serem executadas, é com certeza, negociar junto às grandes organizações empresariais, a solução de problemas que ocorrem no âmbito profissional.
O indivíduo que deseja se especializar nesse tipo de negociação, para conseguir alcançar o êxito desejado, deve saber separar a instituição das pessoas, para que de uma forma isenta de idéias pré-concebidas, possa conseguir ganhar a confiança das pessoas, e, desse modo, criar alternativas importantes para a resolução dos conflitos, pelos quais, a corporação esteja passando naquele momento.
Solução de Problemas
Negociar com foco na resolução de problemas, não é tarefa para pessoas que não estejam preparadas para executá-la. Toda resolução de conflitos dentro do âmbito corporativo, remete a algum problema, que às vezes é bem fácil de resolver, mas que em outros momentos, podem ser a base dos demais conflitos que a empresa vem enfrentando.
Desse modo, o profissional que está oferecendo seus serviços para solução de questionamentos delicados, uma vez que envolve seres humanos, é saber antes de tudo, separar o pessoal do profissional, sabendo que um aspecto pode interferir no outro de maneira negativa ou positiva.
Desse modo, tudo o que for associado aos conflitos empresariais, podem estar relacionados também a conflitos pessoais, que podem estar interferindo na boa produção daquele trabalhador.
Por isso, o profissional que quer negociar com a corporação, oferecendo projetos para a solução de seus problemas empresariais, devem possuir qualificações necessárias para atender a uma demanda tão específica quanto a essa.
Competência Para Esse Tipo de Negociação
De acordo com especialistas em gestão de carreiras, um dos principais atributos do profissional que negocia a solução de problemas, é ter real competência para conseguir solucionar o conflito no âmbito profissional.
Por isso, a habilitação para negociação nesse caso é de extrema importância, para que o individuo que vai oferecer seu trabalho junto aos empresários, tenha condições de expor de maneira clara e objetiva, de que maneira aquele problema pode ser resolvido de forma satisfatória, tanto para a organização empresarial quanto para o funcionário envolvido na questão.
Um exemplo claro dessa situação, é quando profissionais especializados em gestão de pessoal, oferecem seu produto que pode ser um coaching empresarial, ou um projeto para desenvolver habilidades nos trabalhadores, ou ainda métodos para melhorar o relacionamento interpessoal dos funcionários. Nesse caso, o importante para o empresário é o resultado final, com a resolução dos possíveis conflitos exigentes.
Vale ressaltar, que para o especialista alcançar êxito nos seus projetos de resolução de problemas nas empresas, o apoio do gestor ou do empresário é de extrema importância, para que o projeto seja concluído de maneira satisfatória para todos.
Esse aspecto da questão deve ser muito bem exposto no momento da negociação, para que a responsabilidade do sucesso do projeto não recaia única e exclusivamente sobre o profissional que o está executando.
Salete Dias