Mercado de Trabalho
Com a economia aquecida e o mercado de trabalho mais competitivo, as mulheres que a muito procuram ganhar espaço competindo em pé de igualdade com os homens, cada vez mais dedicam um tempo maior aos afazeres fora do lar. As mulheres fazem menos tarefas domésticas à medida que ingressam cada vez em maior número no mercado de trabalho e quanto mais isso acontece ocorre um efeito cascata de aumento de trabalho e consequentemente de renda o que permite que elas possam comprar mais bens de consumo que facilitem as tarefas do lar como é o caso da máquina de lavar que embora ainda não esteja universalizada como é o caso da geladeira, um número cada dia mais significativo de pessoas adquire a maquina de lavar o que facilita em muito os trabalhos domésticos. Forno elétrico e especialmente o microondas que permite fazer refeições rápidas a base de congelados é outra aquisição que cresce a passos largos.
A Ajuda Masculina
Repartir as tarefas domésticas com o marido ou companheiro é uma antiga luta das mulheres e parece que mesmo em pequena escala isso vem acontecendo o que facilita para que elas possam se dedicar com mais tranquilidade as tarefas do trabalho e com isso aumentar o dinheiro extra que hoje é tão necessário para que se consiga chegar ao equilíbrio econômico nas despesas domésticas. A pura verdade é que hoje o mundo consumista em que vivemos exige muito mais para que se possa manter um nível de vida médio e com isso os homens também estão capitulando na briga para não deixar a mulher trabalhar fora de casa. Aquela antiga idéia de que a mulher precisa cuidar dos filhos e da casa felizmente está ficando no passado. Com o aumento da renda no momento em que os dois trabalham é possível comprar uma gama de eletrodomésticos que facilitam as lides do lar e com isso até mesmo os homens fazem os trabalhos da casa com certa facilidade.
Redução Nas Horas de Trabalho em Casa
Com a compra de aparelhos que ajudam nas tarefas desde as mais simples até as mais complicadas e os serviços públicos que disponibilizam creches para que as famílias possam deixar os filhos enquanto trabalham são fatores que contribuem sobremaneira para que a mulher cada vez mais diminua as horas que se ocupa nas tarefas do lar e as substitua por mais horas dedicadas ao trabalho fora de casa.
Também é importante ressaltar que no momento em que conseguem o equilíbrio econômico com a ajuda que seu trabalho proporciona muitas vezes se torna possível a contratação de babás ou outros empregados que possam fazer os serviços domésticos enquanto elas se dedicam a profissão escolhida se realizando profissionalmente. As mulheres foram para a rua e isto é tanto mais verdade quanto maior é o nível de escolaridade.