Mulheres em Destaque nos Negócios

Já é bastante habitual encontrarmos mulheres em cargos de grande importância, com nível maior de espírito de liderança. Independente do tamanho da empresa, as mulheres se mostram mais exigentes e atuantes no mercado, buscando também uma igualdade de salário.

Seja como fundadoras do próprio negócio, executivas de carreira ou até mesmo herdeiras, um seleto grupo de brasileiras está desbravando um mercado que até bem pouco tempo era exclusivo do sexo masculino. De acordo com a famosa revista Forbes, atualmente 14% de todos os presidentes das maiores empresas com operação em nosso país são mulheres. Se compararmos o número de mulheres CEOs na liderança de grandes empresas no Reino Unido e nos Estados Unidos está limitado a índices menores que 5%.

Muitas dessas mulheres estão conseguindo projeção internacional. Veja logo abaixo algumas das executivas brasileiras que tiveram maior destaque nos últimos tempos, de acordo com a Forbes. Um multifacetado e equilibrado perfil tornou-as habilitadas a assumir riscos e, desta forma, abandonarem estáveis empregos para assumirem as rédeas de empresas:

Mulheres Brasileiras que Tiveram Destaque nos Mercado

Luiza Helena Trajano

Quem ela é: Presidente do Grupo Magazine Luiza

Formada em administração de empresas e em direito, ela é sobrinha daqueles que fundaram o grupo de lojas Magazine Luiza e passou a nesse ramo com somente 12 anos. Desde 2008 preside a empresa. Foi convidada por Dilma Rousseff em 2011 para ficar a frente da Secretária da Micro e Pequena Empresa. A pasta somente teve sua estruturação terminada tempo depois, e o provável ocupante da vaga é Guilherme Afif Domingos.

Chieko Aoki

Quem ela é: Presidente do Blue Tree Towers Hotels

Sua formação é baseada no curso de Direito através da Universidade de São Paulo, tendo feito, em 1997, o lançamento da bandeira Blue Tree Hotels. Anteriormente, tinha sido presidente da Westin Hotels & Resorts e do Caesar Park Hotels & Resorts. Numa entrevista, Chieko mencionou que a competitiva vantagem em ser homem está sendo eliminada, e que os mesmos deveriam passar a pensar sobre o porquê disto estar acontecendo.

Gisele Bündchen

Fundadora da Seja a Pure Skincare e Empreendedora

Segundo a Forbes, Gisele Bündchen esteve na 95ª posição, estando entre as cem mulheres com maior poder em todo o mundo. De acordo com a publicação, os produtos que traziam a sua grife (entre eles, uma linha da C&A e uma linha de sandálias da Grendene e também seus próprios produtos de beleza) tiveram uma venda que rendeu 1 bilhão de dólares. Entre os anos de 2011 e 2012, a top model faturou US$ 45 milhões.

Adriana Machado

Quem ela é: Presidente da GE do Brasil

Ela tem formação em Ciências Políticas através da Universidade de Brasília. Anteriormente a 2009, e admitir seu cargo de diretora na GE, trabalhou na Amcham, Câmara Americana de Comércio, em empresas de tecnologia e na Embaixada Americana. Desde meados de 2011 é  presidente da GE.

Sônia Hess de Souza

Presidente da Dudalina

Herdeira dos fundadores da marca admitiu em 2003 a presidência da Dudalina. Sete anos depois, em 2010, fez o lançamento de uma linha de produtos voltada ao público feminino. A estratégia foi positiva: aproximadamente 30% da vendagem total dos produtos foram advindos de camisas femininas.

Viviane Senna

Presidente do Instituto Ayrton Senna

Com formação em psicologia, ela é irmã de Ayrton Senna, piloto brasileiro morto em 1994, e ainda mãe do piloto Bruno Senna. No ano da morte do irmão fundou o Instituto. Todos os anos, a organização que não visa lucro, promove a capacitação de 75 mil professores e ainda acolhe 02 milhões de alunos em mais de mil cidades brasileiras.

Maria de Lourdes Egydio Villela

Presidente do Museu de Arte Moderna de São Paulo, Vice-presidente do conselho do Itaú S/A e presidente do Itaú Cultural.

Chamada como Milú Vilela, psicóloga por formação, é vice-presidente desde 2008, do conselho do Itaú  S/A. Já ocupou o lugar de 578 na relação de bilionários da Forbes. Mas em tempos posteriores, seu nome não apareceu na listagem. Ainda assim, a publicação revela que Milu Villela ainda figura entre os mais poderosos e ricos.

Heloisa Helena Assis

Dona do Instituto Beleza Natural e Empresária

Heloísa, ex-empregada doméstica, chamada de Zica, primeiro, ainda na juventude, terminou um curso de cabeleireira para que conseguisse dominar seus próprios cachos. Depois de repetidas tentativas fracassadas (culminando inclusive com a queda de seu cabelo, que era usada como vitima de experimentos), buscou uma fórmula que mantivesse a natural beleza dos fios crespos e eliminasse o volume. Depois de vender um fusca, com o seu dinheiro, em 1993, acabou fundando no quintal de casa seu próprio salão de beleza. Atualmente, ela emprega quase duas mil pessoas e conta com um instituto próprio de pesquisa de novos produtos.

Ainda há a chanceler alemã Angela Merkel, sendo eleita a mulher mais poderosa de todo o mundo, conforme a lista da FORBES. Há 09 anos ela ocupa essa posição. Agora, em 2015, o 2º lugar foi conquistado por Hillary Clinton, candidata à presidência dos EUA.

As Mulheres e os Negócios

Há muito tempo que lugar de mulher não é mais a cozinha, e sim onde ela quiser. Em razão disso, elas conquistam espaço em profissões diversas e não se contentam com pouco: empreendem e abrem seu próprio negócio. Numa pesquisa feita pelo SEBRAE descobriu-se que, em dez anos, subiu para 18% o número de mulheres empreendedoras, e o de homem somente 8%.

O MTE (Ministério do Trabalho e Emprego), através do PNMPO ou Programa Nacional de Microcrédito Produtivo Orientado, tem ajuda à realização do objetivo dessas pessoas. Apenas no 1º trimestre deste ano, elas conseguiram 62,31% de todo o crédito oferecido. No ano passado, elas o número de mulheres que recorram ao programa foi de 63,87%.

O microcrédito, por exemplo, tem a capacidade de dar à mulher a oportunidade de conciliar a vida profissional com a vida familiar, contribuindo para a geração de renda. Através do empréstimo oferecido pelo PNMPO, as mulheres conseguem comprar materiais e assim expandir seu negócio.

O que importa mesmo é ter força de vontade e iniciativa de buscar algo melhor. Empreender dá um friozinho na barriga, mas quando feito da forma correta traz inúmeros benefícios.

Velhos obstáculos, tais como as barreiras de gênero, têm sido praticamente superados. Isso é claramente visto no mundo dos negócios, onde homens e mulheres têm oportunidades de partilhar responsabilidades com base em suas qualificações e não no gênero. Na verdade, as mulheres têm contribuído enormemente para a evolução nos negócios. Vamos dar uma breve olhada em três dessas mulheres notáveis no mundo dos negócios: uma CEO de classe mundial, uma empresária inovadora e uma consultora de liderança, e ver como elas ajudaram a moldar o mundo dos negócios que conhecemos hoje.

Carol Bartz, CEO e Diretora Executiva do Yahoo; Anita Roddick, a fundadora da empresa de cosméticos The Body Shop; Linda Solomon, da Deloitte Consultoria. Esses são grandes exemplos de mulheres que lutaram para chegar nesses altos postos de trabalho e se igualaram (ou até mesmo ultrapassaram) vários homens, mostrando que as mulheres também podem assumir cargos de alta gerência.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Negócios

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *