Investimento 2% ao Mês

Quando pensamos em investimento, a primeira coisa que nos vem à mente é quanto podemos ter a título de rendimento mensal. Uma informação tem circulado sobre a possibilidade de um rendimento mensal de 2%. Mas será que isso é possível?

É o que veremos no post de hoje. Continue lendo.

O investimento mais amplamente divulgado e conhecido no país é a poupança. Além de garantir um rendimento mensal, embora pequeno, também garante mais segurança para o indivíduo.

Agora, é muito importante lembrar que, quanto maior for o rendimento, maior será o risco também.

Sobre o investimento que rende 1 ou 2% ao mês, trata-se de um mito. Não que não haja nenhuma opção que não dê essa porcentagem de rendimento, mas não existe nenhum investimento que dará seguramente, esses valores todos os meses. Como dissemos, o investidor que deseja um alto rendimento, deve estar ciente da alta probabilidade de perda também.

Uma aplicação de alguma renda fixa que apresente um rendimento perto do CDI, cuja taxa apresente um desempenho parecido com a Selic, oferece um rendimento em torno de 0,5% ao mês. Sem consideramos as taxas e os impostos.

Em 2015, quando a taxa Selic estava em torno de 14,25% ao ano, criou-se um mito acerca de ganhos de 1% ao mês. Não de 2%. Naquela ocasião, a inflação atingiu 10%. Isso não acontecia desde 1990, em que o país vivia uma inflação totalmente descontrolado, provocada pelo pré-Plano Real.

Naquele ano, se um investidor aplicasse seu dinheiro em uma renda fixa, ele certamente alcançaria 1% de rendimento ao mês. Poderia obter até mais que esse valor, devido às altas taxas de juros. No entanto, de nada adiantaria atingir um rendimento desses com a inflação tão alta.

Porém, após atingir 10% em 2015, a inflação cai bem rapidamente com a crise econômica que o país enfrentou. Dessa forma, foi preciso reduzir as taxas de juros para poder acompanhar esse movimento. E, dessa forma, a taxa Selic passou de 14% ao ano em 2016, para 6,5% ao ano em 2018. E não deve superar esse valor por muito tempo.

Dicas de Investimento Para Iniciantes

Todas as pessoas, quando estão iniciando no mundo dos investimentos, já começam com muitas expectativas e sonhos. Isso é normal. Mas é preciso ter muita cautela antes de tomar qualquer decisão de investimento, isso porque são muitas opções e muitas formas de ganhar e de perder dinheiro.

Por isso, é sempre recomendado procurar informações seguras sobre cada modalidade de aplicação, e todas as suas peculiaridades. Abaixo, nós listamos algumas dicas básicas de investimentos par iniciantes, mas que muita gente se esqueça na hora que mais precisa. São elas:

  • Fazer um planejamento financeiro: dessa forma, o investidor terá o controle das suas entradas, saídas, e de quanto ele pode investir sem atrapalhar o seu orçamento.
  • Conhecer bem os próprios objetivos: é fundamental saber aonde se pretende chegar. Com os objetivos muito bem definidos, será bem mais fácil se auto motivar para persistir no caminho.
  • Elimine as dívidas: quem tem dívidas dificilmente conseguirá acumular um patrimônio consistente. É necessário quitar ou negociá-las antes.
  • Conheça os investimentos mais apropriados para iniciantes: é normal surgirem dúvidas sobre as melhores opções de investimentos para iniciantes. Por isso, procure conhecer muito bem cada um e qual se encaixe melhor no seu perfil.
  • Reserva de emergência: no mundo dos investimentos, a gente nem sempre ganha. Por isso, esteja preparado para uma eventualidade qualquer tendo uma reserva de emergência suficiente para suprir as suas despesas mensais por um período. O recomendado são 6 meses, pelo menos.
  • Faça investimentos diversificados: dessa forma, seja qual for a situação do mercado, você continuará a ter rendimentos. Além de ser uma forma de proteger o seu capital
  • Não espere retorno imediato e nem fora da realidade: não acredite em promessas de retornos exorbitantes. Tenha sempre os pés no chão e na realidade do mundo dos negócios. Você sim ter um rendimento bom, mas os riscos de perda são diretamente proporcionais aos ganhos.
Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Negócios

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *