Se você pensa em se tornar investidor, mas não quer se envolver diretamente no que se refere ao gerenciamento deste investimento, entre as opções de escolha existe o fundo imobiliário de Investimento que é um fundo mais direcionado para as instituições como é o caso de fundos de pensão, das seguradoras, das incorporadoras e, portanto deixando meio de lado o empreendedor individual que não costuma aplicar nestes fundos preferindo outros de menos riscos, entretanto as instituições que captam e administram os fundos imobiliários estão empenhados cada vez mais em tornar esse tipo de aplicação mais popular e para isso vem oferecendo oportunidades de aplicação com valores menores. Na verdade, por serem fundos fechados, os investidores sempre encontram dificuldades com o mercado secundário no momento em que desejam vender suas quotas, devido à falta de liquidez e isso porque a instituição responsável pela administração do fundo não se obriga a resgatar as quotas.
Como Funciona
A regulamentação de fundos imobiliários é de responsabilidade da Comissão de Valores Mobiliários que também autoriza e fiscaliza demonstrativos financeiros. Para captar os recursos a instituição tem um prazo de seis meses ao fim do qual, se não tiver conseguido o valor necessário para a aplicação, o dinheiro que deverá estar normalmente aplicado, terá de ser devolvido aos pretensos investidores com a devida correção.
Investimentos
Cada vez mais investir em imóveis vem se tornando um hábito e na medida em que isto acontece o mercado vem se voltando mais para o varejo, oferecendo oportunidades com menores valores das quotas o que por certo vem influenciando o mercado secundário ganhando em liquidez e maior confiança dos pequenos investidores. Mesmo assim é necessário que antes do investimento se faça uma boa analise para que se tenha uma idéia mais real da viabilidade da aplicação. O investidor deve estar ciente de que a fiscalização das medidas legais não garante a segurança e rentabilidade destas aplicações.
Imposto e Taxas
Claro que este é um investimento que não está livre da mordida do leão que abocanha na fonte, 20% do rendimento líquido. Quanto à taxa de administração pode variar de 0,35% ao ano sobre o patrimônio ou então 3% quando cobrada sobre o rendimento de cada aplicação. Na verdade 95% dos rendimentos são distribuídos entre os quotistas. O peso da carga tributária não é maior porque nesse tipo de investimento não é cobrado IOF mesmo que a aplicação tenha um prazo inferior a 30 dias o que normalmente só acontece quando os prazos em que investimos são maiores. Os investimentos estrangeiros somente ficam isentos após um ano de aplicação. Muitas administradoras de fundos imobiliários garantem um rendimento mínimo na tentativa de atrair mais clientes, porém isso não é regulamentado por lei, portanto não tem garantias.