Cortando Gastos

Truques Para Cortar Gastos

Conheça os truques das empresas para fazer o cliente gastar mais – e fuja deles! A ordem no mundo capitalista é lucrar. As empresas trabalham focadas na maior produtividade e maior lucro. As vezes, na hora de vender um produto, acabam “passando o consumidor” para trás, utilizando truques sutis mas muito eficientes, para lucrar mais vendendo menos. Geralmente as embalagens sempre indicam o quanto possuem do produto vendido, e é um erro do consumidor não consultar essas informações. Aproveitando destes e de outros deslizes do comprador, o vendedor lucra bastante. E em todos os tipos de comércio existem truques: feiras, farmácias, supermercados. Os órgãos de fiscalização e regulamentação possuem uma grande lista de empresas que utilizam artimanhas para aumentar a lucratividade.

Cortando Gastos

Veja Alguns dos Truques Mais Utilizados Para Aumentar o Lucro

Ar em embalagens de salgadinho: este truque não tem nada de errado afinal, a quantidade prometida na embalagem está lá. Geralmente as empresas de salgadinho colocam ar nas embalagens, para que a aparência fique mais “irresistível”, fique com mais impressão de volume. Assim, é mais fácil alguém comprar o salgadinho. O duro é a decepção quando abre a embalagem e o ar vai todo embora… Levando gato por lebre: cuidado ao comprar carne para churrasco! Ou até mesmo para consumir no dia a dia. Como muitos consumidores não conhecem os cortes de carne, existem lugares que acabam vendendo uma carne semelhante, mas mais barata, no lugar de outra mais cara. Picanha, por exemplo. É uma carne nobre e cara, e geralmente é difícil passar de 1 kg em um único corte. Alguns açougues acabam cortando outra carne e vendendo como se fosse picanha – coxão duro, por exemplo. A diferença no kg pode chegar a cinco reais.

Empresa

Cosméticos Enganadores

Sabe aqueles produtos que prometem rejuvenescer ou então restaurar a aparência quase que instantaneamente? E que, pelo tamanho do milagre, acabam cobrando um preço caríssimo? Pois é, muitos deles não cumprem o que prometem. Isso porque muitas vezes o principio ativo utilizado não chega nem ao mínimo necessário para realmente fazer efeito – as vezes a diferença é de até 2500 vezes menos produto do que o aceitável. Quem vê cara não vê coração: algumas empresas abusam do design da embalagem para vender seus produtos. Algumas embalagens de bombom, por exemplo, possuem o mesmo tamanho das embalagens de 400 g, mas possuem apenas 300 g de chocolate lá dentro. Como a embalagem se assemelha muito à embalagem de 400g, o preço pelo qual é vendida costuma ser bem próximo também. Existem leis que estabelecem um valor máximo de ar dentro das embalagens: deve ser de até 25% no caso dos achocolatados. No entanto, é possível encontrar algumas com até 30% de vento lá dentro.

Controle

Frango Aguado

Comprar congelados é um tormento. A prática mais utilizada para deixar o produto mais caro é mergulhar na água antes de levar ao congelador. A água congelada pesa e, na hora de pesar o produto, aumenta consideravelmente o preço. Também existe regulamentação para isso: o máximo de água congelada em um produto pode ser de no máximo 6%. No entanto, é possível encontrar o dobro disso. Os produtos mais afetados pela técnica são: frangos, camarões e peixes. Além dos congelados produtos vendidos em salmoura ou caldas também são um perigo para o bolso do consumidor. O peso do produto não deve levar em consideração a calda ou salmoura, mas se o cliente não ficar atento vários estabelecimentos vão pesar o produto cheio de água. Ficando atento a estas dicas, vai ser bem mais difícil ser ludibriado!

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Negócios

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *