As Franquias
Antes de se começar a falar em franquias mais especializadas, é necessário que se entenda um pouco mais sobre esses sistema e no que exatamente consiste sua organização e seu funcionamento.
O sistema de franquias consiste basicamente em um negócio onde duas partes são responsáveis para fazer com que as coisas andem conforme o esperado, sendo uma o franqueado, que é a pessoa que é dona da marca e outra o franqueador, que é a pessoa que possui o interesse em fazer o investimento.
Esse modelo de negócios funciona muito bem principalmente pelo fato de que o franqueador disponibiliza ao franqueado o direito do uso da sua marca e isso possibilita que haja uma autorização para a venda e comercialização do que foi cedido por ele, sejam produtos ou serviços. Além disso, na maioria das vezes também é oferecido à pessoa que resolveu investir na empresa, o sistema de gestão que é tipicamente usado e também o modelo de operação que já se encontra implantado na empresa. Isso é muito positivo, pois de modo geral esses são métodos já consolidados no mercado.
Outro item que possibilita que e influencia diretamente para que o sistema de franquia seja um sucesso é o fato de que já que nos dias de hoje esse modelo de negócio é muito importante, foi criada uma lei específica para isso, chamada “Lei das Franquias”. O principal objetivo dessa lei é fazer com que todos os processos que estão ao redor desse modelo, funcione de modo mais seguro, evitando assim possíveis fraudes, além de oferecer também uma maior transparência nas negociações e diminuindo consideravelmente a incidência de problemas na implantação desse sistema.
Essa lei se torna ainda mais efetiva pelo fato dela garantir a existência de um documento muito importante chamado Circular de Oferta de Franquia, também conhecido como COF. Esse documento conta com muitas informações bem detalhadas sobre todas as partes de determinada franquia, deixando o mais evidente possível todas as informações a respeito de seu funcionamento. Para pessoas que estão desejando entrar como franqueador em alguma empresa, possuir esse documento em mãos e estuda-lo detalhadamente é indispensável, e deve ser feito antes de até mesmo se cogitar fechar contrato e assinar documentos.
Os franqueadores contam com muitas vantagens, sendo as principais delas o fato de que com certeza o franqueado irá oferecer muita assistência e auxílio, principalmente no inicio da implementação, onde acontece a instalação da unidade da franquia. Isso acontece pois, além das empresas desejarem manter e repassar sua boa imagem, ela também preza para que suas regras e normas sejam validadas e também que sua estrutura seja mantida, não tendo assim melhor meio de se ensinar isso, do que se aproximando da unidade e ficando presente e acompanhando toda essa fase.
Além de toda essa ajuda que já foi citada, muitas vezes os franqueados também oferecem um excelente suporte a filial no que diz respeito ao marketing, e também oferecem uma assessoria que ajuda a cuidar dos detalhes mais burocráticos desse processo. Algumas empresas podem até mesmo acabar ajudando seus franqueados a escolherem o ponto comercial onde a franquia será colocada. Outra vantagem desse sistema, é que falando generalizadamente, as franquias tendem a se expandir e desenvolver de maneira bem rápida, principalmente se ela for muito conhecida, o que acaba prejudicando seus concorrentes e os deixando para trás.
No momento em que se decide fazer uma adesão a alguma franquia, deve-se antes de mais nada, escolher com atenção e cautela alguma que se encaixe em uma área que de fato interesse ao franqueador, ou até mesmo um área na qual ele já possua certa experiência. É muito importante também que se leve em conta o perfil do público alvo da região onde a franquia será implementada, alinhando assim as expectativas e diminuindo as divergências.
Após o processo de escolha da empresa, já é possível que o interessado solicite aquele documento citado acima, o COF, sendo essa uma etapa fundamental, possibilitando a análise dos requisitos que forem propostos pelo dono da empresa e estudando se tudo poderá ser cumprido e acatado.
Franquias de Alimentos Naturais
Essas franquias são ideais para pessoas que desejam investir em um mercado que vem crescendo ano após ano, movimentando mais de noventa bilhões de reais por ano no nosso país. Essa ideia de alimentação saudável tem ganhado muita força e popularidade nos últimos dez anos, já que existe uma onde de reeducação alimentar ao mesmo tempo que a população não quer deixar de consumir coisas saborosas.
Esse movimento de vida saudável também foi impulsionada pelo foco na longevidade das pessoas, então elas estão se empenhando em realizar exercícios físicos, praticar esportes e melhorar seus hábitos alimentares. Por todos esses fatos é que as franquias de alimentação saudável conquistam cada vez mais espaço e se transformam em negócios muito lucrativos. As principais franquias desse segmento são:
– Franquia de Produtos Naturais – Nação Verde;
– Franquia de Produtos Naturais – Mundo Verde;
– Franquia de Produtos Naturais – Bioflora;
– Franquia de Produtos Naturais — Now! Nutrição Esportiva;
– Franquia de Produtos Naturais — Boali;
– Franquia de Produtos Naturais — DNA Natural;
– Franquia de Produtos Naturais – Empório Döll;
– Franquia de Produtos Naturais – Kiwi Sucos;
– Franquia de Produtos Naturais – Bio Mundo;
– Franquia de Produtos Naturais – Korin;
– Franquia de Produtos Naturais – VEG +;
– Franquia de Produtos Naturais – Porto do Sabor;
– Franquia de Produtos Naturais – Terra Madre;
– Franquia de Produtos Naturais – Graviola;
– Franquia de Produtos Naturais – Balada Mix;
– Franquia de Produtos Naturais – Saladenha;
– Franquia de Produtos Naturais – Saladices;
Com essas dicas é possível pesquisar e escolher a melhor opção para quem quer seguir nesse ramo.