Fertilizantes, Brasil Busca Auto Suficiencia

O desenvolvimento

O mundo está chegando a beira da maior crise de alimentos anunciada. O aumento da população e a diminuição das áreas cultivadas são os maiores responsáveis por esta crise que já é fortemente sentida em alguns lugares. Nesse contexto o Presidente Lula vem desenvolvendo estratégias para estimualr o desenvolvimento e a ampliação da agricultura familiar no país, como uma medida que visa fortalecer a agricultura interna e também auxiliar no combate a crise mundial de alimentos com a queda nos preços.  Um dos primeiros problemas a ser resolvido para poder levar avante o incentivo a agricultura é com relação aos fertilizantes que são essenciais a produção agricola, o Governo pretende aumentar a produção e diminuir a importação, podendo dessa forma diminuir consideravelmente os custos da produção agricola nacional.

Adubo

Adubo

Lei dos Fertilizantes, obejtivos e benefícios

O Governo Federal através do Ministro da Agricultura apresentaram a Lei dos Fertilizantes, um projeto elaborado pela equipe do governo e economia politica que estabelece o regramento para a exlploração das jazidas brasileira dos minérios necessários para a produção dos fertilizantes, objetivando com esta ação reverter o quadro atual em que 75% dos fertilizantes usados nas lavouras brasileira é importado e somente o restante dos 25% são produzidos aqui. Pela proposta esses indices devem ser revertidos num periodo que vai de 7 a 10 anos, com a exploração das jazidas brasileiras de fósforo e potássio que são os componentes do NPK. O Brasil acara com o custo da produção e tambem possui a matéria prima para garantir essa produção através das jazidas que existem no Amazonas e também na faixa litorânea que fica entre o litoral do Espirito Santo até o Sul do Sergipe. A Lei dos fertilizantes deverá ser fonte geradora de riquezas para o Brasil, pois beneficiará o produtores agricolas brasileiros, abrangendo igualmente desde a agricultura familiar que são os responsáveis por 80% dos alimentos que chegam a mesa dos brasileiros, até os grandes produtores, fortalecendo a agricultura nacional. E além da agricultura a exploração das jazidas de minério irá criar milhares de novos postos de empregos direto e indiretos na cadeia produtiva dos fertilizantes que irá se formar.

Fertilizantes, Brasil Busca Auto Suficiencia

Fertilizantes, Brasil Busca Auto Suficiencia

Fertilizantes no Brasil – números

A Embrapa realizou um estudo sobre a produção agrícola brasileira no ano de 2008, onde aponta os números e os valores gastos pelo Brasil com a importação de fertilizantes. Segundo a Empresa  o Brasil gastou 2,4 bilhões de dólares comprando no exterior o adubo para as lavouras nacionais, além disso mais 3,8 bilhões de dólares foram gastos com a compra do cloreto de potássio que representam 90% da necessidade anual de consumo. Um índice muito expressivo e que pesa na agricultura é o preço dos fertilizantes que no ano de 2008 teve um aumento de 100%, num Brasil em que a inflação média é de 4% este aumento traz um grande prejuízo para o setor.

Nitrogenados

Nitrogenados

O Brasil possui a matéria-prima a custo beneficio e também possui as ferramentas para mudar este quadro e transformar esse negócio de futuro a nosso favor, é necessário apenas vontade política. Um país que é considerado o segundo maior produtor de alimentos do mundo não pode continuar dependendo da importação dos insumos para a sua produção.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Negócios

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *