Hoje em dia está complicado conseguirmos manter um negócio por muito tempo se não temos algumas estratégias para conciliar tantos concorrentes no mercado. A economia atual se faz de muitas maneiras, com muitas modificações e pouco tempo e isso prejudica demais quem possui seu próprio negócio.
Normalmente as beneficiadas são somente aquelas que possuem grande capital para investir, importar e exportar matérias-primas e produtos acabados. É claro que nem sempre conseguimos prever, nem sequer especialistas no assunto conseguem. O que sabemos é que aqueles que sobrevivem aos tempos de crise são os que se adaptam para construir uma empresa sólida e que só cresce no mercado. É fato que quando entramos no mercado não sabemos nada sobre como ele é e por isso acaba-se aprendendo com os erros. Mas será que temos tempo para errar?
As empresas grandes, quando passam por crises conseguem se manter firmes por apresentar culturas sólidas, clientes fixos, métodos e processos que fazem total diferença. A questão não é ser engessada, mas sim saber utilizar dos melhores artifícios para se manter sempre em alta. Para falar de crescimento precisamos diferenciar as empresas que já estão no mercado para as que estão entrando agora.
Abrindo Uma Empresa
De modo geral é bem simples, uma pesquisa de mercado deve ser feita logo de início para que sua empresa já abra sabendo dos concorrentes, das capacitações necessárias para que a empresa dê certo, além de um planejamento bem estruturado e um capital reserva para investir.
Infelizmente no Brasil as pessoas abrem um negócio somente quando não sabe mais o que fazer, junta todas as suas economias e se joga no mercado, mas na maioria das vezes elas não fazem nenhum planejamento, muito menos um preparo de como será dali pra frente. O único objetivo é sustentar a família e no máximo ter uma renda extra, os pensamentos são pequenos e pouco concisos e com isso os resultado são milhares de lojas e outras empresas abrindo e fechando em curtos espaços de tempo.
Assim eles saem do empreendimento piores do que entraram, com frustrações e dívidas. A minoria que consegue se manter nem sempre pensa em crescer, alguns chegam ao sucesso e para isso que algumas dicas são necessárias.
Bom Planejamento
Pode até ser que não existe uma receita de bolo para conseguir o tão esperado sucesso para se atingir em uma empresa, mas sabemos que algumas coisas não podem faltar e o planejamento é um deles. Desde a quantidade de funcionários, com a escolha dos fornecedores que oferecem maior prazo, menor custo e melhor qualidade. Além disso é preciso ter um conhecimento formal sobre como abrir uma empresa em termos legais.
Para isso se você já tiver um dinheiro destinado seria interessante a contratação de um contador ou advogado que entenda melhor sobre cada uma das partes que seja importante. Após essa parte mais estressante é hora de analisar o mercado, não abra seu negócio sem pensar em quantas lojas do mesmo já possuem na sua cidade, ou então sem conferir se você conseguirá competir com o preço do seu concorrente. Há clientes que irão buscar pela sua solução? Se faça essa pergunta e se ela for negativa, não invista em coisas que você não irá obter um lucro.
Se você tiver um tempo um pouco maior, não deixe de fazer um plano de negócio que consiga atingir os seus objetivos antes mesmo de abrir seu negócio e não ter certeza se aquilo vai dar certo. O plano de negócio pode ser feito de diversas formas, não deixe de pesquisar, na internet mesmo sobre ele.
Clientes
Antes de tudo, criar uma empresa envolve em trazer uma solução para o cliente que ele ache necessário, seja para você criar algo, ou então simplesmente vender, mas o foco sempre é agradar para o cliente. Com isso defina seu público alvo, não tente jogar para todo lado, você provavelmente não vai acertar ninguém se for dessa forma. Faça suas pesquisas, propagandas e todo resto voltado para um público que você já sabe que terá boa adesão no mercado.
Concorrentes
Não deixe de pesquisar, mas principalmente de analisar o quão iguais vocês são e o que você pode trazer de diferencial para que as pessoas consigam escolher sua empresa sem pensar duas vezes. Nem sempre você terá os mesmos preços ou abaixo deles mas a questão é saber vender todas a qualidade, a marca em si. Por que será que sempre queremos comprar um celular da Apple, mesmo ele sendo tão caro?
Empresas Já Existentes
Para as empresas que já estão no mercado, algumas das dicas acima podem ser utilizadas caso você abriu sua empresa e não fez aquela pesquisa prévia. Mas para aquelas que possuem problemas diferentes, o mais interessante é procurar entender o mercado, você sabem o quanto o mercado é volátil?
Cada semana, cada dia e cada hora, saem produtos novos,aos montes, procurando uma forma de ganhar mais e mais. Nossa atenção precisa ter dois focos, o primeiro seria em processos internos como organização, retirar processos desnecessários, otimizar os existentes. Quanto aos processos externos seria viável buscar mais sobre o que o mercado procura, otimizar a experiência do cliente com o que você vende, seja produto ou serviço.