Quando começamos a ganhar nosso próprio dinheiro, morremos de vontade gastar com tudo que vier pela frente. Sentimos o peso nas costas de todos os gastos que começam a chegar, lembrando de como era bom quando a família cuidava disso e nós apenas usufruímos do que era possível.
Aos nos tornar adultos as coisas mudam e muita gente acredita que o dinheiro vai vir fácil e que irá conseguir se controlar para todos os gastos. Infelizmente isso não acontece e a maioria das pessoas acabam entrando no limbo do cartão de crédito, da conta paga no mês seguinte e de todas as formas possíveis de se consumir.
Todo esse pensamento é baseado nas conclusões chegadas em diversas pesquisas pela falta de uma educação financeira que deveria ter começado logo na base da escola. A verdade é que muitas coisas da vida não temos noção nenhuma de como viver e lidar com o dinheiro é uma delas.
Como Lidar Com O Dinheiro?
Muita gente passa a vida toda tendo problemas com o dinheiro que ganha, algumas delas realmente ganham pouco e não conseguem se manter, enquanto outras apesar de possuírem uma renda adequada não conseguem o melhor desempenho.
No começo da civilização a falta do dinheiro trouxe muita briga entre povos, imagina se tudo que você precisasse ter dependesse de uma troca? É bem complicado pensar que a humanidade demorou tanto para criar uma forma de se pagar que fosse efetiva o suficiente.
O dinheiro se tornou muito importante para o desenvolvimento de países pelo mundo a fora e sinal de prosperidade ou não dependendo da forma como ele é usado. Lidar com o dinheiro não é uma coisa tão fácil assim, nem mesmo grandes economistas, especialistas nessa área, possuem a fórmula mágica para salvar aqueles que estão no fundo do poço.
O dinheiro precisa ser o seu aliado, mostrando o quanto você consegue fazer ele render mais. O consumismo deve ser a primeira coisa a abolir de sua vida. Se não irá fazer falta, simplesmente não deve ser comprado. A partir de frases simples e diretas assim, você deve ir se policiando para que eles se tornem presentes sempre na sua vida.
A melhor forma de não gastar uma renda que você possui é não deixando ela solta. Por isso seria interessante você utilizar do processo de investimento.
Investimento: O Básico
Quando pensamos em investimento alguns pensamentos já surgem logo de cara. Ao contrário do que muitos dizem, investimento não é somente uma coisa para quem é rico. Qualquer pessoa consegue guardar um dinheirinho. As pessoas passam uma imagem que investimento é somente grandes ações.
Essas realmente são bem complicadas e demandam estudo e prática. Não se iluda em achar que você entende muito, até pessoas muito bem informadas sobre o assunto acabam perdendo em alguma situação que é imprevisível. É tranquilo procurar uma instituição financeira que pode te oferecer algum programa de confiança e que renda.
Infelizmente o rendimento vai ser mais barato do que em ações, mas pelo menos será mais seguro. Até mesmo no seu banco pessoal você consegue investir o dinheiro que está guardado. Algumas pessoas começam com poucos reais mensais, que podem ser retirados quando quiser.
Mas o problema é de que quando há muita facilidade em gastas, acabamos usando o dinheiro. Por isso há também a forma de deixar por um tempo maior guardado que acaba rendendo até mais. São muitas as opções para conseguir ganhar um um dinheiro extra e principalmente tentar economizar para algo maior.
Os investimentos podem ser divididos em renda fixa e variável, sendo que a primeira com o rendimento fixo durante todo o investimento, podendo ser pré ou pós, sabendo ou não a porcentagem, essas são indicadas para aqueles que estão começando agora, os principais dessa lista são CDB, CDI, Poupança, Tesouro Direto e outros.
As rendas variáveis são totalmente voláteis e com isso não muita previsão do quanto se pode ganhar, podendo ser milhões até mesmo perdendo. As ações na bolsa de valores são os números mais previsíveis.