Economia Hoje

Apesar da crise mundial, o Brasil gera emprego e continua crescendo sem maiores problemas mesmo que de forma mínima. País ultrapassou a Espanha e hoje em dia representa sexta maior economia mundial, líder entre países que integra o bloco do MERCOSUL. Com aproximados 200 milhões de habitantes, representa um mercado consumidor em potencial. O Governo contemporâneo aplica medidas no intuito de nunca frear o consumo que faz empresas produzirem e continuar gerando emprego. No entanto, há problemas sérios no aspecto educacional e tecnológico. Falta mão de obra especializada para assumir cargos de suma importância para o crescimento do país. Conheça como esta a economia brasileira da atualidade.

Economia Hoje

Economia Hoje

Desenvolvimento: Evolução econômica necessariamente está atrelada ao nível de educação e tecnologia existente nas nações. Neste quesito, o Brasil ainda peca. A temidacCorrupção consome parte do erário público destinado aos dois setores. Diversas crises são apontadas no setor, cabendo destaque ao FIES (Fundo de Financiamento Estudantil).

Universidades não recebem dinheiro do governo e prometem cancelar matrículas dos alunos beneficiários. Governo já deixou claro que almeja focar apenas em: Habitação, geração de empregos e nos dois grandes eventos esportivos mundiais.

Necessário crescer: Com média de crescimento que não ultrapassa 4% será difícil alcançar destaque na lista. Além de lutar contra corrupção, governantes necessitam implantar planos de pesquisa científica em longo prazo, aumentando renumeração para pesquisadores que em solos nacionais é mínima.

Economia Hoje

Economia Hoje

A nação brasileira está longe de conquistar revolução tecnológica e de forma consequente, assumir a liderança dos maiores país econômicos do mundo legitimamente. Muitos falam que país representa a sexta maior econômica do planeta, poucos analisam que o Brasil também se localiza no topo do ranking de regiões com maior desigualdade entre a população residente ativa na economia.

Geração de Emprego: Somente força de trabalho capacidade pode assumir os melhores postos de trabalho. Em cada novo semestre, novos trabalhadores estrangeiros são contratados por empresas multinacionais que precisam comprovar ao governo que não conseguiu encontrar funcionários preparados dentro dos limites nacionais.

Após realizar a comprovação ainda há processo burocrático no qual os empresários asseguram inclusive moradia. Enquanto investimentos não chegarem à educação acadêmica ou tecnológica os melhores empregos devem ficar nas mãos dos trabalhadores estrangeiros.

Economia Hoje

Economia Hoje

Em fevereiro de 2012, o CAGED (Cadastro Geral de Empregado e Desempregados) contabilizou mais de 150 mil empregos com carteira assinada gerado no Brasil. Desde o mesmo mês do ano passado, foram gerados aproximados 900 mil empregos celetistas.

PIB Brasil 2011: Segundo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) houve crescimento de 2,7% no ano passado, ultrapassando R$ 4,1 trilhões. Como de costume, resultado abaixo das expectativas governamentais (mais de 5%). No entanto, quando comparado com a conjuntura da crise atual nos EUA ou na Europa se entende o resultado com otimismo.

O PIB representa toda soma de bens e serviços que foram produzidos por alguma região no período de 01 ano.

Por Renato Duarte Plantier

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Negócios

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *