Economia Dos Emirados Árabes Unidos: Pib, Idh E Negocios

Emirados Árabes Unidos

Provavelmente muita gente conhece os Emirados Árabes Unidos como uma nação do Oriente e que é muito rica economicamente, onde há muitas pessoas dispostas a gastar muito dinheiro, nos mais diversos lugares luxuosos que existem por lá, mas o que muita gente não sabe ainda é que esse país se formou, a partir de uma junção de 7 emirados árabes, ou seja, foi criado a partir de 7 nações menores.

Os 7 estados que deram origem aos Emirados Árabes Unidos são Abu Dhabi, Ajman, a famosa Dubai, Fujairah, Sharjah, Umm al Quawain e Ra’s al khaimah. São sete emirados que ao se juntarem formaram uma nação forte, principalmente economicamente e que é um dos lugares mais promissores do mundo, apesar de ainda ter problemas que esbarram nos direitos humanos, como a tradição de o homem ser mais do que a mulher.

Os países que fazem fronteira com esse país unificado, são os países Qatar, Omã, Arábia Saudita e ao Norte a sua fronteira é com o Golfo Pérsico. Dubai provavelmente é o ponto central de todo o país, inclusive é também o emirado com maiores números populacionais, somente em Dubai moram 1,3 milhões dos 4,6 milhões de habitantes que vivem em todo o Emirados Árabes Unidos.

Além de tudo isso que foi citado, é também um lugar muitíssimo procurado pelo turismo, assim como é a principal rota de muitos voos internacionais, é um dos países de mais parada de escalas em voos em todo o mundo, isso se deve muito a sua localização na península arábica que está em uma região mais ou menos de divisão entre o mundo ocidental e oriental, apesar do país em si já estar na parte oriental do mundo.

Em geral, o que move os Emirados Árabes Unidos e suas riquezas financeiras e econômicas é o petróleo, um dos seus mais abundantes recursos naturais, no entanto, uma coisa muito curiosa, é que o seu principal emirado, o emirado de Dubai não possui petróleo, sendo assim o petróleo faz parte apenas de uma pequena parte de sua economia total, sendo seus principais negócios são as empresas multinacionais que trabalham dentro de suas fronteiras e também a famosa Zona Franca de Jebel Ali, famosa internacionalmente.

Emirados Árabes Unidos

Emirados Árabes Unidos

Os índices de qualidade de vida no país são bem altos, a exemplo disso temos o índice de desenvolvimento humano, também conhecido apenas como IDH, que fica em um valor de 0,815, considerado bem alto, está nivelado com o IDH de algumas das maiores economias do mundo. Isso se dá por causa dos índices de qualidade de vida do país, por exemplo, o sistema de saneamento atinge quase que a totalidade da população, o nível de analfabetismo é muito baixo, por volta dos 10% e além de tudo isso, um dos dados mais importantes é que a mortalidade infantil é baixíssima. Outro fator que interfere no IDH é a expectativa de vida ao nascer, que no caso dos Emirados Árabes Unidos é de 78 anos e meio.

Uma informação interessante sobre os Emirados Árabes Unidos, é que muita gente pensa que a capital dessa nação é a cidade de Dubai, mas essa informação não está correta, pois a capital administrativa do país é Abu Dhabi. O sistema de governo é definido como um sistema de monarquias islâmicas, ou seja, os emirados são governados pelos seus monarquistas considerando o modelo islâmico de governo e o idioma oficial dos emirados e consequentemente também do país é o Árabe.

Religião

Religião nos Emirados Árabes Unidos

Religião nos Emirados Árabes Unidos

Apesar dos Emirados Árabes Unidos serem um país de governo islâmico e que segue as tradições desse sistema não somente em sua religião, mas também no seu modo de vida e na sociedade, não é 100% do país que segue o islamismo. Sim o islamismo é a maioria com cerca de 77% de adesão pela população, mas o país também tem uma comunidade que segue o cristianismo de cerca de 12,5% da população, há também uma comunidade que segue o hinduísmo de cerca de 8,5% da população, além de ter pessoas que se intitulam sem religião, e um índice de ateus de pouco mais de 2% da população.

Economia

A economia do país, considerando todos os seus sete emirados, é uma economia considerada aberta, além disso e o mais importante, é uma economia sem muitos riscos, com uma boa taxa de crescimento e também é uma economia estável, que não está sujeita a grandes escândalos ou flutuações da moeda. Um dos fatores mais importantes para definir a força de uma economia é a sua balança comercial, que no caso dos Emirados Árabes Unidos vem apresentando ano após ano, superávits comerciais, o que é extremamente positivo para o país como um todo.

O petróleo de fato mudou a vida da sua população, quando ele foi descoberto há algumas décadas atrás, ele transformou a vida do povo dos 7 emirados, pois ele tirou muitas pessoas da pobreza e da vida em meio ao deserto e fez com que o país pudesse oferecer melhores condições de vida ao seu povo, assim como mais oportunidades de trabalhar, crescer e se desenvolver. A região passou de um conjunto reinos perdidos que sofriam em meio ao deserto, para um dos país moderno que oferece um altíssimo padrão de vida a seu povo.

Apesar da importância do petróleo para a mudança nas condições de vida por lá, o país diversificou seus negócios e diminuiu para menos de 30% a dependência econômica do petróleo, ou seja, o petróleo representa menos de 30% da sua movimentação econômica, sendo o setor de turismo, comércio e serviço abrangendo cerca de 48% (incluindo petróleo) e o setor de indústria com a maioria absoluta da fatia econômica, tendo mais de 50% da participação na economia do país, vale lembrar que os Emirados árabes Unidos tem um acordo de sobre comércio e investimentos com os Estados Unidos da América, com quem eles fazem muitos negócios.

Hoje o investimento externo move boa parte do dinheiro no país, isso se deve a zonas onde o a taxação de impostos é zero, essas zonas são chamadas de zonas francas. Vale ressaltar que a taxa de desemprego é de pouco mais de 2%, bem baixa e que o seu PIB ou Produto Interno Bruto é bem alto, sozinho ele fica por volta dos 163 bilhões de dólares e quando se considera o PIB per capita, o valor é de 43700 mil dólares.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Negócios

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *