Economia Do Zimbábue: PIB, IDH e Negócios

Hoje vamos aprender um pouco mais sobre a cultura e como funciona a situação econômica desse país, chamado de Zimbabwe. Então, antes de conhecer a economia desse país, vamos entender um pouco mais sobre sua história e cultura, para que possamos compreendê-lo de uma melhor forma.

O Zimbabwe, que com sua tradução pode ser chamado de casa de pedra é um país que anteriormente era designado da Rodésia do Sul, e em seguida, Rodésia. Sua população chega em torno de dezesseis milhões de pessoas, e conta com mais de dezesseis idiomas classificados como oficiais do país. Apesar dessa grande variedade, a maioria dos habitantes é fluente em inglês, Ndebele e também Shona.

Desde meados do século onze, esse país é classificado como o local de diversos tipos de estados e diferentes reinos, classificados como organizados, além de também, uma rota de extrema importância para os negócios referentes a migração de também o comercio do país.

Ainda no ano de mil novecentos e noventa e cinco, o governo da época, que era classificado como a minoria do país, acabou declarando que o país seria unilateralmente declarado como independente.  Com isso, o estado desse país acabou travando uma guerra interna com o outro lado da população, geralmente classificados como nacionalistas negras. Essa guerra durou cerca de quinze anos, e foi marcada por diversos tipos de intercorrências. No ano de mil novecentos e oitenta, um acordo paz foi estabelecido.

Quanto ao território desse país, podemos observar que é basicamente composto por uma região planáltica, que é coberta por savanas. Seu solo é muito fértil, o que contribui para um ambiente de agricultura muito interessante para o país. Um dos principais meios de riqueza economia do país é voltado para a criação de gados e também a cultura do tabaco.

No ano de dois mil e dezesseis, segundo pesquisas, Zimbabwe 16,1 milhão de habitantes o que acaba sendo correspondente a cerca de vinte e seis habitantes por quilometro quadrado. Por ser um país com diferentes tipos de cultura, é possível observar que quase noventa e oito por cento dos habitantes do país são derivados dos povos de Língua Bantu.

Quanto ao grupo étnico do país, os Xonas compreendem um pouco mais de setenta por cento da população. Em seguida, podemos observar que os Zulus fazem parte dos outros vinte por cento da população, descentes dos povos nele.

A população branca do país compõe apenas cerca de um por cento do mesmo. A maioria dos brancos desse país, tem ainda descendência britânica, além de também portugueses, franceses e também africânderes.

As cidades mais populosas do país são Harare, com cerca de um milhão e quinhentos mil habitantes; a segunda cidade se chama Bulawavo e conta com um pouco mais de seiscentos mil habitantes.

A Economia Do Zimbábue

Economia Do Zimbábue

Economia Do Zimbábue

O zimbabué é um país que no ano de dois mil e sete apresentou certa inflação de cerca de 1730%, mesmo que os especialistas na área econômica do país afirmem que a mesma chegou a valores de 100000%. A inflação do país continuou alta por dois anos após esse processo, e em dois mil e nove apresentou cerca de 98% ao dia, o que é considerado um valor inflacionário exorbitantemente alto.

Com essa inflação se apresentando no país, pode-se então observar que a economia do mesmo acabou se alastrando por esses anos. Com a inflação tão alta, as pessoas acabaram então não consumindo tantos produtos, o que fez com que o mercado financeiro do país sofresse muito.

A alta inflação do mesmo, acabou não atingindo somente o setor de compras e vendas no país, a produção do mesmo ficou estática, e apesar de o governo lançar algumas medidas protetivas a inflação, a produção agrícola do país, que gera alta parte da economia vem se apresentando cada vez menor.

No mesmo ano de dois mil e nove, um vídeo acabou circulando pela internet, mostrando a todos a situação desumana em que os presidiários do país acabam vivendo, além de mostrar claramente que quase todos eles apresentando sinais de desnutrição.

Ainda no ano de dois mil e nove, um novo governo tomou posse do país, e com isso, conseguiu algumas melhorais na situação economia do mesmo. Para isso, os preços do país acabaram sendo controlado pelo governo de forma mais ativa, fazendo assim com que não houvesse tantas variações, e que a população consumisse em maior quantidade os produtos vendidos por lá.

A Cultura Do Zimbabué

Ainda na questão de conhecer um pouco mais sobre esse país, vamos agora analisar toda a sua cultura, e entender o como funciona seus costumes e trejeitos.

O meio artístico é muito valorizado nesse país, o que acaba fazendo com que diversas pessoas se tornem artesãos e consigam assim ganhar a vida de forma tranquila dentro do mesmo. Isso é uma cultura muito própria do zimbabué, já que em outros países, os artesãos não são vistos de uma forma tão engajada. Essa é uma situação que acaba fazendo com que os habitantes de outros países da África, se mudem para Europa, principalmente.

As artes que mais se destacam dento do zimbabué são obras referentes a cerâmica, tecidos, e também diversos tipos de joias e esculturas feitas em principalmente madeiras. A música no país também e muito marcante, e considerada de extrema importância e relevância dentro de sua vida cultural.

O zimbabué é um dos países que é movido por diversos tipos de lendas e superstições, que em sua maioria, são cantadas em diversas músicas. Os instrumentos tradicionais do país, são a marimba, o piano de polegar, também conhecido como mbira e o xilofone.

o clima desse país, se apresenta na maioria das vezes tropical. Além disso, o zimbabué é uma pais onde diversas pessoas acabam fazendo turismo, já que oferece belas vistas e savanas, onde é possível encontrar grandes variedades de animais selvagens.

Uma das práticas econômicas do país, também é referente a mineração. Apresar de na maioria das vezes ser realizada de forma muito básica, onde os funcionários das mineradoras acabam sobrevivendo de forma desumana, essa é uma prática que leva a economia do país a números maiores.

Os diversos problemas do zimbabué não são referentes apenas a sua situação econômica; problemas sociais e políticos acabam levando o mesmo a certos tipos de conflitos, marcados por guerras e outros conflitos ao longo dos anos que se passaram.

A maior parte da população do país acaba vivendo muito abaixo da linha da pobreza, ou seja, com valores menores que 1,25 dólar ao dia. A maioria da população também é subnutrida e em alguns casos apresentam doenças como HIV.

A baixa expectativa de vida dos habitantes, pode ser considerada então por esses dois primordiais fatores, como a presença do vírus do HIV, e também a subnutrição dos mesmos. Nesse país, segundo pesquisas, a expectativa de vida não chega aos quarenta e sete anos, o que é considerado muito baixo para os dias de hoje.

Uma das piores classificações do Zimbábue é em relação ao seu índice de desenvolvimento humano, que chega aos valores de 0,140. Apesar de não parecer tão relevante, esse é um valor que faz com que o país seja classificado como uma das piões medias entre os cento e sessenta e nove países do ranking mundial.

Antes de analisarmos de uma forma mais completa os dados referentes ao PIB, IDH e negócios do países, vamos aprender e entender um pouco mais sobre alguns dados que podemos obter desse país.

IDH do Zimbabué

IDH do Zimbabué

A extensão territorial do zimbabué cobre cerca de 390.759 quilômetros quadrados, ficando localizado na África. A capital do país se chama Harare; o governo do país é classificado como uma república presidencialista.

A religião do zimbabué é composta por em sua maioria pessoas voltadas para o cristianismo, sendo cerca de 71,5% da população total, protestantes, católicos e outras pessoas que são ateais.

 O PIB Do Zimbábue

O PIB do país não é considerado muito alto, justamente por conta dos problemas relacionados a economia do mesmo, e como a alta inflação teve resultados muito negativo no desenvolvimento dos produtos internos do mesmos.

Quanto a oportunidade negócios no país, apesar de apresentar grandes déficits em empresas nacionais, o Zimbábue oferece diversos tipos de oportunidades para os moradores de lá, no setor público.

Essa é uma ação que acaba não englobando grande parte da população, fazendo então com que diversas pessoas passem toda sua vida em uma condição extremamente precária.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Negócios

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *