Economia do Japão: PIB, IDH e Negócios
O Japão é considerado como a 2° Maior Potência Econômica do mundo. Ele se localiza no continente asiático, no extremo leste do país. Em virtude da sua localização, o Japão é conhecido pelo apelido de “terra do sol nascente”.
A formação do Japão é feita por 4 grandes ilhas. São elas: Shikoku, Hokkaido, Kyushu e Honshu, e que equivalem a 97% da área total do país. Enquanto que o restante do país é formado por várias ilhas menores.
O Japão se encontra nos limites da placa tectônica euroasiática ocidental. Esta, junto com a placa do oceano pacífico, é responsável por formar o que se chama de zona de convergência entre as placas.
O que é o mesmo que dizer que essas duas placas tectônicas se encontram. Isso leva à ocorrência de grandes tremores. E também faz com que haja vulcões na região.
O Japão possui um território bem montanhoso. Somente 6% do seu território é formado por áreas de planícies. E isso atrapalha o desenvolvimento de agricultura no local.
É por esse motivo que a produção de produtos alimentícios não é o suficiente para dar conta de toda a demanda interna do país. De todos os produtos, o arroz é o único que consegue suprir bem a demanda. Por isso, ele não precisa ser importado.
A população do Japão é considerada como uma das maiores populações do mundo. Assim como a sua densidade demográfica, que também é uma das mais altas, e que representa a quantidade de habitantes por área.
Economia do Japão
Quanto à economia do país, ela é muito industrializada. E possui um bom apoio tecnológico. O Japão é destaque nos segmentos de informática, automobilístico, eletrônico, robótica, e etc. O país possui a 3° maior economia do mundo, ficando atrás somente da China e dos Estados Unidos.
É atribuído ao Japão o segundo maior PIB (Produto Interno Bruto) de todo o planeta. O país só perde para os Estados Unidos. A população japonesa possui um padrão de vida bem elevado, fruto do seu excelente desempenho econômico.
O IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) do país é muito alto (0,884). Essa informação foi divulgada em 2010, pela ONU (Organização das Nações Unidas). Devido a esse alto IDH, o Japão fica em 11° lugar, considerando o ranking mundial, do qual fazem parte 169 países.
Alguns dos itens que ajudam a manter essa média, podemos citar: a taxa de mortalidade infantil, que é uma das menores taxas do mundo; a expectativa de vida da população, que é de 83 anos; e também da taxa de analfabetismo, que quase não existe.
A partir da Segunda Guerra Mundial, quando o Japão foi derrotado no conflito, e também quando as bombas atômicas de Nagasaki e de Hiroshima foram lançadas, o país começou a se desenvolver muito industrialmente. Com isso, a sua economia foi se tornando mais complexa com o passar do tempo.
O sistema produtivo adotado no Japão é flexível, denominado de toyotista. Devido a isso, o país conseguiu alcançar um estágio de desenvolvimento elevado no decorrer do séc. XX.
A taxa de crescimento anual do país era maior que 5% na década de 70. O Japão adotou uma postura de compressão de proteção estatal e de consumo das grandes empresas.
Porém, a partir dos anos 90, o modelo de desenvolvimento japonês começou a entrar em crise, em virtude de um verdadeiro colapso que acometeu o sistema imobiliário e bancário do país. Além disso, o Japão havia permitido a associação entre conglomerados empresariais e bancos.
Com isso, tanto a eficiência econômica quanto a livre concorrência foram afetadas, ocasionando a redução de ambos.
Dados do Japão:
- Localização do Japão: Ásia.
- Área total: 377.801 km².
- Idioma do país: Japonês.
- Capital do Japão: Tóquio.
- População total: 127.156.225 habitantes
- Moeda: Iene
- Principais indústrias: eletrônicos, metais não-ferrosos e aço, veículos motorizados, alimentos processados, têxteis, máquinas, ferramentas e produtos químicos.
- Percentual da população rural: 33,4%.
- Percentual da população urbana: 66,6%.
- Densidade demográfica: 336,5 habitantes/km².
- Esperança de vida ao nascer: 83 anos.
- IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) muito alto: 0,884
- Religião: novas religiões 25,9%, Budismo 55,3%, cristianismo 3,5%, sem religião 10,2%, xintoísmo 2,1%, ateísmo 2,9%, outras religiões 0,1%.
- Chefe de Estado: Imperador Akihito.
• Governo: Monarquia parlamentarista. - Atual Primeiro-ministro: Yukio Hatoyama.
- Produto Interno Bruto (PIB): 4,9 trilhões de dólares.
- Inflação (IPC) em 2018: 0,979%
- População que vive abaixo da linha de pobreza (estimativa em 2013): 16,1%
- Coeficiente de Gini (em 2011): 37,9
- Variação do PIB em 2019: 0,9%
- PIB por setor em 2017: Serviços (68,7%), Indústria (30,1%) e Agricultura (1,1%).
- Força total de trabalho (em outubro de 2019): 69,24 milhões
- Força de trabalho por ocupação (em 2018): Serviços (72%), Indústria (25%), Agricultura (3%)
- Taxa de desemprego (em outubro de 2019): 2,4%
- Exportações (em 2017): $697,2 bilhões
- Produtos exportados: veículos motorizados, produtos químicos, equipamentos de transporte, materiais elétricos e semicondutores.
- Parceiros de exportação (em 2009): Estados Unidos (16,42%), Hong Kong (5,49%), República Popular da China (18,88%), Taiwan (6,27%) e Coreia do Sul (8,13%).
- Importações (em 2017): $670,97 bilhões
- Produtos importados: alimentos, têxteis, máquinas e equipamentos, matérias-primas, combustíveis e produtos químicos.
- Parceiros de importação: Austrália (6,29%), Indonésia (3,95%), República Popular da China (22,2%), Emirados Árabes Unidos (4,12%), Coreia do Sul (3,98%), Estados Unidos (10,96%) e Arábia Saudita (5,29%).
- Dívida externa bruta (em março de 2017): $3,408 trilhões
Em resumo, a economia do Japão é a 3° maior do planeta, de acordo com o PIB nominal, a 4° maior em PPC (Paridade do Poder de Compra), além de também ser o 2° maior país mais desenvolvido do mundo.
O Japão ocupa o 3° lugar quando em produção de automóveis do mundo. Esse país também detém as maiores empresas de bens eletrônicos. Além disso, o Japão também é frequentemente tido com um dos países mais inovadores que há no mundo. Tanto é que ele está entre os campeões de registros de patentes mundiais.
A indústria de bens de precisão e de alta tecnologia do Japão está em uma crescente competição com a Coreia do Sul e com a China.
O Japão também é considerado como mais credor dos países em todo o mundo.