Antes de começar a se falar exatamente sobre São Bartolomeu, é importante contextualizar e falar sobre Ouro Preto, que é uma cidade brasileira localizada mais especificamente em Minas Gerais, no sudeste do país. A população desse município gira em torno de setenta e cinco mil habitantes. Ouro Preto se localiza ainda em uma área que era bastante relevante para o ciclo do ouro e desse modo, de maneira oficial, foram enviadas para Portugal na época (século XVIII) mais de oitocentas toneladas de ouro, tirando ainda a quantidade que circulou de forma ilegal e também o que foi utilizado na decoração e ornamentação das igrejas.
Ouro Preto pertence às Regiões Geográficas Imediata de Santa Bárbara x Ouro Preto e Intermediária de Belo Horizonte, que é a capital mineira. Assim, levando em consideração as divisões de um estado de micro e mesorregiões, a microrregião a qual a cidade pertence é a própria microrregião de Ouro Preto e a mesorregião é a Metropolitana de Belo Horizonte.
O relevo da cidade não é totalmente estável, podendo ser observado que em Amarantina o relevo é de setecentos metros e em Antônio Pereira o relevo chega a mais de mil e seiscentos metros. E esse relevo comprometido é bastante prejudicial para as atividades agropastoris, mas são uma características marcantes das industrias de extração de pedras e de minérios. A altitude média do município é de mil cento e dezesseis metros, sendo que o bairro de São Sebastião é o mais elevado.
Em relação a extensão territorial, Ouro Preto possui uma área de mais de mil duzentos e quarenta quilômetros quadrados, e ao longo dessa extensão o município abriga nascentes de vários rios, como o Rio das Velhas, o Rio Piracicaba, o Rio Gualaxo do Norte e Gualaxo do Sul, o Rio Mainart e o Ribeirão do Funil. A cidade também abriga muitos fatores ligados a parte da flora mineira, como por exemplo os campos rupestres, as matas de araucárias, que também são chamadas de pinhais, as florestas de candeias e também conta com uma grande quantidade das áreas restantes da Mata Atlântica. O cerrado é a vegetação que mais predomina na cidade.
Em Ouro Preto o clima predominante é o tropical de altitude, que é bastante presenta nas regiões montanhosas do Brasil. Nesse tipo de clima, a principal característica é a incidência maior de chuvas entre os meses de outubro a abril e as geadas que acontecem em algumas vezes, entre os meses de junho e julho.
A economia da cidade de Ouro Preto é dependente majoritariamente do turismo, que é desencadeado principalmente por ela ser uma cidade histórica, com muitos pontos para visitação e muitas curiosidades e historias para serem desvendadas. Porém, esse não é o única fonte da economia da cidade, já que as indústrias de mineração e de metalurgia também contribuem fortemente nesse fator.
Assim sendo, as principais atividades que movem a economia ouro pretana são: turismo, indústrias de transformação de maneira geral e reservas minerais que contem bauxita, ferro, mármore, manganês e talco. Além disso, outro fator que contribui muito para a economia do município é a presença da Universidade Federal de Ouro Preto, que atrai estudantes de diferentes locais do Brasil, principalmente da região sudeste.
A cidade de Ouro Preto conta com vários distritos que a ela pertence, sendo que um deles é o foco do artigo de hoje. Eles são, em ordem alfabética: Amarantina, Antônio Pereira, Cachoeira do Campo, Engenheiro Correia, Glaura, Lavras Novas, Miguel Burnier, Santa Rita de Ouro Preto, Santo Antônio do Leite, Santo Antônio do Salto, São Bartolomeu e Rodrigo Silva. O foco do artigo de hoje é o distrito de São Bartolomeu e sua economia no que diz respeito ao IDH (Índice de desenvolvimento Humano) e PIB (Produto Interno Bruto).
São Bartolomeu – Ouro Preto
O distrito de São Bartolomeu fica a aproximadamente quinze quilômetros da cidade de Ouro Preto, e ele foi fundado em meados do século XVII, quando os bandeirantes chegaram as margens do Rio das Velhas. Lá existe uma bela Igreja Matriz de Nossa Senhora das Mercês e também um casario colonial, que são pontos muito representativos da arte barroca mineira e que estão presentes lá desde essa época, sendo que as tradições são revividas anualmente durante a festa do padroeiro, que acontece no dia 24 de agosto.
O Distrito de São Bartolomeu tem fama devido a produção de doces de forma artesanal e é por isso que a festa mais popular de lá é a festa da goiaba, contando inclusive com o apoio da prefeitura de Ouro Preto. O objetivo dessa festa é basicamente comemorar e celebrar a colheita da goiaba para realizar a fabricação da famosa Goiabada Cascão. Juntamente com o Queijo Minas, a Goiabada de São Bartolomeu foi registrada como patrimônio material mineiro.
Como é possível perceber, a economia desse distrito não é totalmente consolidada, e ela depende muito da cidade de Ouro Preto de maneira geral, e talvez seja inclusive por isso que ele ainda não tenha tido forças suficientes para se tornar uma cidade independente.