Não é novidade para ninguém que economia é um assunto sério para qualquer país. E, quando estamos falando de seriedade, claramente estamos dando um alerta: se a economia de um país não está indo muito bem, pode ter certeza que outros elementos também podem estar sofrendo, como os indicadores sociais. As causas são variadas, podendo estar relacionada com gastos governamentais exacerbados, redução da expectativa com a economia, entre outras coisas.
É certo que o Brasil não atravessa o melhor dos seus momentos. Só que, nesse sentido, o nosso país está muito longe de estar em apuros como outros países estão, como é o caso da Grécia, na Europa, e a vizinha Venezuela. Isso porque a economia do Brasil é bastante diversificada, permitindo que ele não entre por completo em um colapso financeiro.
Quais seriam as opções para o nosso país poder, enfim, decolar na economia novamente, como vinha fazendo desde o ano 2000? Muitas coisas são postas em cheque. Porém, o principal é que o país deveria investir cada vez mais em educação. É fato: as nações desenvolvidas só puderam permanecer em seus patamares depois que a educação foi levada como prioridade pelos governos.
E já que estamos falando de economia, que tal se conhecêssemos um pouco mais da economia de um dos menores países do mundo? Aqui, você vai conhecer um pouco mais sobre o mini país de Luxemburgo, bem como alguns detalhes sobre a sua economia. Vamos lá?
Luxemburgo
O país de Luxemburgo é uma nação que está localizada na Europa Ocidental, fazendo fronteira com a Bélgica, com a Alemanha e com a França. É uma nação soberana, com uma população que beira os meio milhão de pessoas, com uma área total de 2586 quilômetros quadrados. De acordo com a política que é instaurada por lá, Luxemburgo pode ser descrita como uma democracia representativa, na qual um grão-duque exerce o papel de monarca constitucional.
Em quesito de desenvolvimento, Luxemburgo é considerada como uma das nações mais desenvolvidas de todo o planeta, fatos esses que você vai conferir mais adiante. Apesar do tamanho diminuto, o país foi palco de diversos acontecimentos, tendo a sua história uma vasta e rica importância que ajuda a contar a história não só do próprio país, mas também a da Europa como um todo. Um exemplo de sua importância é quando este se tornou um bastião da Espanha (enquanto esta era a principal potência da Europa), ajudando a ter uma influência invejável em todo o hemisfério ocidental (além dos séculos XVI e XVII).
Organizações Que Luxemburgo Participa
Nem é preciso dizer que Luxemburgo é um importante membro fundador de várias organizações entre os países, tais como a própria União Europeia, NATO, OCDE, entre muitas outras. Essa grande participação de Luxemburgo em acordos diversos está ligado intrinsecamente com o favor entre a coesão política, militar e econômica. Para se ter uma ideia da importância da pequena nação é que esta é sede de várias instituições, inclusive da União Europeia.
Assim com o Brasil (teoricamente), Luxemburgo é declarado como um estado laico, porém com o catolicismo sendo a religião mais praticada naquele território. É, também, um país trilíngue, onde o alemão, o luxemburguês e o Francês são considerados como línguas oficiais do país. Curiosamente, a segunda língua mais falada em Luxemburgo é o português! Estima-se que, no pequeno país, habitem mais de sessenta mil falantes da língua que é considerada a mais complexa do mundo. Toda essa importância levou o governo de Luxemburgo a fechar uma parceria com o governo de Portugal, na qual ficou acordado o ensinamento da língua portuguesa nas escolas e demais instituições de ensino de Luxemburgo.
A Economia, IDH, PIB e Negócios de Luxemburgo
Não sendo um país muito extenso, é de se pensar que Luxemburgo não tem espaço hábil para poder ter uma economia baseada na extração e na agricultura, sendo que esses itens são os principais importes realizados pelo estado luxemburguês. Investimentos realizados na indústria desde 1970 mostram o comprometimento político de Luxemburgo em transformar o país em uma potência: hoje, as suas exportações giram muito ao redor de tecnologia, como máquinas para a indústria. Um outro setor que vem se fortalecendo muito no pequeno país é, sem dúvida, o de serviços, principalmente os ligados às instituições financeiras.
Por conta disso tudo, o PIB de Luxemburgo é o equivalente a 67 bilhões de dólares anuais, onde o per capita ultrapassa a marca de 110 mil dólares. Ou seja, isso ajuda a puxar lá para cima questões como a do IDH, que, em Luxemburgo, é de 0,904, considerado muito alto. E, realmente, a qualidade de vida por lá é uma das coisas mais indiscutíveis que temos notícia. Explicamos: os serviços prestados à população é de uma qualidade nunca antes vista.
Apesar disso, se um dia você pretende morar por lá, deve entender que o custo de vida lá é bastante alto: apesar de o salário mínimo ser de 1800 euros, os preços para aluguel de casas, por exemplo, beiram os 1200 euros, fora os outros gastos (com alimentação, por exemplo).
Luxemburgo É O Lugar Ideal Para Mim?
Para começo de conversa, você deve ter a plena noção que o lugar é bastante caro, justamente por ser um país rico: como podemos mostrar para você anteriormente, os preços mínimos de vivência por lá são bastante assustadores. Porém, ainda se mantém como um lugar bastante convidativo para as pessoas.
Uma das características do país é ter influências estrangeiras bem marcadas: as vilas existentes lá fazem diversas festas para mostrar um pouco de sua cultura. Ou seja, é bem difícil um fim de semana que não seja agitado por lá. Um outro motivo para escolher Luxemburgo para ser o seu endereço físico é a possibilidade de estar em três países da Europa a hora que quiser por uma distância de trinta minutos. Isso permite, por exemplo, que muitas pessoas façam compras nesses países, por conta da proximidade.
A qualidade dos serviços e da vida no geral é o que chama a atenção de muita gente também, que não hesita em investir o seu dinheiro nesses serviços.