Economia da Libéria: PIB, IDH e Negócios

Entender economia deveria ser quase que uma obrigação para todos. Isso porque é um assunto de extrema importância,  pois influencia diretamente em nosso cotidiano, refletindo em nosso bem estar e em outros parâmetros que são de extrema importância para a nossa sobrevivência.

Não foi sempre que os seres humanos se preocuparam com esses assuntos. Isso porque, durante muito tempo, não era necessário mexer em muitas coisas para poder prover o principal, que era a alimentação: bastava caçar na natureza e estava tudo certo. A partir do momento que o ser humano começou a se preocupar com a sua fixação em uma região, deixando de lado o período nômade que tanto o acompanhou e passou a perceber que ele poderia produzir muito mais do que necessitava é que as noções de economia começaram a aparecer. Inclusive, grande parte das ciências foram sendo tomadas a partir do momento que o ser humano começou a se questionar sobre a sua origem.

A economia mundial não se encontra numa fase muito boa. Desde a bolha imobiliária que atingiu os Estados Unidos em 2008 algumas nações lutam para recuperar o que foi perdido durante esse período. O Brasil, felizmente, passou ileso dessa crise. Porém, a partir de 2014, a economia brasileira começou a sentir o baque da desindustrialização do país, em um momento onde ele gozava de grande bonança econômica e industrial.

Atualmente, o país dá sinal que está saindo, aos poucos, do cenário de recessão. Porém, as contas públicas ainda apresentam um grande arrombo, com governos que estão anunciando medidas extremamente impopulares. Para coroar tudo isto, uma crise política terrível que se acirrou a partir de 2014, quando a petista Dilma Rousseff foi reconduzida ao cargo de presidente da república, aprofundando ainda mais a partir do seu impeachment, em 2016.

Como o cenário econômico do Brasil já é de conhecimento de todos, que tal se pudéssemos aprofundar tais conhecimentos econômicos sobre o país da Libéria? Aqui, você vai conhecer um pouco mais sobre ele, bem como também terá algumas informações bastante interessantes sobre dados importantes que o país apresenta. Vamos lá?

A Libéria

A Libéria nada mais é do que um país que está localizado na África ocidental, fazendo fronteira com Serra Leoa, Costa do Marfim, Guiné e também com o Oceano Atlântico. Por incrível que pareça, a Libéria era um território que foi adquirido por uma organização Estadunidense que tinha como princípio assentar os negros libertos ou livres que tinham deixado os EUA. Ou seja, a população do país é basicamente descendente de ex-escravos.

E não é à toa que o seu nome é Libéria: em termos reais, Libéria significa “País dos Libertos”. A sua independência ocorreu em 26 de julho do ano de 1847. Uma curiosidade nesse sentido é que apenas a Libéria e a Etiópia não foram colonizadas pela Europa; o restante dos outros países africanos passaram pelas mãos dos ingleses, espanhóis, holandeses e portugueses.

Infelizmente, o país passou por diversas guerras (sendo as mais trágicas a de 1989 e 2003), o que acabou afetando negativamente a sua economia. Isso porque, por conta da guerra,  vários investimentos internacionais foram afastados, bem como a destruição da infraestrutura do país por causa das guerras impedem um crescimento da produção e, consequentemente, da economia daquele país.

Um outro motivo que afetou duramente a economia da Libéria foi o fato de que o país passou por um pesado embargo econômico que, entre outras coisas, impediu um crescimento econômico no período de 2001 a 2007, por conta de uma suposta rede de contrabando que estava vendendo diamantes ilegais que eram extraídos do país vizinho, Serra Leoa.

A Agricultura

Nesse caótico cenário, o setor que mais se destaca no país é o da agricultura, no qual a atividade se baseia grandemente no cultivo de arroz, cereal que é a base alimentar de diversas culturas, como aqui no Brasil.

Outros produtos agronômicos bastante presentes na Libéria e que ajudam na economia do país é a mandioca, o cacau  e o café. Em se tratando de exportação, os produtos que mais têm vez no país são a borracha, a madeira  e o ferro. Um fato que se distorce dos outros como uma fonte de renda bastante lucrativa para a Libéria é o registro de navios sob a bandeira liberiana. O que atrai muitos proprietários de navios para o país é justamente os regimes fiscais, que acabam sendo muito atrativos para muitas pessoas.

Agricultura na Libéria

Agricultura na Libéria

Problemas Socioeconômicos

Infelizmente, a população da Libéria vive um grande problema socioeconômico, como era de se esperar. A população sobre com os altos índices de desemprego, o que acaba acarretando em problemas como fome e subnutrição.  Para você ter uma ideia da emergência que se avizinha em relação ao país, a cada mil nascidos no país, aproximadamente 90 acabam morrendo antes de completarem um ano de vida. A maioria esmagadora de habitantes no país acaba por viver com, diariamente, 1,25 dólares. Isso significa que essas pessoas estão abaixo da linha de pobreza.

Índices Diversos e o IDH

IDH na Libéria

IDH na Libéria

Isso tudo reflete em outros índices do país, como é o caso da expectativa de vida, que, na Libéria, é de 45 anos e um mês.  O número de analfabetos que povoam a Libéria beiram os 45%, um número considerado muito alto.  Com um PIB que chega a 870 milhões de dólares, o PIB per capta é um dos mais baixos do mundo, de aproximadamente 195 dólares.

Como era de se esperar, também, o IDH da Libéria nesse caso também é bastante comprometido, por conta dos problemas econômicos e sociais que o país enfrenta. O IDH do país está em 0,430, o que é considerado muito baixo para os padrões, evidenciando os problemas enfrentados pela população daquele país.

Em relação à religião, o cristianismo está em 42% da população, seguida de outras religiões (de matriz não cristã). Em relação ao ateísmo ou agnósticos, a porcentagem chega aos 16%. Os negócios que realmente dão receita considerável ao país está ligado justamente com os navios, como foi mencionado anteriormente por aqui.  Há um caminho muito longo a se percorrer pela nação da Libéria em relação à sua situação econômica e social.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Negócios

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *