Burquina Faso
Burquina Faso é um país localizado na África e que muitas vezes é chamado comente de Burquina. Ele possui uma área de extensão territorial de cerca de duzentos e setenta e cinco quilômetros quadrados e uma população de aproximadamente quinze milhões e setecentos mil habitantes. O país faz fronteira com outros a leste com Níger, a oeste e ao norte com Mali, ao sul com Benin, com Togo, com Gana e com Costa do Marfim.
A área do noroeste do país foi a primeira a ser colonizada, isso entre os anos de quatorze mil e quinhentos mil antes de Cristo. Essa população era composta por caçadores coletores, que são os seres humanos nômades que obtinham o seu sustento através da caça dos animais selvagens e da coleta das mais variadas plantas silvestres. Com o passar do tempo foram surgindo assentamentos agrícolas no país, isso entre os anos de três mil e seiscentos e dois mil e seiscentos antes de Cristo.
A base do que é a Burquina Faso hoje em dia tem referências diretas do que foi construído pelos Reinos Mossis, que eram os estados existentes na era Moderna que faziam a dominação de uma região próxima ao Rio Volta por muitos e muitos anos durante o século XI. Anos depois esses reinos passaram a ser protegidos pela França em 1896. Já no fim do século XIX a região da Burquina foi tomada e ocupada pela França, e isso foi consequência da Corrida a África (também chamada de Disputa pela África ou Partilha da África) que aconteceu no país, onde vários países da Europa entraram em conflito com países africanos. Essa condição continuou presente até o ano de 1960, que foi quando de fato o país conseguiu independência da sua antiga colônia europeia.
Anteriormente o país era conhecido como República do Alto Volta, tendo trocado seu nome somente no ano de 1984, sendo que quem chegou a tomar essa decisão foi Thomas Sankara, o presidente da época. O nome foi escolhido na intensão de unir duas palavras importantes, Burkina, que significa “homens íntegros” no idioma more e Faso, que significa “terra natal” no idioma diúla. Assim, o nome passou a significar “terra de pessoas íntegras”.
Burquina é ainda membro de organizações e instituições importantes, como a União Africana, a Organização Internacional de Francofonia, a Comunidade Econômica dos Estados da África Ocidental, a Comunidade dos Estados do Sahel – Saara e da Organização da Conferência Islâmica.
A constituição o país, outorgada no dia dois de junho de 1991 estabeleceu que o país deveria possuir um governo com características semi presidenciais juntamente com a presença de um parlamento, que podia em alguns casos ser dissolvida pelo próprio presidente da república, que é eleito de forma a possuir um mandato de cinco anos.
Burquina conta ainda com subdivisões, sendo elas a de treze regiões, quarenta e cinco províncias e trezentos e cinquenta e um departamentos.
A Economia Do País
A respeito da economia do país, o PIB (Produto Interno Bruto) de Burquina é um dos menores de todo o mundo, compreendendo em mil e quinhentos dólares, sendo que desse PIB, a agricultura é responsável por trinta e dois por cento, sendo assim de extrema importância, já que é também a forma de trabalho de aproximadamente oitenta por cento das pessoas que são economicamente ativas.
As principais atividades do país consistem na criação de gado e na plantação de milho, milheto, arroz, sorgo, amendoim e algodão, sendo que mesmo produzida de forma a ter excedentes para serem vendidas, isso não é suficiente para que o país se sustente, sendo necessária também a ajuda internacional para o financiamento de suas atividades.