Economia Da Dinamarca: Pib, Idh E Negocios

Cada lugar do mundo apresenta uma forma de economia um pouco diferente uma da outra, podemos ver que algumas são mais voltadas para a agropecuária, enquanto outras para extração de minérios e outros compostos e ainda há aquelas que investem em industrialização com produtos acabados e  totalmente tecnológicos. Por isso muitas vezes alguns conseguem se desenvolver mais do que outros.

Sabemos que a maioria daqueles que adotam a agricultura como principalmente atividade econômica, muitas vezes não se apresenta um desenvolvimento muito grande em outras áreas. Não fazemos ideia de quanto um país pode se diferenciar do outro nesse quesito, mas vem muito da cultura que eles possuem no cotidiano.

O Brasil por exemplo, possui uma economia muito dividida, mesmo com grandes centros industriais, há uma grande exportação de plantação, devido principalmente pelo tamanho do território, propício para grandes plantios e com isso se destacando nessa área. 

Entender um pouquinho de como o país consegue ser rico ou não é bem interessante, principalmente daqueles que possuem história de sucesso. Que tal aprender um pouco mais sobre a Dinamarca?

Dinamarca

É um país bem interessante para conhecermos, pois além de belas paisagens, possui um ótimo índice de desenvolvimento humano, algo que deixa a qualidade de vida de sua população bem confortável. É um país com muito frio, para os que gostam é um bom local para viver, mas ainda sim é um grande período de frio, algo que fica difícil de superar se não está acostumado.

É oficialmente um Reino, localizado na Europa na região setentrional. É um país nórdico com fronteiras ao sul com a Noruega e ao sudoeste com a Suécia, sendo o país mais meridional dentre eles. As outras fronteiras do país são marítimas, sendo o mar do norte pelo oeste do país e o Mar Báltico ao norte ao leste. 

Formada por mais de quatrocentas ilhas, a Dinamarca possui como língua oficial o dinamarquês, que se parece bastante com o sueco e com o norueguês. Das mais de 400 ilhas somente oitenta são habitadas, denominadas de arquipélago dinamarquês, lembrando que a maior porção de terra, se localiza na península chamada de Jutlândia. Por ser bem na estrada do mar báltico, o país também controla a saída e entrada dele pelos “Estreitos Dinamarqueses”.

Possui a sua maioria da população membros da Igreja Estatal Luterana, algo que se assemelha também nos países vizinhos. O país possui poucos moradores de outra nacionalidade, isso preserva bastante a cultura que eles adotam diariamente.

Como dito o país é um Reino, que vive em uma monarquia constitucional, bem parecida com a Inglaterra, com um sistema parlamentar de governo. Mesmo não possuindo o Euro como sua moeda oficial ainda faz parte da União Europeia, além disso faz parte da organização do Tratado do Atlântico Norte.

Bandeira da Dinamarca

Bandeira da Dinamarca

Na economia é bem diversificada, com uma mistura de capitalismo com o estado de bem-estar social. Pode não ser o país mais rico do mundo, mas possui a marca de menor nível de desigualdade das riquezas de todo mundo, de acordo com pesquisas do ano de 2011. Quando pensamos nisso já logo tentamos comparar com o Brasil em que a desigualdade é gigantesca e por isso muitas pessoas passam fome enquanto outras possui tanto dinheiro que não tem mais com o que gastar.

O clima de negócios do país é muito agradável, possuindo até o título de “lugar mais feliz do mundo”, já que qualidade de vida é de alto nível, juntando com a educação, a saúde e as oportunidades de emprego. Quem não fica até com vontade de morar lá?

Depois da Nova Zelândia é o país mais rico de todo o mundo e ainda o menos corrupto do mundo de acordo com pesquisas feitas em 2008.

Geografia da Dinamarca

Geografia da Dinamarca

Geografia da Dinamarca

Comentamos um pouco das fronteiras nórdicas, mas o país também fronteira com a Alemanha ao sul, possuindo cerca de quarenta mil quilômetros quadrados. As ilhas mais destacadas do país são Fiónia e Zelândia, possuindo poucos pontos elevados, sendo bastante plano toda a região.

A capital se chama Copenhaga e está em uma das ilhas, com isso a maioria delas são ligadas por pontes. Falando sobre o clima do país, não possui um verão muito intensos, mas dependendo do inverno as temperaturas podem ser bem baixas, sendo considerado um país de clima temperado, com primaveras secas e outonos chuvosos. Como se encontra bem ao norte, a duração dos dias varia bastante, no inverno os dias são bem menores.

Economia

Possui uma economia consolidada, se encontrando em 31ª maior economia do mundo. É um país voltado para exportação, dependendo muito dos intercâmbios comerciais, sendo a maioria deles feito com a união Europeia. A maior negociação ocorre com a Alemanha, tanto de importação quanto de exportação, sendo que os produtos industriais superaram os números da exportação agrária. Sendo a indústria química a mais forte do país.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Negócios

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *