A economia de um país é muito importante para que ele se possa manter tanto no mercado nacional quanto no internacional, não é verdade? Se um país se encontra em uma grave crise econômica, toda a população, principalmente a mais pobre, sofre com as consequências deste. Os países desenvolvidos se encontram, em sua maioria, no hemisfério norte do planeta. E, por desenvolvido, entende-se que é um país com excelentes condições de vida, tanto em questão de saúde e educação quanto na geração de empregos.
O Brasil, por exemplo, é um país que poderia figurar facilmente na alcunha de país desenvolvido. Isso porque ele tem uma infraestrutura de dar inveja, bem como um grande território que faz com que o desenvolvimento de vários tipos de indústria possam surgir de acordo com as regiões, o que aumenta o seu PIB e, consequentemente, aquece a economia. Só que, o que é que trava o país? Basicamente, são os índices de desenvolvimento, incluindo o bem estar social e a oferta de serviços básicos ao contribuinte. O nosso país tem um sistema de ensino superior que é invejado em vários países do mundo; porém, em consequência, apresenta índices pífios em relação à educação básica.
Além disso, por causa de sua dimensão muito gigantesca, alguns locais do país ainda se encontram em um subdesenvolvimento que é de causar tristeza: o regime de coronelismo ainda é visível em regiões do Nordeste e do Centro Oeste, coisas que podem causar surpresa no Sul e no Sudeste.
Em nosso artigo de hoje, iremos falar um pouco sobre Belize, bem como, também, alguns dados relacionados à sua economia e ao bem estar dos cidadãos. Vamos lá?
Belize
Belize é uma pequena nação que está localizada na América Central, sendo que a sua língua oficial é o Inglês. Tendo uma área de pouco mais de 22 mil quilômetros quadrados, Belize tem uma população que chega a quase 335 mil habitantes, ou seja, com uma população parecida com a cidade paulista de São José dos Campos, sendo que é o país com a mais baixa densidade populacional da América Latina, porém é o país que apresenta a maior taxa de crescimento da população nessa mesma região.
Por conta de sua relativa pequenez em questão populacional, Belize consegue apresentar um plano bastante consistente de preservação ambiental, como é o caso de sua área marítima, que apresenta uma abundância de espécies vegetais e também animais, sendo uma das principais do continente americano.
O Inglês
O inglês como língua oficial é uma marca da colonização britânica, sendo que o país foi o único na América a contar com essa colonização, tendo sido as demais feitas por navegadores espanhóis ou portugueses, como bem conhecemos a História. Apesar de ser um estado soberano, Belize faz parte da Comunidade das Nações, que têm a rainha Elizabeth II como a chefe de estado. Outros países também fazem parte dessa Comunidade, como é o caso da Austrália e do Canadá.
Belize é conhecida por ter uma grande variedade de línguas e também de culturas, tendo a cidade de Belmopan como a capital federativa da nação. No entanto, a cidade mais populosa é a cidade de Belize, com pouco mais de sessenta mil habitantes, se assemelhando com diversas cidades interioranas do Brasil.
Antes de os Europeus chegarem até o local, os maias eram os nativos desta terra, tendo os ingleses atracado por ali a partir do século XVII. É curioso pensar como os espanhóis não tinham atingido esse local até então, haja visto que as Grandes Navegações tinham começado dois séculos atrás. No ano de 1968, os EUA foram os responsáveis por mediar uma disputa na qual o Reino Unido e a Guatemala reconhecessem a independência da nação. A Guatemala só viria a reconhecer a independência de Belize 24 anos depois, em 1992.
Em termos políticos, Belize pode ser descrito como sendo um país com um democracia parlamentar, tendo a rainha Elizabeth II como sua chefe de estado, representada por um primeiro-governador que deve ser, por lei, Belizenho.
O Clima
O clima de Belize se caracteriza por ser tropical, com estações secas, principalmente no inverno. Esse tipo de clima favorece a busca pelo destino em estações mais quentes, como o verão, aproveitando os locais paradisíacos existentes dentro dessa pequena nação.
Negócios
E já que estamos falando de locais paradisíacos em Belize, a economia do país funciona basicamente por conta do turismo, já que existem locais realmente muito belos para serem explorados. Além disso, Belize têm sido o local preferido de diversos endinheirados, sendo que o país incorpora diversos “off-shores”, tendo também uma atenção especial à agricultura, que vem criando tecnologias inovadoras e, ao mesmo tempo, crescendo em diversos conceitos agropecuários. A construção civil também vem ganhando atenção nos últimos anos, por conta da grande demanda por infraestrutura para permitir o crescimento econômico da nação.
Voltando ao turismo Belize é sempre procurada por conta de suas belas praias, algumas com água cristalina, sendo um dos lugares mais procurados pelos mergulhadores profissionais. Porém, ainda é um país que exporta matéria prima, sendo que o açúcar é o seu produto de exportação mais importante e a produção de banana é o que mais emprega no país, sendo que este está investindo na plantação de diversos tipos de frutas cítricas.
Desde o fim dos anos 1990, Belize sofreu políticas de expansão econômica e valorização da moeda, na qual o PIB chegou a crescer mais de 10% ao ano. Em 2002, porém, com a crise econômica que assolava alguns países, bem como outros aspectos econômicos internos Belize viu o PIB retrair pela metade, o que colocou o país em uma situação bastante delicada.
Uma grande maioria dos belizenhos não vive no país, tendo a maioria de mandado para os Estados Unidos. Como a maioria deixa seus familiares, a remessa de dinheiro dos EUA para Belize consiste como uma das principais formas de movimentação e de injeção de dinheiro na economia belizenha.
O IDH é até alto, com uma média de 0,708. Porém, muito ainda precisa ser feito até que o país possa atingir o status de país desenvolvido.