Economia Da Alemanha: PIB, IDH e Negócios

A Alemanha – Visão Geral

A República Federal da Alemanha – nome formal e oficial da Alemanha – é um país que se localiza na região central do continente europeu. Esse país possui limitação em sua região sul pelos países da Suíça e da Áustria, na região oeste por Luxemburgo, França, Bélgica e Países Baixos, limitado a leste pela República Checa e pela Polônia e ao norte pela Dinamarca e pelos mares do Norte e Báltico.

A extensão territorial da Alemanha é de pouco mais de trezentos e cinquenta e sete mil quilômetros quadrados e o clima predominante no país é o temperado sazonal, ou seja, lá a temperatura possui variações regulares ao longo do ano todo. A Alemanha é o país mais populoso pertencente a União Europeia, contando com cerca de oitenta e três milhões de habitantes.

Atualmente a Alemanha conta com um regime politico de uma República Parlamentar Federal, ou seja, o país conta com uma composição de várias entidades territoriais que possuem seu próprio governo e o país como um todo segue um sistema parlamentarista, onde o chefe do Estado não conta com uma atribuição executiva muito vasta. Os Estados que compõe a Alemanha são: Baden Württemberg, Baixa Saxônia, Baviera, Berlim, Bremen, Hamburgo, Hesse, Mecklemburgo Pomerânia Ocidental, Renânia do Norte Vestfália, Renânia Palatinado, Sarre, Saxônia, Saxônia Anhalt, Schelswig Holstein e Turíngia. A capital do país é Berlim – que também é a maior cidade alemã.

O país além de ser grande, também tem uma considerável influência e força e é por esse motivo que ele faz parte de diversas organizações e instituições, sendo as principais: Organização das Nações Unidas (ONU), Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN), G7 e G20 – grupos que reúnem respectivamente as sete e as vinte maiores economias do mundo, sendo representadas por seus chefes dos Bancos Centrais ou ministros financeiros – a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) e Organização Mundial do Comércio (OMC).

A Alemanha é considerada hoje em dia uma grande potência, ou seja, é um país que tem uma imensa força política, econômica, militar e que mais do que isso, consegue exercer um poder visando a diplomacia de todo o mundo. Além disso, o país está no quarto lugar no ranking das maiores economias de todo o mundo de acordo com o Produto Interno Bruto (PIB) nominal. A Alemanha ocupa também o quinto lugar no ranking dos países com maior paridade de poder de compra.

PIB da Alemanha de 2010 a 2018

PIB da Alemanha de 2010 a 2018

O país é o segundo maior importador e também o segundo maior exportador de mercadorias e tudo isso se reflete no fato de que, levando em consideração termos absolutos, o segundo maior orçamento anual que auxilia ao desenvolvimento mundial é da Alemanha. Já a respeito de gastos relacionados a serviços militares, o país se encontra em sexto lugar. Tudo isso contribui para que o país conte hoje e cada vez aprimora mais um alto padrão de vida e de segurança social e é por isso que a Alemanha se encontra em uma posição privilegiada nos importantes assuntos da Europa e até mesmo tem uma maior facilidade em realizar parcerias com outros países de todo o mundo. Outro ponto extremamente importante é que a Alemanha é considerada um país que exerce liderança nos aspectos tecnológicos e científicos quando comparado a outros países.

A origem do nome “Alemanha” vem de um termo francês que é “Allemagne” e que significa algo próximo a “Terra dos Alamanos” que faz uma referência aos povos germânicos que viviam no que hoje corresponde a fronteira entre a França e a Alemanha e que na época do século V fizeram uma invasão na Gália Romana ao cruzar o Rio Reno.

Falando mais detalhadamente do clima alemão, a maior parte do país conta com um clima temperado – com temperaturas variando com regularidade ao longo do ano – e com ventos úmidos bastante frequentes. Esse clima se torna equilibrado por causa da corrente do atlântico norte. Já na região norte e noroeste, o clima é considerado oceânico – ou seja, as chuvas acontecem de maneira uniforme ao longo do ano, porém, os invernos são bastante secos -. Esse clima é presente por causa de existir correntes de águas quentes em direção ao Mar do Norte. Já no leste do país o clima é continental, e nesse caso, os verões são mais quentes, porém, os invernos são mais rigorosos.

Outro ponto exemplar da Alemanha é o fato de o país possuir uma forte consciência ambiental. Os alemães tem uma plena noção de que o ser humano é um dos principais causadores do aquecimento global e por esse motivo o país se comprometeu com vários tratados que visam baixar emissões de gases, promover a reciclagem e o aumento da biodiversidade, incentivar o uso de energias renováveis e apoiar o desenvolvimento sustentável em todo o mundo. Um desses tratados é o Protocolo de Quioto, que é um tratado que conta com compromissos rigorosos que incentivam a diminuição da emissão dos gases.

A Economia da Alemanha

Ilustração Gráfica da Economia da Alemanha

Ilustração Gráfica da Economia da Alemanha

Após já se ter tido um panorama geral a respeito do país alemão, agora é possível se inserir o tema central do artigo de hoje que é a economia da Alemanha.

Como já foi apresentado acima, a Alemanha é a maior economia da Europa, sendo a quarta maior quando se leva em conta o PIB nominal e a quinta quando se considera a paridade do poder de compra. No ano de 2007 o crescimento econômico do país foi de quase três por cento, sendo que a Alemanha contribui para o crescimento de uma economia globalizada desde a  época da Revolução Industrial, já que o país atua como criador e inovador em vários aspectos.

Um dos fatores que mais influencia na riqueza da Alemanha são as exportações dos bens que lá são produzidos. Por exemplo, no ano de 2006 o país exportou mais de um trilhão de dólares, o que faz com que a Alemanha seja o maior país exportador de todo o mundo.

Ilustração da Exportação na Alemanha

Ilustração da Exportação na Alemanha

O PIB alemão é dividido da seguinte maneira: cerca de setenta por cento é do setor de serviços, aproximadamente vinte e nove por cento é da indústria e cerca de um por cento é da agricultura. Grande parte dos produtos produzidos na Alemanha são pertencentes ao ramo da engenharia, e os que mais se destacam são os automóveis, as máquinas, os produtos químicos e os metais. Além disso, a Alemanha é um dos principais produtores de tecnologia de energia solar e de energia eólica do mundo, reforçando ainda mais os pontos relacionados a grande importância que o país dá as energias sustentáveis.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Negócios

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *