Economia Da Itália: Pib, Idh E Negocios

Economia da Itália

A Itália, um país de tamanho médio que fica na porção Sul da Europa, tem uma população mais ou menos equivalente a população do estado de São Paulo, mas a Itália é muito mais do que seus dados e seus números, a Itália é um dos países mais visitados em todo o mundo, é o destino dos sonhos de muitas pessoas, com gostos completamente variados e diferenciados.

Essa variedade de pessoas das mais diversas tribos que procuram fazer uma viagem para a Itália, se dá por causa dos variados tipos de atrações que o país oferece aos seus visitantes, ao mesmo tempo que é um local altamente cultural, com uma carga histórica muito preservada, como em poucos lugares é visto, é também um país repleto de belezas naturais, que vão desde os mais gelados montes cobertos de neve na sua divisa com a Suíça, até praias paradisíacas de águas transparentes nas suas regiões litorâneas, tanto na parte da costa mediterrânea, como nos outros mares que banham o país.

Economia da Itália

Economia da Itália

A beleza arquitetônica que existe no território italiano é um verdadeiro patrimônio da humanidade e quando dizemos isso, não é somente por força de expressão não, o país literalmente tem milhares de sítios culturais, geológicos e arquitetônicos que são considerados patrimônios da natureza pela UNESCO. Grande parte da história cultural ocidental aconteceu em terras italianas, muitas decisões que foram tomadas ali moldaram a humanidade, os hábitos de vida, os costumes, as tradições que até hoje permeiam o nosso mundo contemporâneo.

Tudo isso somado a sua maravilhosa culinária e seus inexplicavelmente saborosos vinhos, que vem de tradições milenares e seculares, contribuem para fazer desse incrível país, um dos mais procurados do mundo, por esse motivo grande parte da sua receita e economia anual é formada pela parcela do turismo, isso fica muito claro quando você sai as ruas de qualquer cidade italiana, ainda que sejam as cidades pequenas e longínquas, nas grandes cidades então nem se fala, é uma grande mistura de línguas e pessoas das mais diversas raças, nacionalidades e credos.

Estados dizendo tudo isso, porque é impossível falar sobre a economia italiana e não mencionar o turismo, o impacto deste setor de serviços para o país e também para toda a união europeia. A Itália é uma pequena gigante nesta área e isso se reflete na grande extensão e na grande escala da estrutura que o país oferece para atender aos turistas, tudo isso distribuído em acomodações de todos os tipos e para todos os bolsos, em restaurantes de qualidade inquestionável, em passeios que te levam em lugares de beleza inacreditável e essa é a Itália e o setor de serviços sempre manteve a sua economia girando, mesmo em períodos de grandes crises internas.

A Divisão Econômica Do País

Na Itália temos duas grandes divisões, entre a região Norte e a região Sul italianas, enquanto a região Norte é o carro chefe da área industrial e tecnológica do país, a região sul por sua vez é menos desenvolvida nesse quesito e ainda é muito agraria, tendo um maior desenvolvimento no setor de serviços e de agricultura. Um exemplo disso é que o principal centro financeiro italiano é a cidade de Milão que está no Norte do país, Milão é o carro chefe das relações italianas.

Ainda que o Sul seja mais agrícola, tendo geralmente com terras mais propicias a essa finalidade, o país não pode se classificar como um país agrícola, uma vez que não há produção suficiente para isso, a maior parte dos alimentos são importados, assim como também a maior parte dos minérios uma vez que a região não possui nenhuma grande reserva, isso também pesa na balança econômica italiana, desfavoravelmente no caso.

O setor da moda também movimenta muito da economia italiana, sendo que a maior parte das grandes casas de alta costura do mundo atual são italianas, com vendas que contribuem para os impostos do país e sendo na Itália uma das principais semanas de moda do mundo, uma das mais esperadas, que por sua vez atrai uma publicidade enorme, juntamente com as maiores celebridades do planeta, tudo isso se torna dinheiro entrando nos cofres italianos.

Sobre a sua industrialização, mais de 80% dela se concentra na região Norte e ela move sozinha cerca de 25% do PIB (Produto Interno Bruto) italiano, que atualmente está na casa dos 2 trilhões de euros, ele caiu muito após a grande crise de 2008 que afetou o país, mas a curtos passos vem retomando o seu lugar. Agora não podemos negar que a grande estrela da economia italiana é o turismo, sendo esse setor sozinho responsável por mais de 70% do PIB italiano, cerca de 73,5%. Só o comércio na Itália dá emprego a mais de 4 milhões de pessoas.

PIB Italiano

PIB Italiano

Os maiores parceiros comercias e de negócios com a Itália nos últimos anos tem sido a Alemanha, um dos grandes líderes do bloco da União Europeia a qual a Itália faz parte, a República popular da China, a França, a Espanha, os Estados Unidos, a Suíça e o Reino Unido. O valor médio de exportações na Itália normalmente fica na casa dos 430 bilhões de dólares, o valor médio de importações fica na casa 370 bilhões de dólares, sendo assim positiva a sua balança.

A crise que abalou o mundo no ano de 2008, atingiu a Itália com muita severidade e encolheu muitos setores econômicos, que ao longo dos últimos anos vem crescendo de maneira saudável novamente, no entanto, esse período difícil deixou um saldo de muitos desempregados, somados aos muitos imigrantes que chegaram ao país no período, o que acabou por interferir muito na qualidade de vida de muitos italianos, não apenas um fator ou outros, mas a soma de muitos problemas econômicos.

Mesmo tendo passado por tudo isso o valor do IDH ou Índice de Desenvolvimento Humano da Itália é considerado bem alto, ele está no valor de 0,85 em uma tabela que vai de 0 a 1, esse índice considera vários fatores, incluindo o PIB e dá uma medida padronizada sobre a qualidade de vida nos lugares, ainda que dentro de um país haja disparidade entre uma região e outra, como é o caso do norte e sul italiano, o PIB é o valor médio nacional.

IDH Italiano

IDH Italiano

Itália Hoje

Nos últimos anos a Itália vinha se saindo muito bem, finalmente conseguindo controlar ainda que aos poucos a situação do desemprego, estava conseguindo ter um maior controle e regularização dos imigrantes no país, o país estava em crescimento, até que chegou o ano de 2020 e com ele a crise global do Corona vírus ou COVID 19.

É impossível falar sobre a economia italiana e não citar o momento que o país enfrenta, a Itália foi o primeiro país fora da China, local onde a doença surgiu, a ser seriamente atingida, disparando o número de contaminações em morte em pouco tempo, por isso a economia no momento está paralisada, na verdade a economia mundial está praticamente paralisada enquanto o mundo tenta conter esse vírus.

A projeção é que após esse período o mundo todo entre em uma grande recessão, assim como também a Itália, recessão essa maior do que a que houve na crise de 2008 e na crise de 1930 que também atingiu muitas nações, mas os economistas vêm buscando soluções e estratégias para lutar contra as consequências do que estamos vivendo, mas quanto a essas ações pouco pode ser feito agora, no momento a luta é para conter o vírus e a morte. A principal preocupação é a vida humana que está sendo colocada em primeiro lugar, em quase 100% das nações do planeta, que lutam para ver o fim dessa quarentena.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Negócios

Artigos Recentes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *