Economia De Jibuti: PIB, IDH E Negócios

Jibuti é um país que fica localizado na região do continente africano, de forma mais exata, na região conhecida como o Chifre da África. É um país banhado por um oceano, o Oceano Índico, em sua região leste.

Informações Importantes Sobre Jibuti

Existem algumas importantes informações sobre esse país, para que se possa analisar sua situação econômica, que são seus índices e também seu crescimento. A independência do país foi conquistada a poucos anos, quando comparado com outros países do mundo, já que foi realizada no ano de 1977.

Para se ter uma ideia da demora para que esse país pudesse alcançar sua independência, o mesmo é considerado o ultimo dentre todos os outros países que eram considerados colônias francesa, que acabaram se tornando independente e então, conseguindo sua autonomia de política.

Jibuti é um país que apresenta um território de cerca de 23 mil quilômetros, e apresenta um dos clima mais quente de todo o planeta Terra, com uma grande quantidade de lagos, com água salgada em seu território.  Uma outra importante informação sobre esse país, são referentes as grandes cadeias montanhas existentes no mesmo, que podem atingir até mesmo cerca de 1.600 metros.

A população de Jibuti atinge cerca de 879 mil habitante, um numero muito pequeno quando comparado com outros países. Grande parte dessa população habita a região urbana do país, cerca de 76%. A capital desse país é chamada de Djibuti e em todo o país, é possível observar que a população sofre de forma muito direta com diversos problemas do quesito socioeconômico.

Isso acontece por diversos fatores, com por exemplo e própria taxa de mortalidade infantil do país, que irá atingir de forma direta no IDH (índice de desenvolvimento humano do país). Os índices de mortalidade em Jibuti são extremamente altos, chegando a cerca de 80 mortes a cada uma criança nascida viva. Esse é realmente um número muito chocante, e existem diversos tipos de pesquisas e ações governamentais para que se seja possível combater essa infeliz taxa.

Além disso, o analfabetismo, outro índice que também irá influenciar nos resultados do IDH do país, se apresentam muito altos, chegando a totalizar cerca de 30% de toda a população do país.

A maioria da população de Jibuti vive também abaixo da linha da pobreza por toda sua vida, totalizando uma arrecadação monetária diária que é considerada inferior a 1,25 dólar.

A Economia De Jibuti

Jibuti é um país que apresenta um setor econômico muito primitivo, ou seja, com poucos tipos de processos que podem ser considerados desenvolvidos, levando a Jibuti a ser considerado uma das nações muito pobres. Quanto a exploração do setor agrícola do país, a mesma é considerada muito pequena, já que seu solo não é considerado muito fértil, e também apresenta um clima nada propício para a cultivação de certos tipos de produtos agrícolas.

Assim, a importação de produtos para o país é considerada necessária, para que não haja falta de alimentos dentro do país. Além disso, como forma de contribuição para a economia do país, políticas publicas que relacionam outros países são existentes, como a França e também os Estados Unidos da América.

Muito da economia de Jibuti é considerada dependente de seu serviços relacionados a área de transporte. Existem diversos tipos de navios que utilizam o porto de Jibuti para que possam ser abastecidos, para que então, possam navegar por todo o Mar Vermelho.

Os Negócios De Jibuti

Negócios De Jibuti

Negócios De Jibuti

A área rural do país é muito marcada pela criação de alguns animais que assim podem contribuir de forma direta para a economia dos mesmos e também para alimentação, como cabras e também ovelhas.

Esse tipo de comportamento quanto a economia do país e sua ligação com o comercio externo por meio da utilização de portos é realizada pela grande falta de possibilidades de utilização de outros recursos dentro do país, como a agricultura e pecuária, um setor de grande importância para grande parte de outros países.

A indústria não é também considerada o forte do país, multinacionais dentro do país são quase inexistentes, já que o retornos financeiro que poderiam ser transmitidos para tais empresas, seriam muito pequenas.

As chuvas em quantidades irregulares sã uma das principais casas para que a área da agricultura não seja considerada um marco dentro do país, já que atingem de forma direta na qualidade do solo do mesmo e também a forma com que se poderia utilizar de plantações para ganho econômico

O PIB De Jibuti

O PIB De Jibuti

O PIB De Jibuti

Mesmo com uma economia muito fraca, e com poucas possibilidades de relações internacionais devido a falta de produtos para a exportação, o país ao longo dos anos apresenta uma crescente nos valores de seu produto interno bruto (PIB).

Para se ter uma ideia há grande crescente do país nesse setor, no ano de 1997, segundo pesquisas oficiais o valor do PIB da nação chegava a cerca de 500 milhões de anos. Já no ano de 2016 esse valor aumentou, chegando a cada dos 3.345 bilhões de dólares, uma crescente nesse valor, muito importante.

Esse tipo de índice se apresentou maior, referentes a certos tipos de políticas econômicas utilizadas dentro do país, e também aos apoios externos de outros países, que contribuem de certa forma para a estabilização de sua economia.

O IDH De Jibuti

IDH De Jibuti

IDH De Jibuti

Quanto ao IDH (índice de desenvolvimento humano), um índice que representa a qualidade de vida dos habitantes, a saúde oferecida dentro do país, e outros dados referentes a economia e também a qualidade de vida de seus indivíduos, Jibuti não apresenta um índice nada alto.

Esse tipo de informação se confirma ao analisar a própria qualidade de vida da população, que pode passar por gerações como famílias que se apresentam abaixo da linha da pobreza.

O crescimento desse dados ao longo dos anos não apresenta uma crescente considerada tão agradável, quando compramos com dados de seu PIB. Para se ter um exemplo, no ano de 1997, os índices de desenvolvimento humano chegavam a cerca de 0,357 e no ano de 2016, os mesmos índices apresentaram um número base de 0,474.

Mesmo com as dificuldades dentro do país, é possível perceber que algumas políticas públicas foram criadas para que fosse possível combater os principais efeitos de uma economia desabilitada.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Negócios

Artigos Recentes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *