Economia da Eslováquia: PIB, IDH e Negócios

A Eslováquia localiza-se a leste da Europa. O país é limitado a oeste, pela República Tcheca; a leste pela Ucrânia; ao norte pela Polônia; a oeste pela Áustria e ao sul pela Hungria.

A Eslováquia fazia parte da Checoslováquia. Porém, depois de haver a desfragmentação do território, de forma pacífica, entre eslavos e tchecos, originaram-se dois novos estados autônomos, no mês de janeiro, do ano de 93. Esses dois países são: República Tcheca e a Eslováquia.

Uma imensa parte da área eslovaca é ocupada pelos Montes Cárpatos, que formam uma espécie de barreira natural ao sul e ao norte, entre as planícies da Hungria e da Polônia, respectivamente.

O vale do Danúbio (rio) possui terras muito férteis. Elas, por sua vez, são usadas para o cultivo de batata, girassol, trigo, legumes, frutas, milho, beterraba e cereais. Porém, a agricultura contribui pouco considerando a economia total do país.

Quanto ao setor industrial, através dos investimentos feitos por estrangeiros, tem se fortalecido. E isso também se deve ao fato de o processo de privatização estar bem intenso, contribuindo para que o país passe por um bom desenvolvimento tanto econômico, quanto industrial.

Dentre os segmentos industriais da Eslováquia, os principais deles são: tecnologia da informação, engenharia química, engenharia mecânica, automotiva e eletrônica. Porém, o percentual de desempregados no país era bem grande em 2008, quando 10% ainda estavam desempregados.

Os produtos que a indústria do país produz são: plástico, fertilizantes, aço, materiais de construção, bebidas, produtos alimentares e tecidos.

A Eslováquia possui como parceiros comerciais, principalmente, a Rússia, a Áustria, a Alemanha e a República Checa. A China, no ano de 2006, passou a ser uma grande parceira também, correspondendo a mais que 20% do total das exportações do país.

No que se refere à exploração mineira, o setor se mostra bem desenvolvido. Nesse contexto, o setor que apresenta maior desenvolvimento no país envolve o cobre, o zinco, o ferro, o chumbo e a magnesite.

Economia da Eslováquia

No momento da transição da economia socialista, com um planejamento centralizado, para uma economia de mercado bem mais moderna, a Eslováquia passou por grandes dificuldades.

Hoje em dia, a maior parte dos bancos já não se encontra mais nas mãos dos estrangeiros. Assim como também as empresas não estão. No dia 01 de janeiro, do ano de 2009, o Euro passou a ser a moeda oficial da Eslováquia.

A economia do país é considerada de médio porte. A maior parte das privatizações já se tornou uma realidade. Aliás, o investimento proveniente do exterior nos bancos do país acelerou muito.

Economia da Eslováquia

Economia da Eslováquia

A taxa de crescimento tem se mostrado sustentada e alta. No ano de 2006, a taxa de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB), foi a maior dentre os demais membros do grupo Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).

Investimentos Estrangeiros

A justificativa para a grande atração de investimentos estrangeiros no país está na mão de obra, que possui um custo bem baixo. Assim como o grau de escolaridade dos trabalhadores e os baixos impostos cobrados no país. Ou seja, o cenário é bem favorável ao investidor estrangeiro.

A Eslováquia promoveu bastante incentivo para os novos investimentos estrangeiros de forma direta nos últimos anos. Com isso, o montante chegou a 600% desde o ano de 2000. Em 2006, o valor acumulado de investimentos dos Estados Unidos acumulou em torno de 17,3 milhões de dólares.

Turismo na Eslováquia

Turismo na Eslováquia

Turismo na Eslováquia

O país conta com belas paisagens naturais, com cavernas, vilas medievais, montanhas, resorts de esqui, castelos, spas e arquitetura peculiar. No ano de 2006, o total de turistas que o país recebeu superou 1,6 milhões.

Sendo que os principais destinos do país são o Alto Tatras, ou montanhas Tatra, e a capital do país, Bratislava. A maior parte dos turistas são provenientes da Polônia, Chéquia e Alemanha.

Algumas das lembranças mais comuns encontradas no país, e que os turistas gostam muito de comprar, são as bonecas usando os trajes típicos, os vidros de cristal, os objetos em cerâmica, os jarros e as figuras feitos em madeira, valaskas (que é uma espécie de machado decorado popular), fujaras (que consistem em instrumentos populares da lista da UNESCO), e também os produtos confeccionados com fios e casca de milho, que são chamados de figuras humanas.

É possível comprar as lembranças em lojas administradas pelo Centro de Arte Popular de Produção do país.

Infraestrutura da Eslováquia

A Eslováquia possui 4 principais autoestradas, e mais 8 vias expressas. Quanto à rede interna, composta pelas estradas urbanas, possui o formato radial circular. Hoje em dia, a capital da Eslováquia tem enfrentado um tráfego rodoviário bem maior. Com isso, a pressão aumentou sobre a rede rodoviária.

Dados Gerais da Eslováquia:

  • Extensão territorial em km²: 49.035
  • Capital: Bratislava.
  • Localização: Europa
  • Clima da Eslováquia: temperado continental
  • Idioma: Eslovaco (idioma oficial), tcheco, húngaro e as línguas regionais.
  • Divisão administrativa do país: oito regiões
  • Governo: República parlamentarista.
  • População total: 5.405.743 de habitantes. Sendo que, desse total, 2.622.335 são homens, e 2.783.408 são mulheres.
  • Religião: 84,8% pertencem ao Cristianismo, dos quais 72,2% são católicos; 9,3% são protestantes, e outros representam 3,3%. As pessoas sem religião correspondem a 11,5%, e os ateus são 3,7%.
  • Densidade demográfica do país: 110 habitantes por km².
  • Composição Étnica: os eslovacos representam 86%, os ciganos são 2%, os húngaros são 11%, e outros representam 1%.
  • Total da população que mora na área urbana: são 56,62% da população.
  • Taxa anual de crescimento médio populacional: 0,1%.
  •  Total da população que mora na área rural: 43,38%.
  • Esperança de vida no nascimento: 74,4 anos.
  • Percentual da população subnutrida: abaixo de 5%.
  • Residências que contam com rede sanitária: 100%.
  • Residências que contam com água potável: 100%.
  • IDH (Índice de Desenvolvimento Humano): muito alto (0,818)
  • Moeda: a moeda que substituiu, em 2009, a coroa eslovaca, foi o Euro.
  • PIB (Produto Interno Bruto): 95 bilhões de dólares
  • Relações exteriores: FMI, Banco Mundial, OCDE, ONU, OMC, EU e TAN.
  • Produto Interno Bruto per capita: 13.702 de dólares.
  • Força de trabalho – Total por ocupação (em dezembro de 2009): 69,4% serviços, 27% indústria, e 3,5% agricultura.
  • Principais indústrias: alimentos e bebidas, metais e demais produtos de metal, petróleo, gás natural, coque, eletricidade, fibras artificiais e produtos químicos, maquinas, produtos de borracha, papel e impressão, combustível nuclear, produtos de borracha, têxteis, veículos de transporte, louça e cerâmica e aparelhos ópticos e elétricos.
Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Negócios

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *