Economia da Costa Rica: PIB, IDH E Negócios

A economia nunca foram tão solicitada como está sendo nas últimas décadas: por solicitada, queremos dizer que a população está cada vez mais antenada com o que vem acontecendo, sobretudo em questões políticas que tem a ver com a economia. O problema, no entanto, é que muita gente ainda deixa relevar alguns assuntos, ficando por fora e, depois sofrendo as consequências de não se atentar às notícias mais básicas em relação a esse tema tão importante para a sustentabilidade da civilização.

Temas econômicos já faz parte da vida da população desde muito cedo, no qual os seres humanos começaram a dar sentido nela a partir do momento que deixaram de ser nômades, isto é, migrar de região para região em busca de alimento e água, passando a serem sedentários, ou seja, fixando um lugar para vivência onde aprenderam a cultivar o seu próprio alimento e, também, domesticando animais para serem utilizados como alimento ou como companhia. Nessa transição, muitos foram percebendo que era possível produzir muito mais do que era necessário, passando a negociar com outras pessoas o que era produzido em excesso. As primeiras moedas de troca, os ancestrais do dinheiro, eram justamente os alimentos produzidos em larga escala.

Dessa estrutura, a economia atual foi evoluindo, até chegar aos moldes existentes hoje. Porém, uma preocupação mundial é que a economia não irá se sustentar nesse modelo atual durante muito tempo, sendo necessário buscar novos métodos de continuar o desenvolvimento e, em outras palavras, para que o sistema também não entre em colapso.

Talvez, uma das principais metas a serem alcançadas nesse século é o desenvolvimento aliado com a preocupação ambiental, buscando maneiras de os países, sobretudo os subdesenvolvidos, conseguirem se desenvolver causando o mínimo impacto ambiental possível.

E, no nosso artigo de hoje, iremos falar um pouco sobre a economia de um dos menores países da América: a Costa Rica. Venha com a gente conhecer alguns detalhes econômicos sobre este país.

A Costa Rica

A Costa Rica é um país que está localizado na América Central, tendo menos de cinco milhões de habitantes em seu território. Para se ter uma ideia, a região metropolitana de São Paulo tem vinte milhões de pessoas. Ou seja, é um país com dimensões realmente pequenas. A maior cidade, San José, tem 330 mil habitantes, o que corresponde ao número de habitantes de uma cidade de porte grande no Brasil, com a paulista São José dos Campos. Vale lembrar que San Jose é a maior cidade costa riquenha e, também, a capital federativa do país.

A nação é reconhecida no mundo por ser um local onde a democracia política está presente, apesar de algumas instabilidades. Mantém uma mão de obra bastante qualificada, sendo que a língua inglesa está presente em mais de 80% do território do país. Esse resultado se dá pelos gastos em educação, que consome 6,9% de seu PIB. A média mundial de gastos com educação, por exemplo, fica em 4,4%.

Foi um dos países que apresentou um forte crescimento de seu PIB e, mesmo com esse crescimento, a Costa Rica vem sofrendo com constantes problemas de déficit orçamentário e crises de liquidez, mesmo apresentado uma taxa de juros moderada e de inflação moderada, algo que é uma das coisas mais procuradas pelos diversos países.

PIB da Costa Rica

PIB da Costa Rica

A região da Costa Rica não era muito habitada pelos humanos, passando a ser povoada com bastante força a partir da chegada dos europeus por aqui. Vale a pena lembrar que a Costa Rica é um dos países mais prósperos de toda a América e, após uma breve guerra que ficou conhecida como a Guerra Civil Porto-riquenha,  o país decidiu, em 1949, abolir completamente as suas forças armadas, estando dentro do seleto grupo de nações pacíficas que aboliram as suas forças armadas.

Além de ser um dos países que mais demonstram estabilidade em seu crescimento econômico, a Costa Rica consegue manter políticas ambientais e progressistas, no qual ele consegue ser o único país que atende todos os cinco critérios do PNUD que são estabelecidos tendo como principal bandeira a sustentabilidade ambiental.

A Economia

Do ponto de vista econômico, a principal atividade para o país é o Turismo, sendo um dos principais índices que conseguem trazer rendas consideráveis ao país. A agricultura e a exportação de produtos eletrônicos também tem uma importante função na economia do país.  Embora tenha alguns depósitos de ouro e de prata, a Costa Rica, no geral é um país bastante pobre em relação a minerais, o que faz com que esse tipo de atividade econômica seja rara de ser encontrada.

O IDH

O IDH da Costa Rica é considerada como uma das mais altas da América, ocupando a posição 69° do ranking geral, com um índice de 0,794, sendo considerado alto.

A melhora sentida na economia da Costa Rica tem sido possível por conta de um pacto criado pelo governo onde durante sete anos foram feitos uma série de adequações e investimentos que possibilitaria o crescimento da indústria, colocando a indústria da Costa Rica para poder bater de frente com as demais economias espalhadas por todo o planeta.

IDH da Costa Rica

IDH da Costa Rica

Por conta de sua localização, no istmo americano, fica fácil o acesso a um dos seus principais parceiros econômicos, que são os Estados Unidos. Tendo saída tanto pelo Oceano Atlântico como pelo Pacífico, a exportação de alimentos para os países asiáticos e os países europeus se faz muito mais facilitado, diminuindo os valores e, consequentemente, o tempo de entrega. Pode-se dizer que a Costa Rica é um parceiro econômico muito estratégico.

Serviços

O setor de serviços é que o vem mais se destacando nos últimos anos, aliando um desenvolvimento econômico com  o aumento da educação por parte do governo, que possibilita o desenvolvimento dessa atividade econômica. Os investidores internacionais tem corrido cada vez mais atrás das empresas prestadoras de serviço na Costa Rica, principalmente bancos e outras instituições financeiras de renome. Vale a pena dizer que a Costa Rica, apesar de seu tamanho diminuto se comparado aos demais países é um dos mais promissores a entrar para o grupo dos países desenvolvidos.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Negócios

Artigos Recentes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *