Considerada como tendo uma economia estável, a Austrália é rica em minerais, possui o turismo e a agricultura fortes, e uma indústria que cresce a cada ano. Tanto é que a Austrália se tornou a sede de filiais regionais de multinacionais.
O país é o maior exportador mundial de alumínio, de diamantes e de carvão. E também exporta outros minérios, como o níquel, o ouro, o minério de ferro, o chumbo, o zinco, a bauxita, o níquel, o cobre, o manganês, além do petróleo bruto, o gás natural e de areias minerais.
Quanto à produção agrícola, a Austrália possui uma produção bem diversificada. Os produtos que o país mais exporta são: o trigo, o açúcar, a uva, a cevada, o algodão, além de outras frutas também.
No que diz respeito à criação de ovinos e de gado para corte, ambos também desempenham um papel muito importante para a economia do país. Sem contar com a enorme produção de lã, em que a Austrália se tronou a maior produtora de todo o mundo.
O turismo também se destaca. E o fator que mais contribui para isso é o grande número de estudantes que fazem intercâmbio, por meio de programas específicos.
A Austrália tem uma indústria bem diversificada, onde são produzidos itens como máquinas e equipamentos, papel, alimentos e muito mais… As exportações que têm se destacado são de produtos contendo tecnologia de ponta. O maior volume dos produtos exportados do país é destinado para os países da Ásia.
No ano de 2006, a produção industrial do país sofreu um aumento. Algo que pode ter influenciado nesse crescimento é a grande quantidade de produtos chineses no país, que apresentam preço e qualidade muito bons. Nesse mesmo ano, o PIB (Produto Interno Bruto) da Austrália estava cerca de U$674,6 bilhões.
Em 2006, PIB per capita era de US$ 33,300, enquanto que a taxa de juros era de 3,8% no mesmo ano. A moeda oficial do país é o dólar australiano.
A Austrália é um dos membros da APEC (Associação de Cooperação Econômica da Ásia e do Pacífico) juntamente com outros países, como o Canadá, Estados Unidos, China, Japão, Taiwan, Nova Zelândia, Malásia, dentre outros.
A Austrália tem cerca de 30 anos de constante crescimento do PIB. Nas últimas três décadas, o país apresentou um crescimento anual de 3,1%.
Se mudar para esse país é, sem dúvida, o desejo de muita gente, especialmente de brasileiros. E não é somente devido à sua economia avançada. O trabalho feito pelos governantes é tão bom, que o país avançou em todos os âmbitos.
Apesar de a economia desempenhar um papel fundamental na hora de decidir sobre buscar uma oportunidade em outra nação, outros fatores como o IDH (Índice de Desenvolvimento Humano), por exemplo, também são importantes. Esse indicador da Austrália está entre os melhores do mundo, ocupando o 2º lugar no mundo (0,937), perdendo somente para a Noruega (0,938), fazendo com que o país figure entre os melhores do mundo para viver.
Serviço de saneamento ambiental do país já atinge todos os domicílios (100%). Porém, as condições que aborígenes australianos vivem não são muito boas. E eles reivindicam por um espaço maior na sociedade.