Curso Jeito Barsi de Investir Vale a Pena?

Luiz Barsi Filho tornou-se conhecido no mercado como um dos maiores investidores individuais da bolsa de valores tendo conquistado uma grande fortuna com sua estratégia de investimentos em companhias sólidas. O investidor iniciou suas atividades de compra de ações porque desejava poupar para a sua aposentadoria.

O principal objetivo de Barsi não era ficar bilionário, porém, isso acabou acontecendo por sua assertividade para fazer seus investimentos. Embora seja muito rico ele ainda mantém um estilo de vida simples e busca ensinar tudo o que aprendeu para sua filha Louise Barsi.

Quem deseja ter o mesmo privilégio de Louise e aprender com a expertise de Luiz Barsi pode fazer o curso de investimentos chancelado por ele. Mas, será que vale a pena fazer esse curso? Continue lendo para conferir nossa análise.

A Trajetória de Luiz Barsi

O trabalho faz parte da vida de Luiz Barsi desde criança, começou como engraxate e na juventude, em 1955, concluiu um curso técnico de contabilidade com especialização em estrutura e análise de balanços. Esse conhecimento contribuiu significativamente para que ele soubesse como escolher as melhores empresas para investir. Luiz Barsi é um ex-engraxate que investiu na sua educação para se tornar um investidor bilionário.

Com pouco mais de 20 anos de idade conseguiu um trabalho numa corretora de valores. Nesse emprego Barsi percebeu que mais interessante do que comprar e vender ações – como quase todo mundo faz até hoje – era comprar o máximo de ações possível de companhias que pagam dividendos regularmente, uma forma de fazer uma poupança. Foi assim que se iniciou o império de Barsi solidificado por ações de organizações de presença forte no mercado.

O Curso de Luiz Barsi

Luiz Barsi

Luiz Barsi

O objetivo central do curso é ensinar aos participantes a estratégia de investimentos de Luiz Barsi. Como mencionamos a estratégia de acumular muitas ações sem vender quase nenhuma é em diferente da estratégia adotada por quase todos os investidores da bolsa. No entanto, é importante dizer que investimentos de caráter especulativo não estão completamente excluídos, no curso fica claro que exatamente por ter uma carteira de ações estável, Barsi, pode aproveitar oportunidades mais fluidas do mercado.

Grande parte do conteúdo apresentado no curso diz respeito a filosofia de investimento de Barsi e não necessariamente a conhecimentos contábeis ou de análise de balanços comerciais. O participante não irá fazer uma análise fundamentalista das ações. Aliás, é importante mencionar que embora o conhecimento contábil de Barsi tenha tido influência na construção de sua fortuna não foi a pedra fundamental, o seu modo de entender o mercado e buscar ter uma renda estável no futuro fez a completa diferença.

Os participantes desse curso tem a oportunidade de conhecer e absorver essa cultura, o jeito Barsi de fazer investimentos. Quando se entende porque é essencial analisar as empresas para escolher em quais injetar capital fica mais simples compreender porque o cuidado de não sair simplesmente comprando ou vendendo. Conhecimentos técnicos de contabilidade podem ser aprendidos em outros cursos e livros.

O Conteúdo do Curso Jeito Barsi de Investir

A seguir iremos apresentar uma rápida avaliação da introdução e dos módulos que compõem esse curso de investimentos de Luiz Barsi.

Introdução

A introdução do curso conta com vídeos que objetivam apresentar quem é Luiz Barsi e como ele saiu de uma condição bastante humilde da infância para uma vida bastante confortável. Mais uma vez ressaltamos que não se trata da história de um ex-engraxate que de um dia para o outro se tornou milionário, mas sim de alguém que deu valor ao conhecimento buscando se qualificar academicamente para alcançar o lugar que possui hoje.

Primeiro Módulo

Os módulos do curso são compostos por várias aulas em vídeo, transmissões ao vivo com os alunos e outros materiais relevantes. Nesse primeiro módulo será dada uma visão geral de investimento na bolsa, perfeito para quem está iniciando do zero.

Segundo Módulo

Nesse módulo são apresentadas as barreiras psicológicas a serem superadas para ser um investidor assertivo. Diversos fatores emocionais podem impedir que alguém seja bem-sucedido no mercado. Ter disciplina e paciência é crucial para chegar ao sucesso.

Luiz Barsi Sorrindo

Luiz Barsi Sorrindo

Terceiro Módulo

A partir desse módulo será apresentada a filosofia de investimentos de Luiz Barsi. As aulas giram em torno de apresentar as vantagens de investir em nosso país e ter uma carteira de ações consistente. O aluno aprenderá a como investir a partir de metas realistas com objetivos bem determinados. Inclusive são apresentados estudos originais feitos por Barsi na década de 1970.

Quarto Módulo

O quarto módulo objetiva falar sobre os elementos da estratégia de Barsi como investidor tomando por base teorias de autores relevantes como Philip Fisher e Benjamin Graham. Como nem tudo o que esses autores formularam se alinha com a realidade do mercado brasileiro não é tudo que é aproveitado nas estratégias de Barsi.

Serão apresentados alguns indicadores quantitativos usados para selecionar ações em que investir, mas não será avançado como um curso contábil. Esse módulo é bem importante porque nele será apresentado o conceito de dividendo inteligente assim como a filosofia do jacaré de boca aberta. Basicamente se conclui que o preço importa  muito quando se trata de comprar ações que pagam dividendos.

Inclusive há uma aula no quarto módulo em que são apresentadas as ações que fazem parte da carteira de Luiz Barsi. No entanto, não significa que é para copiar a carteira dele e sim para usar a metodologia ensinada no curso para encontrar suas próprias empresas sólidas.

Quinto Módulo

Nesse módulo os alunos ficam conhecendo os casos de sucesso e fracasso de Barsi como investidor, pois é claro que nem sempre as coisas saem como o esperado. Outros investidores como a filha de Barsi e sua equipe, composta por pessoas jovens, falam sobre seu processo de montagem de uma carteira pertinente para a aposentadoria. São apresentados sites confiáveis para conferir informações sobre as companhias.

Sexto Módulo

É o módulo das aulas finais do curso em que os alunos podem tirar suas dúvidas, é apresentado um checklist em que se pode filtrar as ações que são mais interessantes para os investidores. Os melhores setores para investimentos são apresentados para quem deseja uma carteira de ações para a sua aposentadoria.

Módulo Bônus

Em algumas versões desse curso há um módulo bônus sobre algum tema relevante do mercado no momento.

Módulo Lives

Cinco lives (transmissões ao vivo) são realizadas com a turma.

Módulo Direct

Também há aulas adicionais em vídeo sobre temas como rentabilidade da carteira de ações sem vendas, estabelecimento de metas para a carteira de ações, diversificação x concentração entre outros. Também é oferecida uma aula sobre a participação do investidor nas empresas de que tem ações.

Vale a Pena?

O curso vale a pena para quem está disposto a assimilar a filosofia de Luiz Barsi, porém, é necessário buscar conhecimentos técnicos em paralelo para garantir o seu completo entendimento do mercado. Esse curso não te ensinará tecnicamente a fazer investimentos e analises contábeis de empresas, mas sim a estabelecer as suas metas de acordo com os seus objetivos.

Gostou de saber mais sobre o curso jeito Barsi de investir? Curta e compartilhe!

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Negócios

Artigos Recentes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *