Em Quais Empresas Luis Barsi Investe?

  • Quem é o Maior Investidor Brasileiro? Conhecendo Luis Barsi

Nascido em São Paulo, em 10 de março de 1939, Luis Barsi Filho é um economista, advogado e atualmente é considerado, o maior investidor brasileiro da atualidade. Além disso, Luis Barsi ocupa um cargo no Conselho Regional de Economia de São Paulo, o que lhe confere um status de uma das grandes cabeças pensantes da economia mundial. Filho de imigrantes espanhóis, Luis Barsi morava em cortiço no Brás, quando criança. Perdeu seu pai logo cedo ( com um ano de idade), e viu a necessidade do trabalho logo no inicio da vida.

Com apenas 9 anos de idade, Luis Barsi começou a sua trajetória profissional como engraxate nas ruas de São Paulo. O mercado financeiro se iniciou para Luis Barsi quando ele começou a trabalhar em uma corretora, no auge dos seus 14 anos, e de lá pra cá tudo foi ascendente e linearmente constante na vida de Luis Barsi até ele se tornar um bilionário investidor. Trabalhou como editor jornalístico no setor de economia no jornal Diário Popular entre os anos 70 e 80.  Se gabaritou com os bacharéis em direito (Faculdade de Direito de Varginha) e em Administração de Empresas (Faculdade de Economia, Finanças e Administração de São Paulo).

  • O Caminho do Maior Investidor Individual do País

Para muitas pessoas, o caminho de Luis Barsi é absurdamente curioso: um homem que não recebeu uma fortuna de seus pais, não abriu um empreendimento ou coisa parecida, ficou bilionário. Hoje esse homem de 81 anos é referencia para milhões de pessoas no Brasil que investem em ações, popularizando esse mercado que cresce como nunca, dia após dia. Hoje o “rei da bolsa” vive apenas de valorização e dividendos dos investimentos em renda variável que possui, mas aí vem a pergunta: Qual foi a estratégia usada por Luis Barsi para chegar nesse patamar com seus investimentos?

Essa é a pergunta do milhão, que segundo Luis Barsi deve vir precedida de muito foco, resiliência, persistência e firmeza com os ideais da estratégia a se seguir. Em uma entrevista dada esse ano, Luis Barsi disse que qualquer pessoa que seguisse os mesmo passos que ele, também enriqueceria, sem a menor dúvida. Luis Barsi aconselha fugir dos fundos de renda fixa ( como LCI, CDD e CDI), investimentos esses, que ele carinhosamente chama de “perda fixa”, se referindo aos dividendos que esses fundos não proporcionam.

Hoje com um patrimônio de ações que gira em torno de 2 bilhões de reais (Barsi conta que já chegou a 3 bilhões), Barsi não tem uma grande variedade de ações em sua carteira. Essa é a primeira estratégia de Luis Barsi: diversificar a carteira de investimentos, porém, não de forma muito exagerada, focando em setores estratégicos da base economia nacional. O maior investidor do Brasil tem um total pequeno de empresas em seu portfólio de ações. Além de não inventar no número de empresas que investe, Barsi também não inventa na hora de manter seus hábitos. Ele conta que não usa roupas caras (frequenta o alfaiate de sempre, que não cobra os olhos da cara), e não é adepto de luxo e viagens caras. O maior investidor brasileiro controla seus gastos, e não usa os dividendos de suas ações para bancar extravagancias.

 Luis Barsi

Luis Barsi

  • O Efeito Cascata que Luis Barsi Adota na Compra de Ações

Já vimos que a estratégia de Luis Barsi é investir em poucas empresas, e não gastar com bobagens diversas, mas não é apena isso que faz de Luis Barsi quem ele é hoje. A técnica que ele usa é o buy and hold (ele compra as ações e as mantem por muito tempo), e além disso, compra vários lotes todo mês durante 30 anos. Isso faz com que um efeito cascata se instale nos investimentos de Barsi. Mas como é isso?

Toda vez que você investe em uma ação que gera dividendos, esses dividendos serão pagos a você todo mês, sem falha. A técnica usada por Barsi é fazer com que os dividendos gerados pelos lotes que ele compra, sejam suficientes para depois de um determinado tempo, comprar mais ações daquela mesma empresa. Essas novas ações também gerarão dividendos, que serão usados para comprar mais lotes, e assim por diante acontecerá.

  • Em Quais Empresas Luis Barsi Investe?

Quando se conversa sobre Luis Barsi, uma das perguntas mais recorrente com certeza é: mas em quais empresas ele investe? Essa pergunta é importante e listaremos aqui, em quais empresas, o maior investidor brasileiro do mercado financeiro, deposita sua confiança e seu capital.

  • Itaúsa: A Itaúsa é um conglomerado brasileiro que controla o banco Itaú, a Duratex, Alpargatas, NTS, Itautec e alguns outros empreendimentos. Se trata de uma holding, e é considerado hoje o segundo maior grupo privado do país. Tem a imagem de uma empresa com ações que pagam ótimos dividendos. Foi fundada em 1954, e tem como proprietária, a família ESA (Egídio Souza Aranha).
  • Petrobras: Abreviação para Petróleo Brasil, a Petrobras é uma empresa de capital aberto, que possui como sócio majoritário o Governo Federal. Resumindo, a Petrobras é uma empresa de economia mista (parceria publica e privada). Hoje em dia, a Petrobras paga ótimos dividendos e está presente em 25 países.
  • Banco do Brasil: O Banco do Brasil é uma instituição financeira formada por meio de uma sociedade mista, ou seja, capital público e privado. Nesse caso, o governo federal administra 50% do total da empresa. O Banco do Brasil possui capital aberto na bolsa, e paga dividendos interessantes.

    O Investidor Luis Barsi

    O Investidor Luis Barsi

  • Cemig: A Companhia Energética de Minas Gerais, é uma das principais concessionárias de energia de todo o país. Atua apenas em território mineiro, apesar de ter capital aberto para todo o país, na bolsa de São Paulo.
  • Braskem: A Braskem é uma empresa muito importante, que atua no cenário brasileiro por meio do ramo petroquímico. Produz resinas termoplásticas, e tem fábricas presentes em quatro países, incluindo o Brasil.
  • Klabin: A Klabin é a detentora da maior parte das ações de Luis Barsi. Essa empresa, é muito importante, e atualmente detêm o titulo de maior produtora e exportadora de papeis e embalagens do Brasil. Paralelamente, a Klabin trabalha em soluções sustentáveis para a continuidade de sua produção, que podem ser vistas em seu site.

Essa são as empresas em que mais se concentra a carteira de ações de Luis Barsi. Ele também investe em outras empresas como: Klabin, Banco Santander, Taesa, Suzano, EletroPaulo, Eletrobrás, Eternit e Unipar.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Bolsas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *