Como Investir Dinheiro Com Segurança

Todos nós sabemos o quanto é vital para muita gente poder ter onde investir o seu dinheiro para que, no futuro (e também no presente), a vida possa ser um pouco menos complicada, monetariamente falando, é claro. Nesse sentido, existem diversos programas voltados a auxiliar as pessoas que desejam investir com cuidado e celeridade em diversos tipos de investimentos disponíveis.

Não é novidade para ninguém que a economia hoje dita diversas regras do nosso planeta: quando uma economia de uma determinada nação vai bem, obviamente que os outros indicadores (como o social, por exemplo), também vão bem. Em locais onde os indicadores econômicos não estão muito tranquilos, é bem provável que o social também não esteja (embora isso não seja regra).

Por desconhecimento (ou, até mesmo, medo), muitas pessoas preferem ficar numa zona de conforto, investindo em algo que elas tenham mais certeza que pode trazer lucro, que é o caso da poupança, que, mesmo sabendo-se que o seu rendimento mensal não é dos maiores, o fato de ser um dos investimentos mais estáveis é o que conforta grande parte dessa população.

Mas, não se desespere! Antes de tomar decisões precipitadas, é bom pensar e repensar um pouco nas estratégias, tais como: eu estou preparado para entrar no mundo dos investimentos? Se sim, eu disponho de capital suficiente para realizar uma transação?

Caso essas duas perguntas sejam positivas, não há o que temer. Há que o que aprender: se você estiver disposto a aprender algumas coisas relacionadas aos investimentos, confira esse artigo, que irá falar um pouco mais sobre investimentos seguros.

A Segurança de Um Investimento

Muita gente enxerga o investimento como uma preparação para o futuro, seja como uma aposentadoria ou, também, com a possibilidade de contar com um dinheiro que possa ser utilizado para diversas coisas, tais como a reforma da casa, a compra de um carro novo, entre muitas outras variáveis.

A princípio, o investimento pode parecer uma boa saída para poder colocar aquele dinheiro para rodar. O problema é que, as taxas cobradas para o banco pelo uso do seu dinheiro são bem pífias, o que prejudica um ganho “real”, digamos assim. Por conta disso, muitos economistas sugerem procurar investimentos que tenham uma estabilidade parecida com a da poupança mas, que ao mesmo tempo, possam reverter ao investidor um lucro maior.

Pessoas que já tem uma situação de vida melhor que a maioria das pessoas aprende desde quando criança a importância de saber investir o seu dinheiro. Muita gente chega e diz que “dinheiro na mão é vendaval”. Bom, esse dito popular pode se confirmar a partir do momento que você não sabe o que fazer com o dinheiro que aparecer na sua mão.

Os investimentos de curto, médio e longo prazo, se realizados de maneira correta, podem ser a garantia de proteção ao seu dinheiro contra problemas e instabilidades econômicas, como a inflação. Um dos primeiros conselhos a serem dados é, justamente, não cair na tentação de investir o seu dinheiro na poupança, justamente pelo preço baixo que se paga pelo uso do seu dinheiro.

Essas taxas se dão por conta de a facilidade em um banco conseguir dinheiro. Nesse sentido, os preços pelo uso do dinheiro caem, prejudicando os que colocaram o seu dinheiro na poupança. Além disso, em alguns períodos, onde a inflação possa estar alta, pode ser que a rentabilidade do dinheiro nem seja computada em sua conta, sendo mais um motivo para poder procurar uma outra forma de investir o seu dinheiro. É fato que, em muitas vezes, pensamos nos investimentos como uma forma de podermos investir num dia e ficarmos ricos no outro. Isso não é impossível de acontecer, logicamente, mas é muito mais difícil e trabalhoso. Muitas pessoas, que já estão há anos no mercado de investimentos nunca alcançaram esses resultados. Seria mais um tiro no escuro, mesmo.

Caso você esteja numa poupança, ou com uma conta corrente, o certo é tirar o seu dinheiro desses sistemas e passar para uma corretora, para que ela possa te ajudar nesses casos. Antes de tentar procurar qualquer tipo de investimento, é necessário que você defina metas para poder utilizar o dinheiro com maior sabedoria. Isso quer dizer, então, que você deve prestar atenção no que e como gasta o seu dinheiro. Por exemplo, se você ganha 10 mil reais por mês, não pode sonhar em gastar 11 mil pois, a longo prazo, isso pode acarretar sérios danos econômicos ao seu bolso. Veja, por exemplo, que, uma pessoa que ganhe dois mil reais por mês e investe 500 reais desse montante é muito mais preparado e rico do que você. Por que? Porque ele usou uma estratégia e está jogando os jogos com combinado no mundo financeiro.

Porquinho Rosa - Símbolo de Poupança

Porquinho Rosa – Símbolo de Poupança

Um dos tipos de investimentos que está fazendo sucesso é o Renda Fixa. Nesse caso, ele pode ser comparado à poupança, mas suas taxas são mais atrativas, e são voltadas, justamente, para situações de emergência. No caso desse tipo de investimento, o Tesouro Selic é o mais indicado, justamente por ser mais ágil e ter maior rentabilidade que a poupança, mas com a vantagem de ter uma segurança tão grande ao investidor quanto à poupança convencional. E isso é verdade, já que, o Tesouro Selic é uma vertente do Tesouro Direto, que são títulos emitidos pelo governo. Isso quer dizer que, em uma provável crise profunda, os bancos quebrariam primeiro para, só depois, o governo pedir falência. Como é impossível que um governo chegue realmente à concordada, esse investimento é um dos mais seguros a se fazer.

Existe uma outra forma de investimento, também, que é a renda variável. Pelo nome, já se pode depreender que o investimento pode variar rapidamente, tanto para cima quanto para baixo. Por não ter uma estabilidade comprovada, esse investimento é considerado de risco, pois, em um mês onde pode-se apresentar como um saldo positivo, no outro pode apresentar um assustador resultado negativo. O investimento em renda variável só é válida caso não tenha necessidade de utilizar o dinheiro investido nos próximos anos.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Negócios

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *